Justiça do Trabalho alerta para importância dos EPIs na redução de acidentes de trabalho

Imprimir    A-    A    A+

30/07/2021

Neste Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho, lembramos que o uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI) pode fazer a diferença na preservação da saúde e da segurança de todos no ambiente de trabalho.

Com a pandemia da covid-19, ficou mais que demonstrado que os EPIs podem proteger e salvar vidas. Mas a utilização deles também é indispensável em outras áreas profissionais, em que os trabalhadores estão sujeitos a vários riscos.

Em 2020, foram registrados 46,9 mil acidentes de trabalho no Brasil, segundo dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho da Plataforma SmartLab, iniciativa conjunta do Ministério Público do Trabalho e da Organização Internacional do Trabalho – OIT. Contudo, estima-se que esse número seja ainda maior devido à quantidade de subnotificações.

Na Justiça do Trabalho, o Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Trabalho Seguro) atua em parceria com diversas instituições públicas e privadas na formulação e execução de projetos e ações nacionais voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.

Quer saber mais sobre o Trabalho Seguro? Confira a página do programa .

Tem também uma matéria especial, explicando os tipos de EPIs e como prevenir acidentes de trabalho (clique aqui).

Fonte: trt21.jus.br