MULHERES GUERREIRAS!

Imprimir    A-    A    A+

21/03/2013

Nos últimos cem anos, as mulheres brasileiras conquistaram o direito ao voto, chegaram à universidade e preencheram o mercado de trabalho. Pela primeira vez na história, o cargo mais importante do país, a presidência da república, é exercido por uma mulher.

Embora as lutas travadas pelos movimentos sociais de gênero tenham inserido ativamente as mulheres na sociedade, a representação feminina na política brasileira ainda é pequena tanto no espaço legislativo, quanto no executivo ou judiciário. Diante da ausência das mulheres na disputa e condução de cargos públicos, a Organização das Nações Unidas – ONU tem cobrado do Brasil, ações para mudar esta realidade.

Ora, os fatores que hoje ainda afastam as mulheres do cenário político são as questões de gênero mal resolvidas, fatores culturais como o patriarcado, discriminação, sobrecarga de trabalho para sobreviver e outros agravados pelo fato de ainda hoje as mulheres lutarem para terem reconhecidos seus direitos como seres humanos, livres da violência e escravidão.

Vencer paradigmas não é tarefa simples nem fácil. Exige uma força de vontade tremenda. O caminho, entretanto, vai sendo aplainado; as mulheres tem conseguido espaços de importância para sua participação na vida pública, conquistando a implementação de políticas que têm contribuído para a transformação de sua condição social nas últimas décadas.

Em 8 de março comemoramos o Dia Internacional da Mulher. Uma data para reflexão e avaliação. Muito foi conquistado, muito há por fazer e mesmo vivendo uma dura realidade, as mulheres sabem transformar experiências em ações, que conquistam direitos.

Criaturas dessa magnitude só podem acabar vencendo e transformando o mundo num lugar melhor para todos viverem! Por isso, prestamos nosso respeito a estas mulheres batalhadoras, principalmente as mulheres comerciárias que diariamente cumprem uma árdua jornada de trabalho e dedicam-se à família e ao lar; atividades múltiplas e bem realizadas na rotina dessas verdadeiras guerreiras!

Arnaldo Azevedo Biloti

Presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Santos e Região – Sincomerciários BS