PALAVRA DO PRESIDENTE

Imprimir    A-    A    A+

07/03/2023

O poder nas mãos das mulheres!

Por Luiz Carlos Motta

Semana que vem a Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo (Fecomerciários), por mim presidida, vai realizar a 13ª Edição do “Mulher Valorizada, Comerciária Fortalecida”. Comemorativo ao Dia da Mulher (8 de março), o encontro é o único do Brasil a reunir trabalhadoras de uma só categoria no mesmo evento. Na segunda-feira (13), no Complexo Eco, mantido pela Federação em Avaré/SP, são esperadas mais de três mil comerciárias oriundas das bases dos 72 Sindicatos Filiados à Federação. O tema a ser discutido é abrangente: “O Poder em suas Mãos”.

Vida e trabalho

O Dia da Mulher, oficializado pela ONU em 1975, é uma grande oportunidade para se destacar as justas reivindicações femininas. É o dia certo de apoiarmos a luta das mulheres por: 1) Respeito. 2) Igualdade. 3) Dignidade. 4) Emprego. 5) Renda e 6) Oportunidades. O clamor dessas bandeiras de luta do sindicalismo comerciário paulista vai reverberar no “Mulher Valorizada, Comerciária Fortalecida”, com reflexões por melhores condições de vida e de trabalho para as comerciárias. Para tanto, a estrutura da Federação vem se consolidando, a exemplo da constituição do Conselho da Mulher, hoje coordenado por Rosana Alarcon, presidente do Sincomerciários de Fernandópolis.

ONU

Dos 72 Sindicatos Filiados, 12 são presididos por mulheres. Dos 2,5 milhões de trabalhadores que a Fecomerciários representa no Estado de São Paulo, a maioria dos postos de trabalho é ocupada por mulheres, cerca de 60%. Em alinhamento com as propostas da ONU, que instituiu oficialmente o Dia da Mulher em 1975, nosso elenco federativo tem estimulado a participação das mulheres em todas as instâncias. Queremos ver ampliada a presença da mulher no sindicalismo e na política, por exemplo, entre outras reivindicações que busquem a igualdade. Por sinal, para celebrar a data, neste ano, a ONU definiu o tema: “Por um mundo digital inclusivo: inovação e tecnologia para a igualdade de gênero”.

Fortalecimento

Os esforços visam alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas. As ações em torno do tema vão explorar o impacto da lacuna de gênero digital na ampliação das desigualdades econômicas e sociais, além de destacar a importância de proteger os direitos femininos em espaços digitais, além de abordar a violência baseada em gênero online facilitada por tecnologias da informação e da comunicação. O que nos estimula a continuar nessa luta é o fato de que, a cada ano, um maior número de instituições nacionais e internacionais tem ampliado o espaço para o fortalecimento da mulher. Reconhecemos a valorosa contribuição das mulheres para a sociedade em geral.

Poder ampliado

O tema da 13ª Edição do “Mulher Valorizada, Comerciária Fortalecida” (O Poder em suas Mãos) está, portanto, em total sintonia com as propostas mundiais para incluir e dar força às mulheres. Assim como o acesso às tecnologias digitais vem democratizando a difusão do conhecimento para todos, também é uma alternativa para a redução das desigualdades de gênero e ampliação do poder das mulheres, principalmente em relação ao mercado de trabalho! Que este 8 de Março reafirme as justas reivindicações femininas!

*Luiz Carlos Motta é presidente da Fecomerciários e da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC). É Deputado Federal (PL/SP).