Comissão da Verdade quer indenização de empresas que ajudaram ditadura

Imprimir    A-    A    A+

23/07/2013

A Comissão Nacional da Verdade estuda formas de reparar moralmente e financeiramente ex-funcionários demitidos por empresas que colaboraram com a ditadura militar, afirmou a coordenadora do grupo, a advogada Rosa Cardoso.

“Vamos estudar a possibilidade de reparação por parte das empresas que fizeram demissão em massa dos trabalhadores, como já ocorreu em alguns países”, disse Rosa, depois da reunião do grupo de trabalho formado para investigar casos de perseguição ao movimento sindical e aos trabalhadores.

Segundo Rosa, a comissão ainda não sabe como será possível pedir a reparação tantos anos depois. Uma das possibilidades em estudo é tentar tornar a perseguição das empresas crime de lesa humanidade, que não prescreveria.

A CSP – Conlutas, central sindical ligada ao PSTU, entregou documentos à comissão que comprovariam que grandes empresas repassaram dados de seus funcionários para os serviços de inteligência do governo.

Entre as empresas estariam General Motors, Volkswagen, Embraer, Correios e Embratel. “Os documentos trazem informações sobre as atividades políticas dos trabalhadores, que eram demitidos, presos e não podiam mais ser contratados por diversas empresas”, afirmou o representante da Conlutas na comissão, Luis Carlos Prates, o Mancha.

 Fonte: Valor Econômico