Encerramento
Os congressistas do 21º Congresso Sindical Comerciário do Estado de São Paulo aprovaram, por unanimidade, dez deliberações tiradas no evento encerrado sábado (29/9), no Centro de Lazer da Fecomerciários em Praia Grande. As resoluções foram submetidas ao Plenário pelo coordenador-geral do evento e presidente da Federação, Luiz Carlos Motta, pelo coordenador-executivo, Paulo Cesar da Silva, o Paulinho, e pelo subcoordenador, Antonio Roberto Previde, a partir das palestras e dos debates realizados.
O Congresso foi encerrado por Motta, Paulinho e Previde. Motta agradeceu a presença dos congressistas: “A grande vitória desse Congresso foi a presença de vocês. Espero que vocês voltem para seus Sindicatos melhor qualificados, pois esse é o objetivo deste evento”, disse o presidente, que foi homenageado por Paulinho com uma escultura feita pela artista Maria Ângela Ferreira.
Paulinho, por sua vez, também agradeceu o esforço dos 67 Sindicatos Filiados em trazer os congressistas, enquanto Previde afirmou que o Congresso foi belíssimo e convidou todos a participarem do próximo, em que ele será o coordenador-executivo. No final, em ato simbólico, Motta plantou uma muda de pau-brasil, simbolizando o sentido de sustentabilidade das ações da Federação. Também foram entregues certificados de participação e duas fotos oficiais do Congresso para cada Sindicato Filiado.
Deliberações
* Ampliar o engajamento dos 67 Sindicatos Filiados à Fecomerciários junto às ações municipais, estaduais e federais relacionadas à preservação do meio ambiente e defesa do meio ambiente por meio de atividades às quais denominaríamos de SINDICALISMO VERDE.
* Reafirmar em toda a base sindical comerciária do Estado de São Paulo a defesa intransigente da atual estrutura e organização sindical, firmando posição diante de toda e qualquer forma de interferência sobre o CUSTEIO SINDICAL; reiterando, ainda, pleno repúdio à Portaria 186, que fragmenta o sindicalismo brasileiro.
* Massificar a comunicação sindical das ações da Federação, dos 67 Sindicatos Filiados, da CNTC e das Centrais Sindicais junto à base. O objetivo é dar visibilidade às nossas atuações sindicais e de modo permanente. Exemplo REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO e REDUÇÃO DA JORNADA SEMANAL DE TRABALHO.
* Ampliar a presença dos comerciários na Força Sindical, a fim de integrar, ainda mais, nossos Sindicatos e o Secretariado Nacional dos Comerciários (SENTRACOMSERV) à agenda de ações da nossa Central. Seja na ou em atos junto ao Congresso Nacional e/ou junto aos governos municipais, estaduais e federal.
* Sobre a “Organização do Movimento Sindical Comerciário”, intensificar suas mobilizações e ações em nome de melhores condições de trabalho, estimulando e apoiando as Cipas e fortalecendo a presença dos nossos Sindicatos nos locais de trabalho.
* Reivindicar, junto ao Governo Federal, a abertura imediata de Concurso para Auditores Fiscais, uma vez que tal restrição tem comprometido a tão necessária fiscalização na área de trabalho, colocando em risco a saúde do trabalhador e as conquistas da categoria.
* Marcar posição em relação ao fortalecimento da luta sindical por meio da consciência política, consolidando o grupo “Corrente Comerciária”, constituído pela nossa Federação para este fim. O estímulo à participação política e partidária dos dirigentes sindicais comerciários também faz parte desta consolidação.
* Apoiar e motivar a participação das mulheres nos movimentos sociais, que vivem seu engajamento e seu comprometimento na luta por igualdade, fim da discriminação e da violência contra a mulher.
* Somar esforços para a geração de políticas públicas voltadas à Segurança Pública, principalmente àquelas que atendam a integridade física dos comerciários e das comerciárias, permanentemente expostos à violência marginal.
Primeiro dia de Congresso
Renomados palestrantes se aprofundaram em torno do tema “Trabalho, Consciência Política e Dignidade Social”, na última sexta (28/9), primeiro dia de palestras do 21º Congresso Sindical Comerciário que a Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo (Fecomerciários) realiza até sábado, no seu Centro de Lazer em Praia Grande/SP.
Na primeira palestra, o consultor, administrador de empresas e advogado Fábio Feldmann falou sobre “Economia e emprego verde: efeitos no comércio”, resgatando o início da luta pela preservação do meio ambiente. Didático, ele destacou o papel dos comerciários nessa questão. “Poucas pessoas têm o privilégio como vocês, que lidam com o público e podem conscientizá-los”, ressaltou.
Ao citar os termos biodiversidade, impactos da mudança climática, camada de ozônio, entre outros, Feldmann enfatizou o quanto é importante a questão ambiental e avanços junto aos Sindicatos. “As entidades sindicais têm um papel fundamental no desenvolvimento da consciência ambiental. Este Congresso, que utiliza materiais recicláveis, já está demonstrando essa atividade na prática, com camisetas e canetas de materiais recicláveis”.
Abertura
“Para conscientizar os patrões a avançarem na Campanha Salarial Unificada dos Comerciários, enquanto presidente da Fecomerciários e coordenador-geral deste 21º Congresso, anuncio aqui, em primeira mão, que em cada uma das nossas oito Regionais instaladas no Estado, vamos realizar grandes manifestações em suas cidades-sede. A ideia é organizar, mobilizar e partir para a ações visando, de fato, conquistarmos uma Convenção Coletiva vitoriosa”.
O anúncio das manifestações foi feito pelo presidente da Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo, Luiz Carlos Motta, na abertura do 21º Congresso Sindical Comerciário, quinta-feira à noite (27/09), no Centro de Lazer dos Comerciários em Praia Grande. Foi longamente aplaudido por mais de 800 congressistas que lotaram o auditório neste tradicional evento da Federação, que acontece até sábado (29/9).
Segundo Motta, as mobilizações serão muito bem orientadas, pacíficas e de forte apelo unitário da categoria. “Estes atos devem ser marcados imediatamente mediante consulta dos coordenadores de cada Regional, ainda neste Congresso. Acreditamos na eficácia do diálogo”, disse o presidente, afirmando que a Campanha Salarial Unificada tem o apoio das Centrais Força Sindical, UGT, Nova Central e CUT.
“Neste segundo semestre, apesar do ‘chororô’ dos patrões que insistem em negar este momento positivo da economia brasileira, vamos intensificar nossa luta. A Comissão de Negociação está muito bem informada e preparada para desmontar os discursos negativos dos patrões e tem argumentos para isso. Agosto, por exemplo, bateu recorde na venda de veículos, ao mesmo tempo o Brasil registrou o mais baixo nível de desemprego desde 2002. Muitos shoppings estão sendo inaugurados. Sabemos, portanto, que há uma larga margem para conseguirmos nossas justas reivindicações”, acentuou Motta.
Motta também citou em seu discurso recente pesquisa do Dieese, que mostra que 97% das 370 negociações analisadas no primeiro semestre deste ano conquistaram reajustes salariais acima da inflação, da pesquisa do IBGE que coloca as mulheres comerciárias no topo do ranking de emprego no Brasil, com 7 milhões de trabalhadoras, e das realizações da Federação.
O 21º Congresso reuniu autoridades e líderes sindicais comerciários e de outras categorias de vários Estados, que ressaltaram a importância do evento para as campanhas salariais e para as bandeiras de luta da classe trabalhadora em geral. Fizeram o uso da palavra, entre outros, o secretário estadual de Emprego, Carlos Ortiz, representando o governador Geraldo Alckmin, que disse que a Secretaria está de portas abertas aos comerciários; o presidente da CNTC, Levi Fernandes Pinto, que fez um relato do avanço no Congresso Nacional do projeto de regulamentação da profissão de comerciário; o deputado federal Paulo Pereira da Silva, que disse que está acompanhando atentamente a tramitação do projeto e de outras matérias de interesse dos trabalhadores no Parlamento; do presidente em exercício da Força Sindical, Miguel Torres; do presidente do Conselho de Assuntos Sindicais da Fecomercio SP, Ivo Dall’Acqua, que afirmou se sentir honrado com o convite para participar das edições do Congresso Comerciário.
Paulo Cesar da Silva, presidente do Sincomerciários de Limeira e coordenador-executivo do 21º Congresso, finalizou o evento com a seguinte mensagem: “Este Congresso é especial porque todos aqui são a razão da organização do evento. A vontade de acertar nos faz melhorar a cada ano. Teremos aqui um desfile de excepcionais palestrantes, um time de fantásticos profissionais”.
Já o subcoordenador Antonio Roberto Previde, presidente do Sincomerciários de Piracicaba, que será o coordenador-executivo do 22º Congresso, disse: “Espero realizar um evento igual ou melhor do este”.
Presenças
Também fizeram parte da mesa: deputado federal Paulo Pereira da Silva (PDT); Carlos Ortiz, secretário estadual do Emprego; Aparecido Bruzarosco, secretário-adjunto do Emprego; Levi Fernandes Pinto (CNTC), acompanhado do secretário Lourival Figueiredo Melo; José Del Valle, secretário internacional da CROC (Central Sindical do México); Miguel Torres; Ricardo Patah, presidente do Sincomerciários de São Paulo; Ivo Dall’Acqua, representando o presidente da Fecomercio SP, Abram Szajman; Getúlio Paulo Aparecido de Matos, secretário de Relações de Emprego e Trabalho da Prefeitura de Praia Grande; Emílio Alves Ferreira Jr., presidente Feticom (Federação da Construção e Imobiliário do Estado de SP); Valmir de Almeida Lima, presidente da Federação dos Comerciários Norte e Nordeste; Edson Geraldo Garcia, presidente da Federação dos Empregados no Comércio de Goiás e Tocantins; Luiz de Souza Arraes, presidente Federação dos Frentistas do Estado de SP; e Luana Pagani, Miss Comerciária Paulista 2011.
Fonte: Fecomerciários