PALAVRA DO PRESIDENTE

Imprimir    A-    A    A+

02/05/2023

Reflexões sobre a semana do trabalhador

Por Luiz Carlos Motta*

Comemoramos nesta semana, a data magna da classe trabalhadora: o 1º de Maio! Trago comigo a honra de ser o primeiro comerciário a ser eleito Deputado Federal pelo Estado de São Paulo. Estou no meu segundo mandato. E, com o orgulho de ser oriundo da representação dos trabalhadores, manifesto a todos os meus cumprimentos pela celebração do Dia do Trabalho, comemorado na última segunda-feira, quando Sindicatos Filiados à Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo, por mim presidida, reafirmaram as suas reivindicações por Emprego, Salário e Direitos.

Deliberações

No Centro de Lazer mantido pela FECOMERCIÁRIOS, na Estância Turística de Avaré, o Complexo Eco, as lideranças sindicais comerciárias paulistas reuniram mais de 3.200 trabalhadores e trabalhadoras, no 1º de Maio dos Comerciários. Trata-se do único evento comemorativo ao Dia do Trabalho a reunir tão expressivo número de trabalhadores de uma única categoria, num mesmo ato.

No 1º de Maio dos Comerciários foram aprovadas, por unanimidade, cinco deliberações. Elas reforçam a importância da consciência política dos trabalhadores, a valorização dos Sindicatos, o fortalecimento das Negociações Coletivas, o incremento da Sindicalização e os investimentos na Comunicação Sindical. Encerrada a manhã de trabalhos, comerciários e práticos de farmácia usufruíram de merecida diversão nas atrações do Eco Blue Acqua Park.

Congresso

Agora, esses decisivos encaminhamentos serão multiplicados na base sindical comerciária paulista, pelas entidades filiadas à Federação, pelos trabalhadores em seus locais de trabalho e, certamente, por mim, que assumi com a categoria o compromisso de fortalecê-los na Câmara Federal.

Mercado de trabalho

A data também traz preocupante cenário em relação o mercado de trabalho. Recentes levantamentos do IBGE apontam que, entre dezembro de 2022 e fevereiro de 2023, o desemprego cresceu. A taxa de desocupação chegou a 8,6% e atingiu 9,2 milhões de pessoas. Ao todo, são 483 mil desempregados a mais do que no trimestre encerrado em novembro de 2022. Para manter os empregos e gerar novas vagas é preciso estimular os investimentos tanto no setor público como privado.

Pisos

Em relação ao salário mínimo, trabalhamos pela sua valorização. O salário mínimo serve de referência para aumentos nos Pisos Salariais das diferentes categorias de trabalhadores. Salário com poder de compra aquece o comércio que, por sua vez, solicita mais produtos à indústria. Vale salientar, que as conquistas dos Pisos Salariais são resultado das lutas contínuas dos sindicatos sérios e verdadeiramente comprometidos com os trabalhadores, como são os Sindicatos de Comerciários e de Práticos de Farmácia filiados à Fecomerciários.

Direitos

Quanto aos direitos, é importante que o trabalhador denuncie toda forma de exploração, principalmente o trabalho análogo à escravidão, o subemprego e a informalidade, entre outras formas de abuso. Também é fundamental lutar por salários iguais para homens e mulheres na mesma função e jornada, além de toda e qualquer forma de assédio.

Sindicalização

Enfim, esta semana também permite destacar a importância dos Sindicatos na vida do trabalhador e seus dependentes. Sindicato luta, protege e conquista. Valorizar a sindicalização significa fortalecer a si próprio e a sua entidade representativa.

Trabalhador sindicalizado não está sozinho na defesa dos seus interesses trabalhistas e previdenciários. Conta com efetivas ações sindicais e, juntamente com a sua família, pode usufruir de serviços e benefícios nas áreas de saúde, educação, esportes e lazer, realidade que foi (e é!) constatada pelos trabalhos que fizeram da segunda edição do 1º de Maio dos Comerciários, em Avaré! Parabéns às trabalhadoras e aos trabalhadores!

*Luiz Carlos Motta é presidente da Fecomerciários e da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC). É Deputado Federal (PL/SP) em seu segundo mandato.