Imprimir    A-    A    A+

O que houve?

Foi debatido nesta data (16/04/2019), “os desafios para a representatividade da sociedade na política”, na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal.

Dentre os vários debatedores, destacamos:

Frei Davi do Santos salientou o sentimento dos brasileiros – “se sentem traídos pela classe política” – e que refletiu na renovação, na eleição passada, dos parlamentares desonestos, tanto na Câmara dos Deputados, bem como no Senado Federal e afirmou que a política ainda merece aperfeiçoamento na representatividade política do país, com mais mulheres e negras, com mais deficientes e indígenas. Informou que em 1.222 municípios brasileiros não elegeram nenhuma mulher para vereadora.

Para a jornalista Joyce Ribeiro, da TV Cultura, representar é “colocar a vida à disposição dos interesses de uma classe, grupo ou nação, que possa garantir a participação dos representados efetivamente”. Que a chave para o sucesso de todas as decisões é o estreitamento das relações entre a classe política e o eleitor. Questionou se os representantes (parlamentares) defendem realmente os interesses dos cidadãos, que é o grande desafio para a sociedade, isto é, a continuidade dessa representação durante todo o seu mandato. Ressaltou que o conhecimento político da população leva uma aproximação maior com seus representantes.

Viviana Santiago, gerente de gênero da Advocacy da Plan Internacional, afirmou que “a representatividade política do Brasil é como a vida da mulher maravilha ao contrário”, onde o ambiente das Casas Legislativa é hegemonicamente masculino e branca, e que o desafio é mudar essa perspectiva de representação política para a compreensão humana de desnaturalização desse espaço que é exclusivo de uma parte da população.

O senador Flávio Arns (Rede-PR), ressaltou que o fortalecimento da representatividade é aperfeiçoado ao longo do tempo, por meio do interesse das pessoas pela política, onde o aluno, adequando a educação para que desenvolva a oportunidade de liderança, que gera a mudança de cultura e de pensamento, sendo um representante de um segmento.

 

Relações Institucionais da CNTC

É permitida a reprodução deste conteúdo, desde que citada a fonte.