Eleições Municipais 2012

Imprimir    A-    A    A+

15/10/2012

No último dia 7 de outubro de 2012, os resultados da disputa eleitoral municipal apontaram mudanças no quadro político brasileiro. O PT elegeu no primeiro turno 624 prefeitos frente os 558 eleitos em 2008. O PSDB garantiu 683 prefeitos até agora, ante 784 em 2008. No entanto, foram o PSB e PSD que revelaram grande avanço nessas eleições. O PSB elegeu 416 prefeitos, um salto significativo diante dos 314 eleitos em 2008. Enquanto que o PSD, em sua primeira eleição, assegurou 491 prefeitos e se tornou a quarta força política no comando das prefeituras, garantindo um futuro promissor para as eleições de 2014.

Parlamentares nas eleições municipais

Essas mudanças, no entanto, afetam também a realidade política no Congresso Nacional. A eleição municipal de 2012 atraiu 92 parlamentares (deputados e senadores) ou 15,48% dos congressistas para os cargos de prefeito e vice-prefeito. Entre os deputados federais, 81 foram candidatos a prefeito e seis a vice-prefeito, além de cinco senadores candidatos a prefeito. Dos 81 deputados candidatos, 15 foram eleitos em 1º turno e 21 disputarão o 2º turno. Entre os senadores, três não foram eleitos e dois disputarão o 2º turno: a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB), em Manaus, no Amazonas, e o senador Cícero Lucena (PSDB), em João Pessoa, na Paraíba.

Desta forma, apenas um de cada cinco deputados ou senadores que disputaram as eleições municipais conseguiram se eleger em 1º turno. Dos 92 que se candidataram, 54 já estão derrotados e 23 aguardam o 2º turno.

Partidos

O PMDB, PSB, PSDB e PT lideram os partidos com maior número de parlamentares eleitos no 1º turno, totalizando 13 nomes e continuam majoritários na disputa do 2º turno municipal. O DEM, o PP, o PTB e o PRB elegeram somente um parlamentar cada. Dois candidatos do PR e um do PSC permanecem na disputa eleitoral do segundo turno: os deputados federais Neiltom Mulim (PR/RJ) e Zoinho (PR/RJ). Pelo PSC o deputado federal Ratinho Júnior também enfrenta a disputa do 2º turno.

Congresso Nacional

Apesar do baixo índice de parlamentares eleitos em 2012, o desempenho no primeiro turno ainda foi melhor comparado aos resultados do último pleito. Em 2008 apenas 13 deputados foram eleitos no primeiro turno, e 14 disputaram o segundo turno, dos quais apenas cinco foram vencedores.

No entanto, apesar do aumento de deputados e senadores eleitos em 2012, o Congresso Nacional não deverá sofrer nenhuma mudança. Segundo o estudo ‘’ Radiografia das Eleições Municipais 2012’’ do DIAP – Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar ‘’a baixa média histórica de deputados federais e senadores eleitos nas últimas eleições municipais e o fato de os deputados suplentes serem dos mesmos partidos ou da coligação vencedora da eleição geral’’ deverá conservar a correlação de forças na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

Fonte: Assessoria Parlamentar – CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES NO COMÉRCIO – CNTC

Dados: DIAP – Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar