Consciência Negra

Imprimir    A-    A    A+

19/11/2013

Denominamos “consciência negra” o ato das pessoas afrodescendentes assumirem sua identidade cultural, conscientes da importância de sua cultura, que se soma a outras na riqueza intercultural do país.

Assim, 20 de novembro é o Dia da Consciência Negra, data que nos relembra que a unidade das raças e a igualdade entre os seres humanos pressupõem que cada cultura e cada povo tenha consciência de sua dignidade e valor.

A data também nos remete a uma reflexão óbvia: o que significa ser mulher em uma sociedade machista, ser negra numa sociedade racista, pois, sabemos perfeitamente que pobreza tem sexo e cor, e que a luta das mulheres negras tem o viés de gênero, etnia e classe social.

Por isso, nesta data, o movimento de mulheres brasileiras fica alerta, uma vez que a agenda sexista está intimamente ligada à agenda antirracista, nos impelindo a reforçar a luta por igualdade racial no trabalho e na vida, participando de atividades de mobilização que visem combater o racismo, denunciando qualquer discriminação, promovendo ações afirmativas e fortalecendo a luta por igualdade de oportunidades no trabalho e na sociedade.

A agenda feminina busca alcançar metas que envolvem a defesa dos direitos humanos e da cidadania da população negra, o acesso à educação e capacitação de recursos humanos e à qualidade de vida, por meio de padrões sustentáveis de produção, consumo e oferta de serviços adequados de saúde, incluindo sexualidade, reprodução e saúde mental, saneamento básico, habitação e transporte, entre outros temas.

O movimento das mulheres brasileiras, sejam brancas, negras, amarelas ou vermelhas está plenamente consciente de que deve participar ativamente da revolução democrática, que se faz necessária e que passa pela promoção de políticas públicas que foquem na superação das relações racistas e machistas que estruturam o modelo neoliberal de nossa sociedade, um grande desafio a ser superado.

Helena Ribeiro da Silva

Presidenta do Seaac de Americana Região e diretora da Secretaria Geral da FEAAC.