Vencer desafios, comemorar vitórias!

Imprimir    A-    A    A+

16/01/2014

A Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo inicia 2014 com grandes desafios. Juntamente com os nossos 68 Sindicatos Filiados, vamos aprofundar, ainda mais, nossa relação com a categoria que hoje soma mais de 2,5 milhões de trabalhadores no Estado.

No decorrer de 2013 percorremos mais de 14 mil quilômetros visitando as bases comerciárias, quando nos encontramos com dirigentes e funcionários dos Sindicatos. Também concedemos várias entrevistas às mídias locais, explicando o porquê desses deslocamentos: fazer valer as deliberações do 21º Congresso Sindical Comerciário, cuja proposta principal é estar lado a lado dos comerciários nas lojas grandes, médias e pequenas.

Nestes estabelecimentos comerciais ouvi e anotei as reivindicações da categoria. Sempre, ainda no mesmo dia, estes apontamentos eram alvos de discussões noturnas nos Sindicatos a fim de tomarmos as devidas providências e, assim, atendê-las.

Essas nossas inserções pelo Estado continuam em 2014 para que possamos, com base no que colhemos, tomar atitudes práticas. Podemos citar como exemplos a criação do Departamento de Saúde e Segurança do Trabalhador Comerciário, a Secretaria da Mulher, o Selo de Responsabilidade Social, a inauguração do Centro de Lazer dos Comerciários na Estância Turística de Avaré e, entre outras conquistas, a elevação no número de assinaturas de acordos de Participação nos Lucros ou Resultados aos comerciários. É evidente que muitas destas realizações já estavam sendo montadas pelos setores responsáveis da Federação. Mas as visitas reafirmaram e agilizaram suas devidas instalações.

Nova consciência

Algumas lições aprendidas no transcorrer de 2013 despertaram em nosso elenco federativo uma visão mais ampla da importância da nossa categoria no Estado e no Brasil. Em muito contribuiu para este “despertar” a Regulamentação da Profissão de Comerciário, obtida em março de 2013.

Toda cidade do Brasil tem comerciários. No total, são 12 milhões. Lidamos com pessoas, não com máquinas. O diálogo faz parte do nosso trabalho. Esse atendimento de excelência, que por sinal compõe a relação de cursos promovidos pela Federação e Filiados, gera convivência, em alguns casos até amizades, e entre uma conversa e outra, a mercadoria é vendida e a economia gira. Ou seja, comerciário gera riqueza para o Brasil.

Ao ser fomentador deste consumo, nada mais justo que este trabalhador comerciário tenha poder de consumo. É o que propõe nossa Campanha Salarial, cujos índices de reajustes salariais têm variado de 8,5% a 9%.

A categoria cresce e se organiza sindicalmente. Ocupa, no movimento sindical comerciário, lugar de destaque que a fez amadurecer inclusive politicamente. Como costumo dizer, não somos melhores que as demais. Somos diferenciados!

Feliz 2014 para, juntos, vencermos desafios e comemorarmos vitórias!

Luiz Carlos Motta é presidente da Fecomerciários-SP e diretor-tesoureiro da CNTC.