Fecomerciários reúne funcionários de Sindicatos em Praia Grande

Imprimir    A-    A    A+

15/06/2012

Mais de 350 colaboradores de Sindicatos Filiados à Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo (Fecomerciários) participaram no dia 11 de maio, do 2º Encontro de Funcionários das Entidades Sindicais Comerciárias “Cuidando de Gente”, realizado no Centro de Lazer em Praia Grande.

O evento teve por objetivo qualificar e aperfeiçoar o conhecimento dos funcionários dos Sindicatos por meio de palestras, para que eles possam compartilhar essa aprendizagem no dia a dia.

Na abertura, o presidente da Federação, Luiz Carlos Motta, disse que o encontro reforça as ações e aproxima cada vez mais os Sindicatos da categoria comerciária em todo o Estado de São Paulo. “Trata-se de um curso de qualificação que irá aperfeiçoar profissionalmente e repercutir no dia a dia de cada um”, enfatizou.

Motta também mostrou o “Gibi Fecomerciários em Quadrinhos”, novo instrumento de comunicação da Federação. “Este gibi segue os mesmos princípios que os trouxe hoje, neste encontro: aproximar, cada vez mais, o Sindicato dos comerciários”.

 Motivação

Na primeira palestra do dia, o professor e antropólogo Luiz Marins prendeu a atenção da plateia com a palestra “O poder do entusiasmo e a força da paixão para vencer o desafio de cuidar de gente”, com dinâmicas que reforçaram sua mensagem de autoestima, motivação e fé em si mesmo. “Cuidar de gente é entender como funciona o ser humano. O que separa o homem do animal é sua inteligência, que vem ao lado da sua vontade e entusiasmo”, disse.

À tarde o simpósio “Cuidando de Gente” teve três palestras: “Gente que lida com gente”, “Gente que se comunica” e “O Sindicato cuidando de gente”, ministradas por assessores da Federação.

 Íntegra do discurso do presidente Motta

A FECOMERCIÁRIOS tem como meta estreitar, cada vez mais, sua integração e união com os seus 66 Sindicatos Filiados.

Essa união se dá por meio de várias ações isoladas mas, quando reunidas, reafirmam nosso compromisso de manter, em toda base territorial, o verdadeiro espírito de companheirismo.

Por sinal, ressalto que a palavra “Companheiro” tem como origem e significado a expressão “DIVIDIR O PÃO”.

A recente doação de 66 veículos multiutilitários Doblòs, a cada um dos Sindicatos Filiados, exemplifica este companheirismo, coletividade e união, que constituem, verdadeiramente, nossa vocação de COLETIVIDADE e UNIÃO, verdadeiramente, o nosso MAIOR PATRIMÔNIO.

A realização deste 2º Encontro também reforça os ideais dessa nossa meta principal: realizar ações e atividades que aproximem, ainda mais, o Sindicato da categoria e, por sua vez, os comerciários do Sindicato.

Reafirmo esta meta de APROXIMAÇÃO porque ela passa, necessariamente, pelo ELO fundamental na relação entre o Sindicato e a categoria: VOCÊS!

Daí, a entrada desse evento no calendário anual da nossa Federação.

O aperfeiçoamento profissional de cada um de vocês vai repercutir na excelência do atendimento em seus respectivos locais de trabalho.

Porém, quero ressaltar que, conforme destaca o tema central deste encontro, “CUIDANDO DE GENTE”, a proposta do evento é, também, “CUIDAR” de vocês.

Este “CUIDAR” vai ocorrer por meio de palestras, na verdade, através de um diálogo que será estabelecido neste palco, principalmente sob o aspecto HUMANO.

Sem esta HUMANIZAÇÃO, e sua consequente VALORIZAÇÃO, o risco do trabalho, no cotidiano do Sindicato, no que diz respeito ao contato de vocês com a categoria, corre o perigo de não prosperar, se não houver a consciência de uma sabedoria simples: O SER HUMANO ESTÁ ACIMA DE TUDO!

Com esta colocação observo que somente a valiosa e a volumosa presença de vocês aqui demonstram que todos nós, “JUNTOS”, estamos no caminho certo, ou seja: RECONHECER a importância de cada um de vocês, funcionários e funcionárias das entidades sindicais comerciárias, no dia a dia dos Sindicatos.

Vocês devem ter a consciência de que fazem parte de uma trincheira de luta diferenciada dentro dos seus respectivos Sindicatos.

Esta trincheira de luta diferenciada, unida às nossas demais ações sindicais, como já disse, também ajuda a pôr em prática nosso ideal de atender com zelo e plena dedicação às comerciárias e os comerciários do Estado.

Portanto, mesmo que os seus locais de trabalho não sejam no comércio, sintam-se, também, como comerciários, identifiquem-se com eles.

O retorno desta CONSCIÊNCIA virá, simultaneamente, para você, à categoria e aos Sindicatos.

Desejo, sinceramente, que vocês aproveitem, ao máximo, o aprendizado aqui adquirido e repassem aos seus colegas e às suas colegas de trabalho, as novas bagagens profissionais conquistadas neste 2º Encontro de Funcionários em Entidades Sindicais Comerciárias.

Por fim, quero anunciar que hoje, durante este evento, vamos lançar um novo veículo de comunicação da Federação: o “Gibi Fecomerciários em Quadrinhos”.

Este “GIBI” segue os mesmos princípios que os trouxe hoje, neste Encontro.

Isto é: aproximar, cada vez mais, o Sindicato dos comerciários.

Não é à toa que de três em três meses nossos Sindicatos vão distribuir milhares de “Gibis” nos estabelecimentos comerciais.

O objetivo é mostrar como se dão as ações sindicais comerciárias em toda nossa base territorial, composta por 2 milhões de Comerciários em todo o Estado!

Enfim, espero que tenham um bom e proveitoso evento e não se esqueçam: à noite será servido, a vocês, um saboroso jantar de confraternização. Aproveitem!

Assessoria de Imprensa da Fecomerciários

Fone: (11) 3060-6600 R 6749

webcomunic@fecomerciarios.org.br

Luiz Carlos Motta – 8466-8600

www.fecomerciarios.org.br