Seminário Político reúne pré-candidatos na Fecombase

Imprimir    A-    A    A+

14/06/2012

A importância da representação da categoria comerciária nas eleições de 2012 foi o mote do 1º Seminário Político realizado pela Federação dos Empregados no Comércio de Bens e Serviços (FECOMBASE). O encontro aconteceu no último sábado (02/06), na sede da Federação e reuniu os pré-candidatos comerciários de diversas cidades da Bahia. O evento contou com o apoio da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC) e da União Geral dos Trabalhadores (UGT).

Inicialmente a mesa foi composta pelo Presidente da Federação, Marcio Fatel, que com a missão de presidi-la naquele momento convidou o companheiro José Ribamar, Presidente da FETRACOM, e do Presidente da UGT Bahia, Magno Lavigne. “O objetivo principal deste evento é tentar mostrar aos companheiros a importância de se ter representantes da nossa categoria comerciária ocupando a cadeira de deputados, vereadores, prefeitos e quem sabe até posições maiores”, afirma Fatel.

Para Magno Lavigne, este evento é mais do que um encontro, trata-se de uma grande oportunidade de se traçar um projeto político que eleja a maior quantidade de comerciários possível no Brasil. José Ribamar fez questão de trazer para os companheiros da Bahia a sua experiência enquanto vereador em sua cidade.

Num segundo momento, a mesa do 1o Seminário Político foi composta pelo assessor político Cesar Cabral, que presidiu a mesa e convidou para participar dos debates o Advogado, Especialista em Direito Sindical e Eleitoral Crecêncio Santana e o Diretor de Assuntos Legislativos da CNTC, José Francisco Pantoja. Em sua palestra, Crescêncio Santana falou sobre os aspectos mais importantes do Direito Eleitoral, o que estimulou os pré-candidatos que na maioria dos casos estão se candidatando pela primeira vez, a tirarem suas dúvidas sobre tudo que se refere ao assunto.

José Francisco Pantoja aplicou uma verdadeira injeção de ânimo nos companheiros. Ele trouxe à tona experiências e dicas práticas e diretas sobre o processo eleitoral, campanha, como fazer e conduzir o seu projeto para se eleger com sucesso. “Cabe aos dirigentes a missão de convencer e estimular aos outros dirigentes a participarem das eleições”, salientou.

Marcio Fatel lembrou ainda do importante momento em que o sindicalismo se encontra. “Estamos com maior evidência e cada vez mais a nossa voz vem sendo escutada. Precisamos saber aproveitar esse momento para penetrar na política da mesma forma que os patrões já fazem há muito tempo”, enfatiza.

Os pré-candidatos que participaram do 1o Seminário Político da FECOMBASE foram Eduardo Lima (Ilhéus), Erasmo Carvalho (Ipiaú), Guimarães Viana, Adalton de Souza (Feira de Santana), Délcio Mendes (Feira de Santana), Nilton Mesquita (Jacobina), Joelmo Teixeira (Vera Cruz), Cícero Luiz (Candeias), Edinaldo Lima (Alagoinhas), Nestor Maria Neto (Salvador), Albérico Sacramento (Vera Cruz), Wellington Brito (Itapetinga), Joelmo Teixeira (Vera Cruz).

Além destes candidatos, estiveram presentes também, diretores de diversos sindicatos como: Adrião Barbosa (Alagoinhas), Célia Maria (Jaguaquara), Maria Euridéia (Lauro de Freitas), Josafá Gonçalves (Lauro de Freitas), Cândido Ferreira (Vera Cruz), Joir Sala (Vitória da Conquista). Esteve presente também o vereador de Jaguaquara, Rosenildo dos Santos.

Fonte:

FEDERAÇÃO DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO DE BENS E SERVIÇOS DA BAHIA – (FECOMBASE)

Leonardo Parente

Jornalista – DRT 3223

71-3022-0213

71-9939-3438

71-93303858