21º Congresso Sindical Fecomerciários

Imprimir    A-    A    A+

28/09/2012

Dirigentes da CNTC estiveram presentes no 21º Congresso

A CNTC esteve presente no 21º Congresso Sindical promovido pela Fecomerciários,
realizado na Praia Grande, São Paulo, representada pelo Presidente Levi Fernandes Pinto, pelo 2º. Vice-Presidente, Valmir de Almeida Lima, pelo Diretor-Secretário, Lourival Figueiredo Melo, pelo Diretor de Patrimônio, Luiz de Souza Arraes, e pelo Presidente da Federação dos Comerciários do Estado de Goiás e Tocantins, Edson Garcia.


Fala do Presidente Levi Fernandes Pinto na Fecomerciários 

“Inicialmente gostaria de saudar o Companheiro Luiz Carlos Motta e demais companheiros e companheiras da Fecomerciários. É uma honra para nós representar a CNTC no 21º. Congresso Sindical Comerciário, com uma pauta de palestras e debates de grande relevância para o movimento sindical brasileiro. Ressalto que a abertura ao diálogo e à reflexão é uma das características das atividades realizadas pela Fecomerciários. E não poderia ser diferente, dada a sua condição de maior Federação de Comerciários da América do Sul, com um trabalho voltado para o fortalecimento de todos os sindicatos filiados e de defesa dos Comerciários do Estado de São Paulo.Companheiro Luiz Carlos Motta, em nome de quem cumprimento todos os componentes da mesa e todas as companheiras e Companheiros dos 67 sindicatos Filiados à Fecomerciários. Saúdo a todos os convidados e autoridades presentes.

Levi Fernandes Pinto, presidente da CNTC, fala no Congresso

Conheço de perto a capacidade de trabalho, a lealdade e a visão de futuro do Companheiro Motta, que exerce a estratégica função de Diretor-Tesoureiro da CNTC e é reconhecidamente uma das maiores expressões de liderança, hoje, do sindicalismo brasileiro. Sei do seu empenho, caro Luiz Carlos Motta, na defesa dos temas relacionados à “Trabalho, Consciência Política e Dignidade Social”, que os ilustres palestrantes e debatedores irão desenvolver neste 21º Congresso.

Acompanhei com atenção suas intervenções na Conferência da Organização Internacional do Trabalho, a OIT, realizada em Genebra, em julho, para discutir uma questão grave nas relações de trabalho em todo o mundo, que é a superação das violações da dignidade do trabalhador e a busca do respeito ao conceito de Trabalho Decente, do fim de todas as formas de Trabalho Exploratório (Trabalho Escravo, Infantil e Subemprego), da Defesa da Indústria Nacional, do Diálogo Social, da Geração de Emprego e da Igualdade de Oportunidades e Tratamento de Gênero e Raça.

Acompanhamos também, Motta, a mesma defesa desses princípios feita por você, em agosto, durante a realização do Fórum Internacional sobre Globalização Econômica e Sindicatos, realizada em Pequim, quando manifestou sua preocupação com os impactos da globalização econômica sobre os trabalhadores e as sociedades nos países em desenvolvimento. (Cumpre lembrar aos Senhores o impacto devastador das políticas de desregulação sobre os países desenvolvidos, cujos efeitos estamos assistindo agora na erosão das economias dos países ricos e na quebra dos direitos dos trabalhadores na Europa).

A Globalização tem provocado mudanças de grande impacto para os trabalhadores e a sociedade em todo o mundo. Não cabe aqui julgar se ela é boa ou negativa nas economias modernas, com a complexidade de um mundo movido simultaneamente pelo comércio, produção e investimentos financeiros. Essa discussão , é bom lembrar, sempre traz embutidas posições ideológicas. O que nos cabe, como representantes dos trabalhadores, é ficarmos atentos às ameaças que os processos novos trazem às relações de trabalho. O Ministro do Trabalho e Emprego, Brizola Neto, e a Presidente Dilma Roussef já se mostraram sensíveis ao tema dos direitos sociais dos trabalhadores. Nós próprios – e Você, particularmente – já levamos essas preocupações ao Ministro.

A qualidade dos companheiros e companheiras da Fecomerciários, sob o comando de Luiz Carlos Motta, vem colaborando muito nas mudanças que estamos tentando implantar em nossa Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio, tanto na parte administrativa como na elaboração e execução de novas políticas, setor no qual contamos com a valiosa colaboração do presidente da Fecomerciários e dos Companheiros Lourival Figueiredo Melo, nosso Diretor-Secretário e Presidente da Feaac – Federação dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio, Valmir de Almeida Lima, nosso Vice-Presidente, Luiz Arraes, Diretor de Patrimonio, e Edison Garcia, todos aqui, hoje, também presentes.

Não podemos deixar de informar aos Companheiros e Companheiras que a CNTC e a Fecomerciários continuam juntas lutando no Congresso Nacional pela Regulamentação da categoria dos Comerciários, e que está faltando agora somente a aprovação na Comissão de Constituição e Justiça – CCJ, o que deve ocorrer logo após o pleito municipal, em vista da agenda da Câmara Federal. O projeto, originário da CNTC, já foi aprovado por unanimidade no Senado Federal e em duas das Comissões da Câmara.

Em nome das 35 Federações e dos 830 sindicatos de comerciários e de serviços do País, e de toda a Diretoria da CNTC, venho reiterar a importância do apoio desta Federação, que tem sido um exemplo de luta e de organização, demostrando unidade e força na defesa dos direitos dos Comerciários, não só de São Paulo, mas também de todo o Brasil, sob a liderança do Companheiro Luiz Carlos Motta.

A CNTC, através de sua Diretoria, se sente orgulhosa de hoje poder estar aqui neste Congresso Sindical, com vários de seus Diretores, dada a importância deste evento. Temos a certeza de que o Congresso será um sucesso e que, com certeza, trará grandes frutos para a categoria comerciária e de serviços. Salve a FECOMERCIÁRIOS e salve o Brasil!

Sucesso — e contem sempre com a CNTC!