Garis suspendem greve e voltam ao trabalho em Patos, PB, após acordo e pagamento

Imprimir    A-    A    A+

14/08/2019

Após um acordo anunciado pela empresa responsável pela limpeza urbana de Patos, no Sertão paraibano, os garis encerraram a greve que haviam deflagrado na última sexta-feira (9). As atividades de varrição e coleta de lixo estavam suspensas na cidade desde então, mas foram retomadas na manhã desta terça-feira (13).

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Limpeza Urbana da Paraíba (Sindilimp), Radamés Cândido, os garis retomaram os trabalhos nesta terça após uma assembleia realizada entre os trabalhadores na garagem da empresa Conserv, em Patos.

Ainda segundo o presidente do Sindilimp, os garis voltaram com as atividades de varrição e coleta de lixo na cidade, mas, caso o acordo entre empresa e prefeitura não seja cumprido, ou trabalhadores vão paralisar as atividades novamente.

Conforme a assessoria de comunicação da Prefeitura de Patos, no acordo a empresa contratada de forma terceirizada pela prefeitura pagou os últimos dias trabalhados de julho e também garantiu a manutenção de outros acordos já firmados.

Com relação à reivindicação do Sindlimp, a empresa informou que está garantindo 100% dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), bem como a entrega do protetor solar. Já sobre o FGTS, o empresário garantiu que é debitado na conta quando acontece a rescisão do contrato do trabalhador.

De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, os trabalhadores notificaram a empresa terceirizada para a qual prestam o serviço e justificaram a paralisação das atividades por falta de equipamentos de segurança e pagamento. No total, 55 garis da empresa privada haviam paralisado os trabalhos na cidade.

Fonte: G1