O 1º de Maio das Centrais

Imprimir    A-    A    A+

30/04/2013

Sorteios, shows e discursos proferidos pelos dirigentes das Centrais, Sindicatos e Federações deram um tom de confraternização e reflexão ao ensolarado Dia do Trabalho no Campo de Bagatelle, cujo tema principal foi os 70 anos da CLT.

Os Sindicatos Filiados à Federação marcaram presença, com destaque aos baseados na Grande São Paulo, como Mogi das Cruzes, Santo André, Práticos de Farmácia e Comerciários de São Paulo e Jundiaí (a cobertura completa está no site da Fecomerciários: www.fecomerciarios.org.br).

Juntos, e pela primeira vez, pudemos comemorar o 1º de Maio com a Regulamentação da Categoria Comerciária já transformada na Lei 12.790. A matéria foi sancionada pela Presidenta Dilma, dia 15 de março.

Prestigiado por um empolgado público de trabalhadores e trabalhadoras, o 1º de Maio Unificado das Centrais recebeu em seu palanque renomadas personalidades. Entre elas:

– O Ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, representando a Presidenta Dilma.

– O Ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias.

– O Prefeito de São Paulo, Fernando Haddad.

– O Senador Aécio Neves.

– Parlamentares, como o deputado federal Roberto Santiago e o deputado estadual Major Olímpio, entre outras personalidades igualmente importantes, também compareceram.

Paulinho

O deputado federal Paulinho da Força tratou da reindexação da economia, tanto que defende a retomada do gatilho salarial, com os salários sendo reajustados cada vez que a inflação acumular alta de 3%. Nosso presidente também reafirmou a luta da Força pela redução da jornada de trabalho, sem redução salarial, o fim do Fator Previdenciário, a criação de uma política salarial para os aposentados que ganham mais de um mínimo e reiterou a forte posição da Central na garantia dos direitos presentes na CLT.

14 de maio

Gilberto e Manoel Dias anunciaram a abertura de uma frente de diálogo entre o Governo e as Centrais. A primeira reunião que visa o estreitamento dessa relação está marcada para o dia 14 de maio, no Palácio do Planalto. É importante o Governo manter o agendamento desses encontros para que o Planalto e as Centrais criem espaços para a apresentação de críticas construtivas e reivindicatórias.

Por fim, agradeço a presença incansável dos nossos Sindicatos Filiados que, comprometidos com as causas comerciárias, deram brilho e valor ao maior 1º de Maio do mundo.

Luiz Carlos Motta é presidente da Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo e tesoureiro da CNTC e da Força Sindical