Imprimir    A-    A    A+

Pauta da Semana – 06 a 10 de junho

Pauta da Semana

A Pauta da Semana sintetiza a previsão dos trabalhos nos Plenários e Comissões da Câmara dos Deputados e Senado Federal no período de 06 a 10 de junho, observando que os eventos podem ser cancelados, acrescentados ou alterados.

Diretor: José Francisco Jesus Pantoja Pereira
Gerente de Relações Institucionais: Sheila Tussi da Cunha Barbosa
Analistas de Relações Institucionais: Renan Bonilha Klein e Victor Zaiden
Assistente Administrativa: Quênia Adriana Camargo
Estagiária: Letícia Tegoni Goedert

 

A Pauta da Semana detalha a previsão dos trabalhos nos Plenários e Comissões da Câmara dos Deputados e Senado Federal no período de 6 a 10 de junho de 2016, observando que os eventos podem ser cancelados ou alterados.

  • Conselho de Ética: nesta 3ª feira (7/6) o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados se reune para apreciar o parecer do deputado Marcos Rogério (DEM-RO), que recomenda a caçassão do mandanto do presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A reunião deverá ser longa e, caso se vote a matéria, o placar indica votação bastante apertada.
  • Impeachment: A Comissão Especial do Impeachment do Senado Federa se reúne nesta 2ª feira (6/6) para tentar deliberar o calendário dos trabalhos. Na semana passada, com o acatamento da questão de ordem que solicitou o encurtamento dos prazos da defesa e acusação da presidente afastada Dilma Rousseff, não foi possível chegar a um acordo. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowsky, foi consultado sobre a questão e poderá se manifestar ainda na tarde de hoje. Caso seja aprovado o calendário, nos termos do ajuste da questão de ordem, o desfecho do processo poderá ocorrer em meados de julho.

Câmara dos Deputados

Plenário


A Pauta encontra-se desobstruída. Poderão ser votados os seguintes projetos de interesse, mediante acordo entre os líderes:

Seguro-desemprego

Item 3 – Projeto de Lei 2750-A, de 2015, de autoria do deputado André Figueiredo (PDT-CE), aplicando o disposto nas Leis 7998/90 e 13134/2015 aos trabalhadores desempregados que, no período da vigência da MP 665/2015, compreendido entre 28 de fevereiro e 16 de junho de 2015, atendiam às condições, exigências e requisitos previstos naquela lei, para fins de obtenção, majoração ou ampliação do número de parcelas do benefício do seguro desemprego, assegurando-se os direitos adquiridos.

Situação: aprovada a urgência para sua deliberação em Plenário e encontram-se os pareceres pendentes das Comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Penhora “on line” nas execuções trabalhistas

Item 8 – Projeto de Lei 5140-B, de 2005, de autoria do então deputado Marcelo Barbieri (PMDB-SP), que tem por objetivo promover a execução de modo menos gravoso para o devedor, autorizando o bloqueio das contas e penhora em dinheiro somente na execução definitiva. Considera, ainda, impenhoráveis as contas destinadas ao pagamento dos salários dos empregados e o bem de família. Trata da desconsideração da personalidade jurídica mediante abuso de direito, desvio de finalidade, confusão patrimonial, excesso de poder, dentre outros.

Situação: aprovado parecer pela aprovação na CDEIC; pela rejeição na CTASP; e pela aprovação no mérito e constitucionalidade na CCJC.

Assédio moral no trabalho

Item 12 – Projeto de Lei 4742, de 2001, de autoria do ex-deputado Marcos de Jesus, que altera o Código Penal (Decreto 2.848 de 1940) para incluir como assédio moral no trabalho a desqualificação por meio de palavras, gestos ou atitudes, a autoestima, a segurança ou a imagem do servidor público ou empregado em razão de vínculo hierárquico funcional ou laboral.

Situação: possui parecer da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, pela constitucionalidade, juridicidade, técnica legislativa e, no mérito, pela aprovação da matéria e do PL 4.960/2001, apensado, com substitutivo.

Novo Rito de tramitação de Medida Provisória

Item 28 – Proposta de Emenda a Constituição 70-C, de 2011, de autoria então senador José Sarney (PMDB-AP), propondo alterar o rito de tramitação de Medidas Provisórias nas duas Casas do Congresso Nacional.

Relatório: aprovado pela Comissão Especial parecer do deputado Walter Alves (PMDB/RN), na forma de texto substitutivo, propondo que as medidas provisórias vigorarão pelo prazo máximo de 120 dias a partir da data de sua publicação. Contudo, perderão eficácia, desde sua edição, caso não sejam apreciadas pelas duas Casas no prazo de 100 dias.

A tramitação da MPV no Congresso Nacional deve observar os prazos sucessivos de:

a) 70 dias, na Câmara dos Deputados, sob pena de encaminhamento imediato ao Senado Federal;
b) 30 trinta dias, no Senado Federal;
c) Na hipótese de alterações no Senado, a Câmara terá mais 20 dias.

Os prazos são ininterruptos, suspendendo-se apenas durante os períodos de recesso do Congresso Nacional.

Caso a medida provisória não seja apreciada pela Câmara dos Deputados no prazo de 70 dias ela será encaminhada ao Senado, que se tornará Casa iniciadora.

Aprovada no Senado a MPV será encaminhada à Câmara que terá prazo de 20 dias para aprecia-la. Se emendada será novamente devolvida ao Senado Federal para este se manifestar exclusivamente sobre a alteração, hipótese em que a vigência da medida provisória será prorrogada por dez dias.

Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC)

Terça-feira às 14h30; quarta-feira às 10h; e quinta-feira às 10h


Contribuição sindical dos trabalhadores autônomos

Emissão da Carteira de Trabalho

Item 27 – Projeto de Lei 7705, de 2014, de autoria do senador Blairo Maggi (PR-MT), que altera a CLT a fim de permitir que a emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ocorra por meio eletrônico.

Relatório: apresentado pelo deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa, com emenda.

Violência contra a mulher

Item 29 – Projeto de Lei 2638, de 2007, do deputado Chico Lopes (PCdoB-CE), que dispõe sobre a criação da Semana Nacional de Combate à Violência Contra a Mulher, a ser comemorada na última semana do mês de novembro.

Relatório: apresentado pelo deputado Rubens Pereira Júnior (PCdoB-MA) pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa.

Participação de estrangeiros em representação sindical

Item 30 – Projeto de Lei 4029, de 2008, de autoria do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), que altera a lei 6.815 de 1980 (Estatuto do Estrangeiro) para revogar o dispositivo que veda ao estrangeiro participar da administração ou representação de sindicato ou associação profissional, bem como de entidade fiscalizadora do exercício de profissão regulamentada.

Relatório: apresentado pelo deputado Alceu Moreira (PMDB-RS) pela constitucionalidade, juridicidade, técnica legislativa e, no mérito, pela aprovação do projeto, com substitutivo; e pela constitucionalidade, juridicidade, técnica legislativa e, no mérito, pela rejeição do substitutivo da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN).

 

Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa
Terça-feira, às 14h30


Audiência pública destinada a debater a reforma da previdência. Constam entre os convidados:

  • Cláudia Augusta Ferreira Deud, Consultora Legislativa;
  • Professor Renato Follador, consultor especialista em Previdência Social e presidente do Fundo Paraná de Previdência Multipatrocinada.

O evento ocorre por solicitação da deputada Laura Carneiro (PMDB-RJ)

Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços – CDEICS
Quarta-feira, às 9h30


Audiência pública destinada a debater o impacto econômico no comércio e na indústria, em relação ao aumento do índice de desemprego. Constam entre os convidados:

  • Marcos Pereira, Ministro de Estado da Indústria, Comércio e Serviço (MDIC);
  • Mário Magalhães, diretor de Emprego e Salário Substituto, Ministério do Trabalho (MT);
  • Peter Poschen, diretor da Organização Internacional do Trabalho no Brasil (OIT).

A audiência ocorre a pedido do deputado Adail Carneiro (PP-CE).


Comissão de Seguridade Social e Família – CSSF
Quarta-feira, às 9h30


Lavagem de uniformes

Item 35 – Projeto de Lei 323, de 2015, de autoria do deputado Jorge Solla (PT-BA), que responsabiliza as empresas pela lavagem dos uniformes usados por seus empregados.

Relatório: apresentado pelo deputada Carmen Zanotto (PPS-SC), pela aprovação, com emenda.

Comissão de Finanças e Tributação – CFT
Quarta-feira, às 10h


Aposentadoria por invalidez

Item 6 – Projeto de Lei 7797, de 2010, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), que altera a Lei 8.213/1991, que dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social, para incluir o lúpus e a epilepsia entre as doenças cujos portadores são dispensados de cumprir prazo de carência para usufruir dos benefícios de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez.

Relatório: apresentado pela deputada Soraya Santos (PMDB-RJ), pela compatibilidade e adequação financeira e orçamentária, com emenda.

Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP)
Quarta-feira, às 10h


 

A pauta não havia sido divulgada até o fechamento deste informe. Porém a secretaria da Comissão confirmou a realização de reunião deliberativa.

Comissão de Educação
Quarta-feira, às 10h


Movimentação do FGTS

Item 5 – Projeto de Lei 465, de 1999, de autoria do ex-deputado Geraldo Magela (PT-DF) que altera a lei 8.036 de 1990, que dispõe sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, para autorizar o trabalhador que não possui imóvel a movimentar a conta vinculada para pagamento do preço da aquisição de lote para uso residencial.

Relatório: apresentado pelo deputado Glauber Braga (PSOL-RJ), pela aprovação do substitutivo do Senado Federal.

Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU)
Quarta-feira, às 10h


Movimentação do FGTS

Item 3 – Projeto de Lei 3439, de 2000, de autoria do ex-deputado Cezar Schirmer, que permite a movimentação da conta vinculada no FGTS para o pagamento do preço da aquisição de lote destinado à construção de moradia própria.

Relatório: Apresentado pelo deputado Marcos Abrão (PPS-GO), pela rejeição do projeto principal e aprovação, com substitutivo, do apensado PL 4468/2008, que permite a utilização do FGTS em casos de destruição da casa própria do trabalhador em função de calamidade pública ou caso fortuito.

Senado Federal

Plenário


A pauta encontra-se desobstruída. Poderá ser deliberado, mediante acordo de líderes, o seguinte projeto de interesse:

Violência contra a mulher


Item 2 – Proposta de Emenda a Constituição 43, de 2012, que altera a redação do inciso II do art. 203 da Constituição para acrescentar entre os objetivos da assistência social o amparo à mulher vítima de violência.

Situação: já foi discutido em Plenário e terá na próxima sessão sua deliberação pela aprovação segundo parecer do senador Paulo Paim (PT-RS) apresentado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.


Comissão de Assuntos Econômicos
Terça-feira, às 10h


Sabatina de Ilan Goldfajn, indicado à presidência do Banco Central.

Comissão de Assuntos Sociais
Quarta-feira, às 9h


Férias do empregado aposentado por invalidez

Item 3 – Projeto de Lei da Câmara 184, de 2015, de autoria do ex-deputado João Paulo Lima (PT-PE), que altera a CLT para dispor sobre o pagamento das férias vencidas e do terço constitucional após a concessão de aposentadoria por invalidez. Caso o empregado recupere-se e volte ao trabalho, o novo período aquisitivo de férias passará a ser contado da data do retorno.

Relatório: apresentado pela senadora Fátima Bezerra (PT-RN) pela aprovação da matéria.

 

Licença-maternidade em caso de falecimento de genitora

Item 5 – Projeto de Lei do Senado 492, de 2015, de autoria do senador Aécio Neves (PSDB-MG), que altera a CLT, e a Lei nº 8.213/91, Plano de Benefícios da Previdência Social, para dispor que em caso de morte da genitora, mesmo que não seja segurada da Previdência Social, é assegurado ao cônjuge ou companheiro empregado o gozo de licença por todo o período da licença-maternidade ou pelo tempo restante de licença a que teria direito a mãe, se segurada da Previdência Social; no caso de falecimento da genitora, ainda que não segurada, ou do segurado que fizer jus ao recebimento do salário-maternidade o benefício será pago, por todo o período ou pelo tempo restante a que teria direito.

Relatório: apresentado pela senadora Marta Suplicy (PMDB-SP), pela aprovação.

Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania – CCJ
Quarta-feira às 10h


Condições de risco acentuado ao trabalhador

Item 19 – Projeto de Lei do Senado 261, de 2010, de autoria do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), Altera a redação do art. 193 da CLT para incluir, entre as atividades consideradas perigosas, incluem as de contato permanente com inflamáveis e explosivos, bem como as que ofereçam condições de acentuado risco à integridade física do trabalhador.

Relatório: apresentado pelo senador Paulo Paim (PT-RS), pela aprovação com emenda de redação.

Brasília, 06 de junho de 2016.



Victor Zaiden
Sheila Tussi Cunha Barbosa