Imprimir    A-    A    A+

Partidos chegam a acordo sobre presidências das onze comissões permanentes do Senado Federal. Ficou com o Partido do Movimento Democrático Brasileiro  (PMDB) o comando das Comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), Serviços de Infraestrutura (CE e de Assuntos Sociais (CAS).

Presidirá as Comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) o Partido dos Trabalhadores (PT).

Já o Partido da Social Democracia Brasileira PSDB) ficou com a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) foco de interesses do PSDB e PT e de muita polêmica, com o acordo acabou ficando com o Partido Social Democrático (PSD).

O Democratas comandará a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), o Partido Socialista Brasileiro (PSB) presidirá a Comissão de Educação, Esporte e Cultura (CE).

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) será conduzida pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PDT), já a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária será dirigida pelo Partido Progressista.

 Para instalação das comissões permanentes e início dos trabalhos deliberativos depende da formalização pelas lideranças partidárias das indicações dos senadores que comporão cada comissão, para posterior convocação da reunião inaugural com eleição do presidente e vice, o que deverá acontecer da semana que vem em diante.

Outra pendência é a definição dos candidatos para o comando das comissões que depende de cada partido conforme quadro acima. Algumas lideranças já definiram seus indicados.

 lideranças

 

 

Sheila T. C. Barbosa – Relações Institucionais da CNTC

 

É permitida a reprodução deste material, desde que citada a fonte.