Motta recebe troféu durante Seminário de Saúde e Segurança do Trabalhador

Imprimir    A-    A    A+

05/04/2013
DSC_0093

Cerca de 450 pessoas participaram do seminário

Cerca de 450 pessoas participaram do Seminário Internacional de Saúde e Segurança do Trabalhador Brasil/Itália, no Centro de Lazer dos Comerciários em Praia Grande/SP. A abertura aconteceu na quinta-feira e contou com a presença de dirigentes sindicais da Fecomerciários e representantes das Centrais Sindicais brasileiras e italianas. O evento foi encerrado na tarde desta sexta-feira (5/4).

Os temas discutidos foram a saúde do trabalhador frente ao amianto, construção de políticas públicas, os avanços na área, direitos civis e criminais relacionados a acidente de trabalho, aposentadoria por invalidez, entre outros.

Zelar pela saúde

DSC_0293

Luiz Carlos Motta

Em seu discurso, o presidente da Fecomerciários, Luiz Carlos Motta, citou a importância da união entre as entidades nacionais e internacionais para a defesa dos trabalhadores que sofrem com os acidentes e as doenças ocupacionais. “Nossa Federação lançou o Departamento de Saúde e Segurança do Trabalhador Comerciário no mês de fevereiro devido as ocorrências de acidentes no comércio. Assim, nossos 68 Filiados estão mais atentos para que não aconteça abusos físicos e mentais com os trabalhadores”, disse.

Motta destacou também o excesso da jornada de trabalho, onde somam expedientes superiores a 52 horas semanais e completou: “A realização deste evento é de grande importância, pois promove a troca de experiências numa demonstração de unidade, além das nossas fronteiras, para zelarmos pelas saúde dos profissionais”.

Para João Carlos Gonçalves, o Juruna, secretário-geral da Força Sindical, é preciso pensar como intensificar as ações e democratizar o acesso dos cipeiros e ativistas sindicais nas empresas para conquistar melhorias na área de saúde e segurança do trabalhador. “A unidade de ação das centrais sindicais é crucial para garantir os avanços que almejamos para a plena cidadania da classe trabalhadora, que é sinônimo também de locais de trabalho dignos, saudáveis e seguros”, disse.

Troféus

Ainda na abertura oficial, Motta e representantes de outras entidades envolvidas no Projeto Verão Sem Aids receberam medalha e troféu pela realização do evento, ocorrido em janeiro e fevereiro deste ano na cidade de Praia Grande.

Mesa de abertura

Além de Motta e Juruna, a mesa de solenidade foi composta por Gilberto De Santis, presidente do ItalUIL; Rocco Carannante, tesoureiro da UIL; Arnaldo Gonçalves, secretário de Saúde do Trabalhador da Força; Sérgio Luiz Leite, presidente da Fequimfar; Miguel Torres, presidente da CNTM e do Sindicato dos Metalúrgicos de SP; Neusa Barbosa, da Federação dos Trabalhadores na Alimentação do Estado de SP; Antonio de Souza Ramalho, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de SP; João Donizete Scaboli, secretário de Saúde da Força Sindical/SP; Almir Munhoz, presidente do Sindicato dos Telefônicos; Marco Antonio Ribeiro, presidente do Sindicato dos Técnicos em Segurança do Trabalho; Canindé Pegado, secretário-geral da UGT; Fábio Porta, deputado italiano para a América do Sul; Hebert Passos Filho, coordenador da Força Sindical na Baixada Santista; Antonio Silvan de Oliveira, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Químicos.

Realizadores

O seminário foi promovido e apoiado pela Força Sindical Nacional e SP, CNTM, Ital/UIL (Central Italiana), UGT, Fecomerciários, Sindicato dos Metalúrgicos de SP, Sintesp, Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, Sintetel, Fequimfar e Fetiasp.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Fecomerciários