Comerciários de concessionárias conquistam 8,5% de aumento nos salários

Imprimir    A-    A    A+

16/10/2012

Luiz Carlos Mota, Fecomerciários e, Octavio Vallejo, Sincodiv-SP , assinam acordo

A Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo, a Comissão de Negociação com representantes das oito Regionais e o Sincodiv, sindicato que representa as concessionárias e distribuidoras de veículos, assinaram na quinta (11/10) a Convenção Coletiva dos trabalhadores desse ramo de comércio. A solenidade ocorreu na sede da Federação.

O aumento ficou em 8,5% para os pisos normativos dos comerciários. Portanto, os salários de outubro, mês da data base, já devem ser pagos corrigidos. Os trabalhadores também conquistaram outras cláusulas de proteção e garantias dos seus direitos, como reajustamento do auxílio creche, que passou para R$ 195,00; auxílio funeral, para R$ 998,00, além de avanços em segurança do trabalho e de uma cláusula nova, a garantia de emprego ao portador de HIV.

“Foi um bom acordo. Além dos 8,5% ser um bom índice, fechamos dentro do mês da data base, 1º de outubro. E, importante: tivemos ganhos em cláusulas sociais. Quero parabenizar o trabalho da Comissão de Negociação, que desta vez trabalhou regionalizada”, disse o presidente da Fecomerciários, Luiz Carlos Motta.

O presidente do Sincodiv-SP (Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Estado de São Paulo), Octavio Vallejo, também garantiu que o acordo foi bom. “Houve muita discussão sobre cláusulas econômicas e sociais, mas no final prevaleceu o bom senso. O avanço maior, acredito, foi fechar a Convenção dentro do mês da data base”.

Além de Motta e Vallejo, participaram da solenidade os líderes sindicais Jair Mafra (Mogi das Cruzes); Carlos Roberto Negrisoli (Botucatu); Marcelo Nunes de Castro (Itapeva); Paulo Cesar da Silva, o Paulinho (Limeira); Valdecir Alves, o Paraná (Presidente Prudente); Márcia Caldas Fernandes (São José do Rio Preto); Albino Correia de Lima (São José dos Campos); Jonathan Faleiros (Sertãozinho); Arnaldo Azevedo Biloti (Santos); Mario Aparecido Herrera (Marília); Minervino Ferreira (Santo André); Amauri Mortágua (Tupã); e assessores das entidades.

Fonte: Fecomerciários