Negociação no Vale do Paraíba avança na questão da PLR

Imprimir    A-    A    A+

04/09/2012

Luiz Carlos Motta, da Fecomerciários, fala no encontro

O encontro entre as comissões negociadoras dos comerciários e dos empregadores, na segunda-feira (3/9), em São José dos Campos, avançou no que diz respeito à adoção do pagamento de PLR nas Convenções Coletivas. Foi a primeira reunião na Regional Vale do Paraíba da Fecomerciários entre representantes dos trabalhadores e dos patronais.

Precedida pelas palestras do ex-ministro do Trabalho Antonio Rogério Magri e da assistente econômica patronal Fernanda Della Rosa, a reunião contou com a presença de cerca de cem dirigentes de ambos os lados. Os anfitriões, Albino Correia de Lima, presidente do Sincomerciários de São José dos Campos e coordenador da Regional Vale do Paraíba, e José Maria Faria, presidente do Sincomércio local, compuseram a mesa juntamente com os líderes Luiz Carlos Motta (Fecomerciários) e Ivo Dall’Acqua, representante da Fecomercio SP.

Abertos os trabalhos, o ex-ministro Magri fez uma abordagem citando que no primeiro semestre deste ano, 97% das categorias econômicas fecharam acordo com aumentos reais e reajustes salariais consideráveis. “Estando o segundo semestre ainda melhor em termos econômicos, com as vendas aquecidas pelas medidas governamentais, o cenário é mais do que apropriado para que a Campanha Salarial Unificada dos Comerciários 2012 seja, de fato, vitoriosa, com ganhos econômicos e socais”. Com base em projeções didáticas sobre as vantagens da PLR, a economista Fernanda Della Rosa conceituou as vantagens da Participação nos Lucros ou Resultados. “PLR promove integração entre capital e trabalho, empenho e recompensa”.

“É preciso mudar”

Dadas as exposições acima e apresentadas pelo diretor da Fecomercio, Álvaro Furtado, suas considerações a respeito da matéria, o presidente da Fecomerciários, Luiz Carlos Motta, observou que as discussões em torno da adoção da PLR nas Convenções Coletivas ocorriam no momento certo. Ele explicou: “É preciso mudar a cultura existente no comércio e romper com a barreira que impede a entrada da PLR nas Convenções. Vamos motivá-la por meio do diálogo. A hora é agora!”. Motta observou, ainda, que 80% das indústrias pagam PLR; no comércio, apenas 12%. Ivo Dall’Acqua, por sua vez, assim como Faria, concordou com o presidente Motta e sublinhou a importância do bom relacionamento durante as rodadas de negociação. “Estamos no Vale do Paraíba, região do avião a jato. Nosso objetivo também é dialogar e agilizar as negociações. Mas devo ressaltar que depende muito dos encaminhamentos dados pelos nossos sindicatos. Queremos que os dois lados se sensibilizem. Andaremos juntos em busca do sucesso”.

Ao encerrar os trabalhos, Faria agradeceu a presença de todos e ressaltou, conforme houvera citado antes o presidente Motta, que as Câmaras de Conciliação dos Comerciários (Cintecs) voltaram à plena atividade. A observação final coube ao presidente Albino. “A reunião foi produtiva, orientadora e esclarecedora. Considero como um bom encontro, que nos levará à vitória”. Participaram líderes dos oito Sindicatos da Regional.

Fonte: Fecomerciários