Rio de Janeiro não medirá esforços para expansão da Frente Parlamentar dos Comerciários

Imprimir    A-    A    A+

10/12/2013

Em concorrido evento, que contou com a participação de diversos representantes do movimento sindical, parlamentares e de uma dezena de caravanas de comerciários de vários municípios fluminenses, foi lançada ontem, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, a Frente Parlamentar em Defesa dos Comerciários.

O deputado Roberto Henriques, que já foi comerciário, será o coordenador da Frente no estado do Rio e contará com o apoio da Federação dos Empregados no Comércio e Serviços do RJ e ES (FECERJ), para discutir, planejar e expandir a defesa da pauta de reivindicações da categoria comerciária no âmbito legislativo, tanto estadual como municipal.

A Frente Parlamentar foi instituída no Congresso Nacional em agosto de 2013, por iniciativa do deputado federal Roberto Santiago (PSD/SP), e se tornou a maior frente parlamentar do Congresso, com mais de 220 parlamentares apoiadores. O Rio é o quinto Estado a instalar a Frente, que deverá chegar a todos as capitais brasileiras até o final de abril de 2014.

Roberto Henriques lembrou que nenhuma atividade profissional desenvolve mais as relações humanas que a de comerciário. “Mesmo diante de uma realidade profissional nem sempre justa e favorável, os comerciários cumprem seu papel numa sociedade que carece de gentileza, recebendo a todos com um sorriso amigo, humanizando as relações com os clientes”, ressalta.

Henriques destaca também a grande força propulsora da categoria, que contribui significativamente para o desenvolvimento e geração de riquezas do país. “O PIB de qualquer município brasileiro é formado, em média, 60% pela atividade do Comércio, e é o trabalhador comerciário que está lá, atrás do balcão, garantindo que as mercadorias circulem e esta fatia do PIB seja tão expressiva e importante para o Brasil”, enfatiza.

Para o deputado federal Arolde Oliveira (PSD/RJ), membro da Frente em nível nacional e o articulador dela no Estado do Rio de Janeiro, a Frente Parlamentar se torna um instrumento que supera o papel dos partidos, por ser temática e suprapartidária. “Nenhum partido político tem mais de 100 parlamentares no Congresso, e a Frente em Defesa dos Comerciários tem 200 membros, somente em nível nacional, comprometidos com as causas dos comerciários”, comemora.

“A Frente abre os canais de conversação para os necessários ajustes na legislação, por meio da articulação com todos os partidos e, assim, propicia o diálogo antes do conflito, fundindo-se com o esforço dos sindicatos, federações e Confederação dos trabalhadores no comércio- legítimas representações da sociedade civil organizada”, completa.

O presidente da FECERJ, Cleber Paiva Guimarães, ressaltou em sua fala a importância de ampliar a participação de trabalhadores do setor de comércio e serviços nas assembleias e câmaras legislativas, bem como de apoiar os deputados, senadores e vereadores que, em sua jornada política, são comprometidos com a categoria e com os trabalhadores brasileiros em geral.

“Nós, sindicalistas, precisamos nos comprometer com a Frente dos Comerciários, fazendo com que ela chegue aos municípios e se fortaleça no Rio de Janeiro e, para tal, precisamos apoiar os parlamentares que nos apoiam, para que eles possam continuar levantando nossas bandeiras dentro do poder”, diz.

Lourival Melo, diretor-secretário da CNTC, Confederação que apoia a Frente Parlamentar desde o germinar da ideia, convocou os companheiros do movimento sindical para o engajamento na Frente Parlamentar. “O lançamento da Frente é apenas o começo de muito trabalho e, com certeza, de muitos resultados que podemos alcançar se fortalecermos esta rede de ação nas bases, pela mobilização dos sindicatos e vereadores, e pela conscientização dos trabalhadores no comércio e serviços de cada município”, afirma.

“É preciso fiscalizar e denunciar, porém, com diálogo e civilidade, cumprindo a Constituição que juramos respeitar quando assumimos nossos cargos no movimento sindical. Vamos dar o exemplo”, completa Lourival.

A sessão solene foi presidida pelo deputado Roberto Henriques e contou com a presença, na mesa de autoridades, do deputado federal Arolde Oliveira; da deputada estadual Graça Pereira (PRTB/RJ); do diretor-secretário da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), Lourival Figueiredo Melo; do presidente da FECERJ, Cleber Guimarães; do assessor Eduardo Pereira dos Santos, representante do presidente nacional da Frente, deputado Roberto Santiago; da Sra. Lourdes Silva, representando as mulheres comerciários do Estado do Rio de Janeiro; do vice-presidente da UGT Nacional, Luiz Gonzaga.

Mais informações: www.frentecomerciários.org.br