PALAVRA DO PRESIDENTE

Imprimir    A-    A    A+

12/05/2022

Congresso ‘Pensar Brasil’ discute relações do trabalho

Por Luiz Carlos Motta*

Nesta sexta-feira, 13, participarei do Congresso “Pensar Brasil” – Diálogo sobre trabalho, desenvolvimento e futuro, que acontecerá desde o dia anterior, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Por uma incrível coincidência, os debates serão realizados em um moderno museu que apresenta a história do passado e suas repercussões no futuro, por meio de tecnologias de ponta, levando o visitante a refletir sobre o que podemos fazer hoje para um futuro melhor.

O Congresso Pensar Brasil se alinha a esta visão do Museu do Amanhã. Tem o objetivo de estimular o pensamento crítico sobre as atuais relações de trabalho, as necessidades da economia brasileira e o desenvolvimento do País, sempre com um olho no futuro.

O encontro foi idealizado e criado por várias entidades sindicais de trabalhadores e patrões: Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis), Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário e do MPU no Distrito Federal (Sindjus), pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) e pela Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo. (Fecomerciários)

Comerciários

Vou participar como Presidente da Fecomerciários ao lado de dirigentes sindicais comerciários paulistas. A Federação representa a maior categoria de trabalhadores urbanos no Brasil, com 2,7 milhões de trabalhadores no Estado de São Paulo. No Brasil são 12 milhões.

O Congresso acontece num momento propício para o estabelecimento de pontos de encontro entre as pautas reivindicatórias do trabalhador do comércio e do setor produtivo. Possibilita caminhos para a retomada do crescimento econômico, a representação dos trabalhadores diante das novas modalidades de trabalho e incentivo às empresas, principalmente diante das novas tecnologias e circunstâncias impulsionadas pelo cenário pandêmico.

Debates

O intuito é debater problemas e construir soluções por meio da sistematização e produção de material para subsidiar a atuação das representações, dos parlamentares, dos acadêmicos e das autoridades públicas.

Ao longo dos dois dias, especialistas irão analisar a adequação das atuais relações de trabalho às necessidades da sociedade e da economia, às demandas criadas pelas novas tecnologias, pela mudança do perfil da população e, ainda, pela perspectiva de mobilidade e flexibilidade.

A programação inclui assuntos que estão na pauta nacional, como gênero e diversidade, saúde no ambiente de trabalho e empreendedorismo.

Pré-candidatos

O encontro que é inédito no Brasil propõe o debate sobre o futuro das relações de trabalho no Brasil e, entre os convidados, estão os pré-candidatos à Presidência da República. Também participarão empresários e palestrantes, como Bernardinho, ex-técnico da seleção brasileira de voleibol. O caráter propositivo dará o tom do evento, que além de ser realizado em ano eleitoral, terá como resultado uma publicação para subsidiar pautas prioritárias das entidades representativas.

Convido-o a participar deste importante Congresso, que será transmitido online para o público em geral (inscrições gratuitas no pensarbrasil.com.br).

Acompanhar essas discussões de alto nível é valorizar o seu tempo e investir no aperfeiçoamento do seu repertório para defender suas reivindicações. É como se o Primeiro de Maio, tivesse estendido os debates para mais dois dias.

*Luiz Carlos Motta é Presidente da Fecomerciários, da CNTC e Deputado Federal (PL/SP)