Jovens: falta trabalho

Imprimir    A-    A    A+

23/10/2013

Brasileiros entre 15 e 24 anos têm chance bem maior de ficar desempregados do que a média da população, revelou estudo divulgado ontem pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O documento, de 184 páginas, destaca que, em 2012, 25% da população economicamente ativa no Brasil tinha entre 15 e 24 anos. Mas, entre os desempregados, 46% eram jovens.

“O Brasil tem uma situação praticamente de pleno emprego. Mas, entre os mais jovens, não é assim”, comentou o secretário-geral da OCDE, Angel Gurría. Ele apresentou o estudo em encontro com os ministros do Trabalho, Manoel Dias, e da Educação, Aloizio Mercadante.

“Em todo o mundo, há este paradoxo: empresas se queixam da dificuldade de encontrar talento, e os jovens, da falta de vagas para trabalhar. Isso pode ser resolvido por meio de planejamento. Não para amanhã, mas para daqui a cinco anos. Devemos formar as pessoas de que as empresas vão precisar”, disse ele.

A OCDE recomenda que o Brasil aumente o montante de recursos destinados à educação. O país tem elevado os gastos na área. Em 2010, a despesa chegou a 5,6% do Produto Interno Bruto (PIB). O nível permanece abaixo da média dos 34 países que integram a OCDE, os mais desenvolvidos do mundo, de 6,3%. E mesmo na América Latina, o Brasil está atrás de Argentina, Chile e México.

A decisão de destinar parte dos royalties do petróleo à educação, que foi defendida pela presidente Dilma Rousseff e virou lei, é elogiada no documento. Mas “esforços adicionais” precisam ser feitos, segundo a OCDE, sobretudo para melhorar a qualidade do ensino básico. (PSP)

 Fonte: Correio Braziliense