Imprimir    A-    A    A+

Foi debatido nesta quinta-feira (23/05) na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara dos Deputados, a  Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer, no qual destacamos:

Carmino Antônio de Souza, representante do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), relatou os fatos sobre o crescimento do câncer no Brasil e no mundo, cerca de 25 milhões de pessoas são acometidas por um tipo de câncer e estão ocorrendo mudanças do tipo de tumores, como o do colo do útero.

Afirmou que se precisa de uma transformação do governo em ver o caso de câncer no país e de uma política nacional de combate ao câncer, com centros integrados para trazer o tratamento perto do paciente, evitando deslocamento, custo com hospedagem, transporte do paciente e de parentes.

Precisa se criar um programa de essencialidades para tratar o câncer, utilizando o que já temos no país que dão resultados positivos.

Leonardo Moura Vilela, representante do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), reforçou que a taxa de crescimento do câncer no país é de 5% ao ano e o crescimento demográfico é de 1% ao ano. É fundamental um diagnóstico precoce e o inicio imediato do tratamento. O grande problema é a falta de acesso das pessoas às consultas e exames, para que se faça a prevenção da doença.

Tem que se criar condições para se implementar as leis existentes. Afirmou que faltam recursos no Sistema Único de Saúde (SUS) e quando há são mal gerenciados ou aplicados por parte dos gestores.

A penúria dos municípios e dos estados é grande, pois falta recursos financeiros para a saúde, relatou.

Maria Beatriz Kneipp Dias, representante do Instituto Nacional do Câncer (INCA), pontuou que existem mais de cem tipos de cânceres, o que dificulta o seu conhecimento e tratamento.

A pessoa acometida com câncer precisa de cuidado integrais, pois a doença requer um acompanhamento preciso e eficaz.

Relatou a dificuldade de se fazer uma prevenção, pois alguns tumores não são passíveis de reconhecê-lo e que é preciso manter o que foi conquistado até hoje de prevenção e controle do câncer.

Apresentou dados e mecanismos para melhorar a política nacional de prevenção e controle do câncer.

Relações Institucionais da CNTC

É permitida a reprodução desde que citada a fonte.