Câmara lançará frente parlamentar em defesa dos comerciários

Imprimir    A-    A    A+

01/07/2013
Levi Fernandes Pinto e Roberto Santiago

Levi Fernandes Pinto e Roberto Santiago

O presidente da Comissão do Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP) da Câmara dos Deputados, deputado federal Roberto Santiago (PSD-SP) lançará em breve uma Frente Parlamentar Mista destinada a aprimorar a legislação referente à categoria comerciária brasileira e aproximar a classe comerciária dos parlamentares.

Para o Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comercio (CNTC), Levi Fernandes Pinto, a criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Comerciários será de suma importância no processo de negociação das reivindicações da categoria. “A Frente Parlamentar permitirá um maior alinhamento das questões prioritárias que hoje afetam os trabalhadores do comércio, além de amplificar a força da nossa voz: CNTC, Federações e Sindicatos, junto ao Congresso Nacional”, enfatiza.

Para que se estabeleça a Frente Parlamentar, serão necessárias 189 assinaturas de membros do Legislativo. A assessoria do deputado Roberto Santiago está responsável pela coleta das assinaturas e tem até a data do evento, 10 de julho, para levantá-las. Já estão confirmadas as presenças dos deputados Eudes Xavier (PT/CE) e Ademir Camilo (PSD/MG), além do Senador Paulo Paim (PT/RS).

Entenda como funciona uma frente parlamentar

É uma associação suprapartidária que deve contar com pelo menos 1/3 dos integrantes do Poder Legislativo Federal e cujo objetivo é aprimorar legislação referente a um tema específico.

As frentes parlamentares estão regulamentadas pelo ato 69/05, da Mesa Diretora. Toda frente tem um representante oficial e pode utilizar o espaço físico da Câmara, desde que suas atividades não interfiram no andamento dos outros trabalhos da Casa e não impliquem em contratação de pessoal nem fornecimento de passagens aéreas.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara dos Deputados