Imprimir    A-    A    A+

Pauta da Semana – 10 a 12 de maio

Pauta da Semana

A Pauta da Semana sintetiza a previsão dos trabalhos nos Plenários e Comissões da Câmara dos Deputados e Senado Federal no período de 10 a 12 de maio, observando que os eventos podem ser cancelados, acrescentados ou alterados.

Diretor: José Francisco Jesus Pantoja Pereira
Gerente de Relações Institucionais: Sheila Tussi da Cunha Barbosa
Analistas de Relações Institucionais: Renan Bonilha Klein e Victor Zaiden
Assistente Administrativa: Quênia Adriana Camargo
Estagiária: Letícia Tegoni Goedert

A Pauta da Semana detalha a previsão dos trabalhos nos Plenários e Comissões da Câmara dos Deputados e Senado Federal no período de 10 a 12 de Maio de 2016, observando que os eventos podem ser cancelados ou alterados.

  • Semana em que deve ser delineada a nova corrrelação de poder na Câmara dos Deputados, com o afastamento do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e assunção do 1º Vice-presidente, deputado Waldir Maranhão (PP-MA);
  • Além disso, no Senado Federal, deverá ocorrer na 4ª feira (11/05) a votação o acatamento do parecer da Comissão Especial do Impeachment, que concluiu pela admissibilidade da denúncia, com a consequente instauração do processo de impeachment da Presidente Dilma Rousseff. Caso seja aprovado, Dilma deverá ser afastada por até 180 dias, período em que Michel Temer assume a Presidência da República interinamente.
  • Na 3ª feira (10/05), às 11h, o Diretor de Relações Internacionais da CNTC, Luiz de Souza Arraes, participa de audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal, para debater o tema: Democracia e Direitos Humanos com foco no movimento sindical.

Câmara dos Deputados

Plenário


 

A Pauta encontra-se trancada por três Medidas Provisórias e três projetos em urgência:

 

  • MP 708/2015 – autoriza a União a reincorporar trechos de rodovias federais transferidos aos Estados e ao Distrito Federal;
  • MP 712/2016 – dispõe sobre a adoção de medidas de vigilância em saúde quando verificada situação de iminente perigo à saúde pública pela presença do mosquito transmissor do Vírus da Dengue, do Vírus Chikungunya e do Zika Vírus.
  • MP 715/2016 – abre crédito extraordinário, em favor do Ministério do Desenvolvimento Agrário.
  • PL 4495/2016 – dispõe sobre a criação de fundos de precatórios no âmbito da União;
  • PL 4625/2016 – simplifica as atividades dos auxiliares do comércio e o registro empresarial; e
  • PLP 257/2016 – estabelece o Plano de Auxílio aos Estados e ao Distrito Federal e medidas de estímulo ao reequilíbrio fiscal.

 

Seguro-desemprego

Item 10 – Projeto de Lei 2750-A, de 2015, de autoria do deputado André Figueiredo (PDT-CE), aplicando o disposto nas Leis 7998/90 e 13134/2015 aos trabalhadores desempregados que, no período da vigência da MP 665/2015, compreendido entre 28 de fevereiro e 16 de junho de 2015, atendiam às condições, exigências e requisitos previstos naquela lei, para fins de obtenção, majoração ou ampliação do número de parcelas do benefício do seguro desemprego, assegurando-se os direitos adquiridos.

Situação: aprovada a urgência para sua deliberação em Plenário e encontram-se os pareceres pendentes das Comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

Penhora “on line” nas execuções trabalhistas

Item 15 – Projeto de Lei 5140-B, de 2005, de autoria do então deputado Marcelo Barbieri (PMDB-SP), que tem por objetivo promover a execução de modo menos gravoso para o devedor, autorizando o bloqueio das contas e penhora em dinheiro somente na execução definitiva. Considera, ainda, impenhoráveis as contas destinadas ao pagamento dos salários dos empregados e o bem de família. Trata da desconsideração da personalidade jurídica mediante abuso de direito, desvio de finalidade, confusão patrimonial, excesso de poder, dentre outros.

Situação: aprovado parecer pela aprovação na CDEIC; pela rejeição na CTASP; e pela aprovação no mérito e constitucionalidade na CCJC.

 

Assédio moral no trabalho

Item 19 – Projeto de Lei 4742, de 2001, de autoria do ex-deputado Marcos de Jesus, que altera o Código Penal (Decreto 2.848 de 1940) para incluir como assédio moral no trabalho a desqualificação por meio de palavras, gestos ou atitudes, a autoestima, a segurança ou a imagem do servidor público ou empregado em razão de vínculo hierárquico funcional ou laboral.

Situação: possui parecer da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, pela constitucionalidade, juridicidade, técnica legislativa e, no mérito, pela aprovação da matéria e do PL 4.960/2001, apensado, com substitutivo.

Novo Rito de tramitação de Medida Provisória

Item 37 – Proposta de Emenda a Constituição 70-C, de 2011, de autoria então senador José Sarney (PMDB-AP), propondo alterar o rito de tramitação de Medidas Provisórias nas duas Casas do Congresso Nacional.

Relatório: aprovado pela Comissão Especial parecer do deputado Walter Alves (PMDB/RN), na forma de texto substitutivo, propondo que as medidas provisórias vigorarão pelo prazo máximo de 120 dias a partir da data de sua publicação. Contudo, perderão eficácia, desde sua edição, caso não sejam apreciadas pelas duas Casas no prazo de 100 dias.

A tramitação da MPV no Congresso Nacional deve observar os prazos sucessivos de:

  1. a) 70 dias, na Câmara dos Deputados, sob pena de encaminhamento imediato ao Senado Federal;
  2. b) 30 trinta dias, no Senado Federal;
  3. c) Na hipótese de alterações no Senado, a Câmara terá mais 20 dias.

Os prazos são ininterruptos, suspendendo-se apenas durante os períodos de recesso do Congresso Nacional.

Caso a medida provisória não seja apreciada pela Câmara dos Deputados no prazo de 70 dias ela será encaminhada ao Senado, que se tornará Casa iniciadora.

Aprovada no Senado a MPV será encaminhada à Câmara que terá prazo de 20 dias para aprecia-la. Se emendada será novamente devolvida ao Senado Federal para este se manifestar exclusivamente sobre a alteração, hipótese em que a vigência da medida provisória será prorrogada por dez dias.

 


Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC)
Terça-feira às 14h30, quarta-feira às 10h e quinta-feira às 10h


Emissão da Carteira de Trabalho

Item 34 – Projeto de Lei 7705, de 2014, de autoria do senador Blairo Maggi (PR-MT), que altera a CLT a fim de permitir que a emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ocorra por meio eletrônico.
Relatório: apresentado pelo deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa, com emenda.

 

Participação de estrangeiros em representação sindical

Item 40 – Projeto de Lei 4029, de 2008, de autoria do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), que altera a lei 6.815 de 1980 (Estatuto do Estrangeiro) para revogar o dispositivo que veda ao estrangeiro participar da administração ou representação de sindicato ou associação profissional, bem como de entidade fiscalizadora do exercício de profissão regulamentada.
Relatório: apresentado pelo deputado Alceu Moreira (PMDB-RS) pela constitucionalidade, juridicidade, técnica legislativa e, no mérito, pela aprovação do projeto, com substitutivo; e pela constitucionalidade, juridicidade, técnica legislativa e, no mérito, pela rejeição do substitutivo da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN).


Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços – CDEICS
Quarta-feira às 9h30


Desemprego

Item 1 – Requerimento 61, de 2016, de autoria do deputado Adail Carneiro (PP-CE), que requer a realização de audiência pública para debater o impacto econômico no comércio e na indústria em relação ao aumento no índice de desemprego.

Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta

Item 8 – Projeto de Lei 1762, de 2015, de autoria do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT) que torna opcional a Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta.
Relatório: apresentado pelo deputado Laercio Oliveira (SD-SE), pela aprovação do projeto, com substitutivo.

Participação nos lucros e resultados

Item 10 – Projeto de Lei 258, de 2015, de autoria do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), que altera a Lei 10.101, de 2000, que dispõe sobre a participação dos trabalhadores nos lucros ou resultados da empresa, para permite a negociação coletiva de metas referentes à saúde e segurança no trabalho como critério para fixação dos direitos relativos à participação do trabalhador nos lucros ou resultados da empresa.
Relatório: apresentado pelo deputado Helder Salomão (PT-ES), pela rejeição da matéria.

Item 13 – Projeto de Lei 3016, de 2015, de autoria do deputado Laercio Oliveira (SD-SE), que altera a norma referente aos Programas de Participação nos Lucros ou Resultados, para orientar a participação das entidades sindicais nos casos de empresas com múltiplas atividades ou filiais.
Relatório: apresentado pelo deputado Augusto Coutinho (SD-PE), pela aprovação da matéria.

Pessoas com deficiência

Item 11 – Projeto de Lei 2184, de 2015, de autoria da deputada Dulce Miranda (PMDB-TO), que possibilita que as empresas forneçam bolsas de estudo para pessoas com deficiência, quando não alcançada a cota mínima de contratação desses trabalhadores.
Relatório: Apresentado pela deputada Conceição Sampaio (PP-AM), pela aprovação do projeto, com substitutivo.


Comissão de Seguridade Social e Família
Quarta-feira às 10h


Lei da Cantada

Item 4 – Projeto de Lei 1806, de 2015, de autoria do deputado Laudívio Carvalho (SD-MG), que estabelece como contravenção penal a conduta de abordar, importunar ou constranger mulher com gestos ou palavras torpes ou obscenas.
Relatório: a deputada Érika Kokay (PT-DF) apresentou parecer pela aprovação do projeto, com substitutivo.

Benefício de prestação continuada

Item 17 – Projeto de Lei 7332, de 2014, do deputado-licenciado André Figueiredo (PDT-CE), que dispõe sobre a manutenção do benefício de prestação continuada para a pessoa com deficiência que exerça atividade remunerada, inclusive na condição de microempreendedor individual, com rendimentos de até dois salários mínimos mensais.
Relatório: apresentado pelo deputado Mário Heringer (PDT-MG), pela aprovação do projeto, com substitutivo.

Aviso de aposentadoria

Item 23 – Projeto de Lei 113, de 2015, de autoria do deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), que visa garantir o envio de correspondência informando que o segurado atingiu os requisitos mínimos para aposentadoria por idade ou tempo de contribuição.
Relatório: apresentado pelo deputado Osmar Terra (PMDB-RS), pela aprovação da matéria.


Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP)
A definir. Pauta não divulgada até o fechamento deste Informe. Os itens de interesse serão noticiados assim que tivermos acesso à pauta.


Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU)
Quarta-feira às 10h


Extinção do FI-FGTS

Item 3 – Projeto de Lei 8015, de 2014, de autoria do deputado Irajá Abreu (PSD-TO), que extingue o Fundo de Investimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FI-FGTS).
Relatório: apresentado pela deputada Moema Gramacho (PT-BA), pela rejeição da matéria.


Comissão de Educação
Quarta-feira às 10h


Movimentação do FGTS

Item 8 – Projeto de Lei 465, de 1999, de autoria do ex-deputado Geraldo Magela (PT-DF) que altera a lei 8.036 de 1990, que dispõe sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, para autorizar o trabalhador que não possui imóvel a movimentar a conta vinculada para pagamento do preço da aquisição de lote para uso residencial. Relatório: apresentado pelo deputado Glauber Braga (PSOL-RJ), pela aprovação do substitutivo do Senado Federal.

Senado Federal

Plenário

 

A pauta encontra-se trancada por duas Medidas Provisórias:

 

  • MP 701/2015, que altera as regras do Seguro de Crédito à Exportação (SCE), incluindo as seguradoras e os organismos internacionais como agentes utilizadores do respectivo seguro; e
  • MP 707/2015, que amplia até 30 de junho de 2016 o prazo para que o BNDES refinancie contratos de financiamento destinados à aquisição e ao arrendamento mercantil de caminhões.

 

Violência contra a mulher

Item 6 – Proposta de Emenda a Constituição 43, de 2012, que altera a redação do inciso II do art. 203 da Constituição para acrescentar entre os objetivos da assistência social o amparo à mulher vítima de violência.

Situação: já foi discutido em Plenário e terá na próxima sessão sua deliberação pela aprovação segundo parecer do senador Paulo Paim (PT-RS) apresentado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.

 

Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa

Terça-feira às 11h


Ciclo de Debates sobre: Democracia e Direitos Humanos

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) realiza nesta semana uma série de audiências públicas com o objetivo de discutir a Democracia e os direitos humanos. Serão ouvidos juristas, educadores, constituintes de 1988 na terça-feira é a vez das lideranças do movimento sindical.

 

Constam entre os convidados:

  • Luiz de Souza Arraes, Diretor de Relações Internacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC);
  • Daniel Pereira dos Santos, Diretor de Comunicação do Sindicato Nacional dos Técnicos do Banco Central (SinTBacen);
  • Daro Marcos Piffer, Presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (SINAL);
  • Charles Johnson da Silva Alcantara, Diretor para Assuntos Técnicos e Comunicação da Federação Nacional do Fisco Estadual (Fenafisco);
  • Jaime Bueno Aguiar, Secretário-Geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres (CNTTT);
  • Vilson Antônio Romero, Presidente do Conselho Executivo da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (ANFIP); e
  • Representantes das seguintes Centrais Sindicais: CSPB, UGT, CUT, NCST e CTB.

 

 

Comissão de Assuntos Sociais

Quarta-feira as 9h


 

 

Calculo do adicional de insalubridade

Item 2 – Projeto de Lei do Senado 294, de 2008, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), para determinar que o adicional de insalubridade deva ser calculado sobre o salário do empregado, em vez de sobre o salário mínimo, como determinado originalmente na CLT.
Relatório: apresentado pelo senador Vicentinho Alves (PR-TO), pela aprovação com emenda que assegura a percepção de adicional respectivamente de 40% (quarenta por cento), 20% (vinte por cento) e 10% (dez por cento), segundo se classifiquem nos graus máximos, médio e mínimo, incidentes sobre o valor base ajustado em acordo ou convenção coletiva do trabalho.

 

Licença-maternidade em caso de falecimento de genitora

Item 7 – Projeto de Lei do Senado 492, de 2015, de autoria do senador Aécio Neves (PSDB-MG), que altera a CLT, e a Lei nº 8.213/91, Plano de Benefícios da Previdência Social, para dispor que em caso de morte da genitora, mesmo que não seja segurada da Previdência Social, é assegurado ao cônjuge ou companheiro empregado o gozo de licença por todo o período da licença-maternidade ou pelo tempo restante de licença a que teria direito a mãe, se segurada da Previdência Social; no caso de falecimento da genitora, ainda que não segurada, ou do segurado que fizer jus ao recebimento do salário-maternidade o benefício será pago, por todo o período ou pelo tempo restante a que teria direito.
Relatório: apresentado pela senadora Marta Suplicy (PMDB-SP), pela aprovação.

 

Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania

Quarta-feira às 10h


 

 

Cursos profissionalizantes para mulheres vítimas de violência doméstica

Item 17 – Projeto de Lei do Senado 233, de 2013, de autoria do senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO), para acrescentar artigos à Lei Maria da Penha estabelecendo que os Serviços Nacionais de Aprendizagem (SENAI, SENAC, SENAR, SENAT e SESCOOP) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) deverão reservar, no mínimo, cinco por cento das vagas oferecidas em seus cursos profissionalizantes para mulheres vítimas de violência doméstica. Determina ainda que as entidades referidas deverão comunicar, semestralmente, ao Tribunal de Contas da União e aos Ministérios do Trabalho e Emprego, e da Educação o total de mulheres atendidas em seus cursos.
Relatório: apresentado pelo senador Douglas Cintra (PTB-PE), com voto pela aprovação na forma do substitutivo apresentado. Pelo parecer, a alteração foi em relação ao número de vagas reservadas para este público o qual não está embasado em alguma pesquisa demonstrando sua necessidade. Sem excluir a participação das entidades do sistema S, propõe incluir que as mulheres em situação de violência doméstica e familiar tenham prioridade de matrícula nos cursos do Pronatec.

 

Juros de mora sobre débitos judiciais

Item 25 – Projeto de Lei do Senado 377, de 2013, de autoria do senador Ciro Nogueira (PP-PI), para estabelecer sobre os débitos constituídos por decisão judicial, a aplicação dos índices oficiais de remuneração dos depósitos de poupança, a título de atualização monetária e de juros de mora.
Relatório: apresentado pelo senador Antônio Anastasia (PSDB-MG), favorável ao projeto.

 

Condições de risco acentuado ao trabalhador

Item 27 – Projeto de Lei do Senado 261, de 2010, de autoria do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), Altera a redação do art. 193 da CLT para incluir, entre as atividades consideradas perigosas, incluem as de contato permanente com inflamáveis e explosivos, bem como as que ofereçam condições de acentuado risco à integridade física do trabalhador.
Relatório: apresentado pelo senador Paulo Paim (PT-RS), pela aprovação com emenda de redação.

Brasília, 09 de maio de 2016



Victor Zaiden
Sheila Tussi Cunha Barbosa