Imprimir    A-    A    A+

Pauta da Semana – 16 a 19 de Maio de 2016

Pauta da Semana

A Pauta da Semana sintetiza a previsão dos trabalhos nos Plenários e Comissões da Câmara dos Deputados e Senado Federal no período de 16 a 19 de Maio de 2016, observando que os eventos podem ser cancelados, acrescentados ou alterados.

Diretor: José Francisco Jesus Pantoja Pereira
Gerente de Relações Institucionais: Sheila Tussi da Cunha Barbosa
Analistas de Relações Institucionais: Renan Bonilha Klein e Victor Zaiden
Assistente Administrativa: Quênia Adriana Camargo
Estagiária: Letícia Tegoni Goedert

  • Continua a indefinição acerca do comando da Câmara dos Deputados. O presidente interino, deputado Waldir Maranhão (PP-MA), afirmou reiteradas vezes no fim da última semana que não renunciará. Com essa situação, partidos estudam a possibilidade de esvaziar o poder do deputado e deixar a pauta de votações a cargo exclusivamente do Colégio de Líderes. O cenário tende a ser favorável ao protagonismo do 1º Secretário da Mesa, deputado Beto Mansur (PRB-SP).
  • Nesta semana a Comissão Especial do Impeachment do Senado Federal deverá apresentar seu cronograma de trabalho.
  • Michel Temer se reune com Centrais Sindicais para tratar da reforma da previdência. O apoio é crucial para que se legitime a reforma pretendida pelo Presidente em exercício. Estuda-se a instituição da idade mínima e a equalização gradual da idade entre homens e mulheres. O momento exige grande atenção por parte do movimento sindical e reafirmação dos princípios da defesa dos direitos e garantias do trabalhador.

Câmara dos Deputados

Plenário


A Pauta encontra-se trancada por quatro Medidas Provisórias e três projetos em urgência: 

  • MP 706/2015 – dispõe sobre as concessões de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica;
  • MP 708/2015 – autoriza a União a reincorporar trechos de rodovias federais transferidos aos Estados e ao Distrito Federal;
  • MP 712/2016 – dispõe sobre a adoção de medidas de vigilância em saúde quando verificada situação de iminente perigo à saúde pública pela presença do mosquito transmissor do Vírus da Dengue, do Vírus Chikungunya e do Zika Vírus.
  • MP 715/2016 – abre crédito extraordinário, em favor do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Seguro-desemprego

Item 11 – Projeto de Lei 2750-A, de 2015, de autoria do deputado André Figueiredo (PDT-CE), aplicando o disposto nas Leis 7998/90 e 13134/2015 aos trabalhadores desempregados que, no período da vigência da MP 665/2015, compreendido entre 28 de fevereiro e 16 de junho de 2015, atendiam às condições, exigências e requisitos previstos naquela lei, para fins de obtenção, majoração ou ampliação do número de parcelas do benefício do seguro desemprego, assegurando-se os direitos adquiridos.

Situação: aprovada a urgência para sua deliberação em Plenário e encontram-se os pareceres pendentes das Comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Penhora “on line” nas execuções trabalhistas

Item 16 – Projeto de Lei 5140-B, de 2005, de autoria do então deputado Marcelo Barbieri (PMDB-SP), que tem por objetivo promover a execução de modo menos gravoso para o devedor, autorizando o bloqueio das contas e penhora em dinheiro somente na execução definitiva. Considera, ainda, impenhoráveis as contas destinadas ao pagamento dos salários dos empregados e o bem de família. Trata da desconsideração da personalidade jurídica mediante abuso de direito, desvio de finalidade, confusão patrimonial, excesso de poder, dentre outros.

Situação: aprovado parecer pela aprovação na CDEIC; pela rejeição na CTASP; e pela aprovação no mérito e constitucionalidade na CCJC.

Assédio moral no trabalho

Item 20 – Projeto de Lei 4742, de 2001, de autoria do ex-deputado Marcos de Jesus, que altera o Código Penal (Decreto 2.848 de 1940) para incluir como assédio moral no trabalho a desqualificação por meio de palavras, gestos ou atitudes, a autoestima, a segurança ou a imagem do servidor público ou empregado em razão de vínculo hierárquico funcional ou laboral.

Situação: possui parecer da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, pela constitucionalidade, juridicidade, técnica legislativa e, no mérito, pela aprovação da matéria e do PL 4.960/2001, apensado, com substitutivo.

Novo Rito de tramitação de Medida Provisória

Item 38 – Proposta de Emenda a Constituição 70-C, de 2011, de autoria então senador José Sarney (PMDB-AP), propondo alterar o rito de tramitação de Medidas Provisórias nas duas Casas do Congresso Nacional.

Relatório: aprovado pela Comissão Especial parecer do deputado Walter Alves (PMDB/RN), na forma de texto substitutivo, propondo que as medidas provisórias vigorarão pelo prazo máximo de 120 dias a partir da data de sua publicação. Contudo, perderão eficácia, desde sua edição, caso não sejam apreciadas pelas duas Casas no prazo de 100 dias.

A tramitação da MPV no Congresso Nacional deve observar os prazos sucessivos de:

  1. a) 70 dias, na Câmara dos Deputados, sob pena de encaminhamento imediato ao Senado Federal;
  2. b) 30 trinta dias, no Senado Federal;
  3. c) Na hipótese de alterações no Senado, a Câmara terá mais 20 dias.

Os prazos são ininterruptos, suspendendo-se apenas durante os períodos de recesso do Congresso Nacional.

Caso a medida provisória não seja apreciada pela Câmara dos Deputados no prazo de 70 dias ela será encaminhada ao Senado, que se tornará Casa iniciadora.

Aprovada no Senado a MPV será encaminhada à Câmara que terá prazo de 20 dias para aprecia-la. Se emendada será novamente devolvida ao Senado Federal para este se manifestar exclusivamente sobre a alteração, hipótese em que a vigência da medida provisória será prorrogada por dez dias.

Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC)

Terça-feira às 14h30, quarta-feira às 10h e quinta-feira às 10h


Movimentação do FGTS em caso de desastres naturais

Item 11 – Projeto de Lei 7343, de 2010, de autoria do Marcelo Crivella (PRB/RJ), que define os tipos de desastres naturais em que será permitida a movimentação da conta vinculada ao FGTS.

Relatório: apresentado pela deputada Tia Eron (PRB-BA), pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa.

Contribuição sindical dos trabalhadores autônomos

Item 12 – Projeto de Lei 2141, de 2011, de autoria do ex-senador Gerson Camata, que altera a CLT para fixar o valor da contribuição sindical dos agentes e trabalhadores autônomos e dos profissionais liberais e para dispor sobre a sua atualização.

Relatório: apresentado pelo deputado Elmar Nascimento (DEM-BA), pela inconstitucionalidade do projeto, e pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa do PL 1491/2011, apensado, do Substitutivo da Comissão de Trabalho (CTASP), da Emenda nº 1/2013 e da subemenda da Comissão de Finanças e Tributação, com subemenda.

Emissão da Carteira de Trabalho

Item 16 – Projeto de Lei 7705, de 2014, de autoria do senador Blairo Maggi (PR-MT), que altera a CLT a fim de permitir que a emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ocorra por meio eletrônico.

Relatório: apresentado pelo deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa, com emenda.

Participação de estrangeiros em representação sindical

Item 22 – Projeto de Lei 4029, de 2008, de autoria do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), que altera a lei 6.815 de 1980 (Estatuto do Estrangeiro) para revogar o dispositivo que veda ao estrangeiro participar da administração ou representação de sindicato ou associação profissional, bem como de entidade fiscalizadora do exercício de profissão regulamentada.

Relatório: apresentado pelo deputado Alceu Moreira (PMDB-RS) pela constitucionalidade, juridicidade, técnica legislativa e, no mérito, pela aprovação do projeto, com substitutivo; e pela constitucionalidade, juridicidade, técnica legislativa e, no mérito, pela rejeição do substitutivo da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN).

Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços – CDEICS

Quarta-feira às 8h


Desemprego

Item 1 – Requerimento 61, de 2016, de autoria do deputado Adail Carneiro (PP-CE), que requer a realização de audiência pública para debater o impacto econômico no comércio e na indústria em relação ao aumento no índice de desemprego.

Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta

Item 8 – Projeto de Lei 1762, de 2015, de autoria do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT) que torna opcional a Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta.

Relatório: apresentado pelo deputado Laercio Oliveira (SD-SE), pela aprovação do projeto, com substitutivo.

Participação nos lucros e resultados – metas sobre saúde e segurança no trabalho

Item 10 – Projeto de Lei 258, de 2015, de autoria do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), que altera a Lei 10.101, de 2000, que dispõe sobre a participação dos trabalhadores nos lucros ou resultados da empresa, para permite a negociação coletiva de metas referentes à saúde e segurança no trabalho como critério para fixação dos direitos relativos à participação do trabalhador nos lucros ou resultados da empresa.

Relatório: apresentado pelo deputado Helder Salomão (PT-ES), pela rejeição da matéria.

Participação nos lucros e resultados – comissão paritária com participação de sindicato preponderante

Item 11 – Projeto de Lei 3016, de 2015, de autoria do deputado Laercio Oliveira (SD-SE), que altera a norma referente aos Programas de Participação nos Lucros ou Resultados, para orientar a participação das entidades sindicais nos casos de empresas com múltiplas atividades ou filiais.

Relatório: apresentado pelo deputado Augusto Coutinho (SD-PE), pela aprovação da matéria.

Comissão de Seguridade Social e Família

Quarta-feira às 9h30


Lei da Cantada

Item 3 – Projeto de Lei 1806, de 2015, de autoria do deputado Laudívio Carvalho (SD-MG), que estabelece como contravenção penal a conduta de abordar, importunar ou constranger mulher com    gestos ou palavras torpes ou obscenas.

Relatório: a deputada Érika Kokay (PT-DF) apresentou parecer pela aprovação do projeto, com substitutivo.

Lavagem de uniformes

Item 23 – Projeto de Lei 323, de 2015, de autoria do deputado Jorge Solla (PT-BA), que responsabiliza as empresas pela lavagem dos uniformes usados por seus empregados.

Relatório: apresentado pelo deputada Carmen Zanotto (PPS-SC), pela aprovação, com emenda.

Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP)

A definir


Desemprego

Item 2 – Requerimento 115, de 2016, de autoria da deputada Flávia Morais (PDT-GO), que solicita a realização de audiência pública no intuito de debater o alto índice de desemprego no Brasil.

Homologação de acordo extrajudicial entre empregador e empregado sem assistência do sindicato

Item 3 – Requerimento 116, de 2016, de autoria do deputado Benjamin Maranhão (SD-PB), que requer audiência pública para debater o Projeto de Lei (PL) 427/2015, que trata do procedimento conjunto de jurisdição voluntária na Justiça do Trabalho, para possibilitar a homologação de acordo extrajudicial firmado pelos interessados.

Piso salarial

Item 10 – Projeto de Lei Complementar 28, de 2015, de autoria do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), que dispõe que convenção e acordo coletivos de trabalho devem observar o piso salarial nela instituído

Relatório: apresentado pelo deputado Benjamin Maranhão (SD-PB), pela rejeição da matéria.

Contratação de aprendizes

Item 13 – Projeto de Lei 5337, de 2013, de autoria do senador Paulo Bauer (PSDB-SC), que altera a CLT para autorizar o empregador a contratação de 10% do total de empregados na condição de aprendizes.

Movimentação do FGTS

Item 14 – Projeto de Lei 3310, de 2000, de autoria do ex-deputado Euler Morais (PMDB-GO), que possibilita o saque do saldo da conta vinculada do FGTS para tratamento de saúde de parentes em 1º grau do titular acometidos da AIDS.

Relatório: apresentado pelo deputado Jorge Côrte Real (PTB-PE), pela rejeição do projeto principal, pela aprovação de apensados e do substitutivo da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF).

Demissão de trabalhador com estabilidade

Item 15 – Projeto de Lei 3024, de 2008, de autoria do deputado Ivan Valente (PSOL-SP), que proíbe a dispensa, afastamento ou suspensão de trabalhadores sindicalizados ou não, que gozam de estabilidade definida em lei.

Relatório: apresentado pelo deputado Daniel Vilela (PMDB-GO), pela rejeição da matéria.

Seguro-desemprego e previdência

Item 17 – Projeto de Lei 4080, de 2012, de autoria do ex-deputado Vilson Covatti (PP-RS), que dispõe sobre a contagem como tempo de contribuição do período em que o segurado do Regime Geral de Previdência Social esteve em gozo de seguro-desemprego.

Relatório: apresentado pelo deputado Benjamin Maranhão (SD-PB), pela aprovação da matéria, com substitutivo.

Contratos de prestação de serviços

Item 18 – Projeto de Lei 5100, de 2013, de autoria do deputado Laercio Oliveira (SD-SE), que estabelece que a atualização financeira dos contratos de serviço passa a ser obrigatória na data-base da categoria, devendo haver disposição expressa nos termos assinados.

Relatório: apresentado pelo deputado Jorge Corte Real (PTB-PE), pela aprovação da matéria, com substitutivo.

Contratação de deficientes

Item 24 – Projeto de Lei 1231, de 2015, de autoria do deputado Vicentinho Júnior (PR-TO) que inclui mecanismos de facilitação da contratação de pessoas com deficiência na iniciativa privada e medidas de compensação a serem adotadas quando a cota mínima não puder ser alcançada por razões alheias à vontade do empregador.

Relatório: apresentado pelo deputado Benjamin Maranhão (SD-PB), pela aprovação da matéria, com emenda.

Profissões regulamentadas

Item 28 – Projeto de Lei 1944, de 2015, de autoria do deputado Veneziano Vital do Rêgo (PMDB-PB) que dispõe sobre a obrigatoriedade de os conselhos de fiscalização de profissões regulamentadas disponibilizarem meios de acesso público para consulta a informações cadastrais dos profissionais registrados.

Relatório: apresentado pelo deputado Daniel Vilela (PMDB-GO) pela aprovação da matéria, com emenda.

Contratação de maior de 16 anos

Item 30 – Projeto de Lei 1997, de 2015, de autoria do deputado Paulo Magalhães (PSD-BA), que permite ao maior de 16 anos de idade firmar contrato de trabalho com base na  CLT, nos casos que não ferir o Inciso XXXIII do art. 7º da Constituição Federal, que veda o trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito anos.

Relatório: apresentado pelo deputado Benjamin Maranhão (SD-PB), pela rejeição da matéria.

Trabalho aos domingos

Item 31 – Projeto de Lei 2369, de 2015, de autoria do deputado Domingos Neto (PSD-CE), que dispõe sobre o período máximo para fruição pelo empregado, da folga coincidente com o Domingo a cada sete semanas.

Relatório: apresentado pelo deputado Ademir Camilo (PTN-MG), pela aprovação da matéria, com substitutivo.

Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU)

Quarta-feira às 10h


Extinção do FI-FGTS

Item 4 – Projeto de Lei 8015, de 2014, de autoria do deputado Irajá Abreu (PSD-TO), que extingue o Fundo de Investimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FI-FGTS).

Relatório: apresentado pela deputada Moema Gramacho (PT-BA), pela rejeição da matéria.

Senado Federal

Plenário


 A pauta encontra-se trancada pela seguinte Medida Provisória:

  • MP 707/2015, que amplia até 30 de junho de 2016 o prazo para que o BNDES refinancie contratos de financiamento destinados à aquisição e ao arrendamento mercantil de caminhões.

Violência contra a mulher

Item 6 – Proposta de Emenda a Constituição 43, de 2012, que altera a redação do inciso II do art. 203 da Constituição para acrescentar entre os objetivos da assistência social o amparo à mulher vítima de violência.

Situação: já foi discutido em Plenário e terá na próxima sessão sua deliberação pela aprovação segundo parecer do senador Paulo Paim (PT-RS) apresentado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.

Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa

Segunda-feira às 9h


 Geração de emprego e renda

Realização de audiência pública com o objetivo de discutir a retomada do crescimento econômico e a geração de emprego e renda. Constam entre os convidados:

  • José Calixto Ramos, Presidente da Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST)
  • João Carlos Pimenta, Presidente do Clube de Engenharia de Brasília (CEnB)
  • José Velloso Dias Cardoso, Presidente Executivo da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ); e
  • Clemente Ganz Lúcio, Diretor Técnico do DIEESE

A audiência ocorre a pedido do presidente da CDH, senador Paulo Paim (PT-RS).

 Comissão de Assuntos Econômicos

Terça-feira às 11h


Item 4 – Projeto de Lei do Senado 326, de 2013, de autoria do senador Eduardo Amorim (PSC-SE), que altera a CLT para regulamentar o trabalho exercido a distância.

Relatório: apresentado pelo senador Roberto Requião (PMDB-PR), pela aprovação da matéria.

Comissão de Assuntos Sociais

Quarta-feira as 9h


 Calculo do adicional de insalubridade

Item 2 – Projeto de Lei do Senado 294, de 2008, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), para determinar que o adicional de insalubridade deva ser calculado sobre o salário do empregado, em vez de sobre o salário mínimo, como determinado originalmente na CLT.

Relatório: apresentado pelo senador Vicentinho Alves (PR-TO), pela aprovação com emenda que assegura a percepção de adicional respectivamente de 40% (quarenta por cento), 20% (vinte por cento) e 10% (dez por cento), segundo se classifiquem nos graus máximos, médio e mínimo, incidentes sobre o valor base ajustado em acordo ou convenção coletiva do trabalho.

Licença-maternidade em caso de falecimento de genitora

Item 7 – Projeto de Lei do Senado 492, de 2015, de autoria do senador Aécio Neves (PSDB-MG), que altera a CLT, e a Lei nº 8.213/91, Plano de Benefícios da Previdência Social, para dispor que em caso de morte da genitora, mesmo que não seja segurada da Previdência Social, é assegurado ao cônjuge ou companheiro empregado o gozo de licença por todo o período da licença-maternidade ou pelo tempo restante de licença a que teria direito a mãe, se segurada da Previdência Social; no caso de falecimento da genitora, ainda que não segurada, ou do segurado que fizer jus ao recebimento do salário-maternidade o benefício será pago, por todo o período ou pelo tempo restante a que teria direito.

Relatório: apresentado pela senadora Marta Suplicy (PMDB-SP), pela aprovação.

Repelente do mosquito Aedes aegypti

Item 10 – Projeto de Lei do Senado 72, de 2016, de autoria da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que assegura o direito de as gestantes receberem gratuitamente repelente do mosquito Aedes aegypti.

Relatório: apresentado pelo senador Acir Gurgacz (PDT-RO), pela aprovação, com emenda.

Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania         

Quarta-feira às 10h


 Juros de mora sobre débitos judiciais

Item 23 – Projeto de Lei do Senado 377, de 2013, de autoria do senador Ciro Nogueira (PP-PI), para estabelecer sobre os débitos constituídos por decisão judicial, a aplicação dos índices oficiais de remuneração dos depósitos de poupança, a título de atualização monetária e de juros de mora.

Relatório: apresentado pelo senador Antônio Anastasia (PSDB-MG), favorável ao projeto.

Condições de risco acentuado ao trabalhador

Item 25 – Projeto de Lei do Senado 261, de 2010, de autoria do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), Altera a redação do art. 193 da CLT para incluir, entre as atividades consideradas perigosas, incluem as de contato permanente com inflamáveis e explosivos, bem como as que ofereçam condições de acentuado risco à integridade física do trabalhador.

Relatório: apresentado pelo senador Paulo Paim (PT-RS), pela aprovação com emenda de redação.

Brasília-DF, 16 de Maio de 2016.



Victor Zaiden
Sheila Tussi Cunha Barbosa