III CGTI: 153 nações assinam Declaração de Brasília

Imprimir    A-    A    A+

11/10/2013

Ministro Manoel Dias participou do encerramento da Conferência que discutiu a política de erradicação do trabalho infantil no mundo

O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, participou nesta quinta-feira (10) da cerimônia de encerramento da III Conferência Global do Trabalho Infantil, em Brasília. Na solenidade, foi adotada a Declaração Brasília sobre o Trabalho Infantil, assinado pelas 153 nações participantes do evento.

O documento ratifica metas e consagra o compromisso dos governos em acelerar as ações de enfrentamento à exploração de crianças e jovens. Os países declararam o objetivo de eliminar as piores formas de trabalho infantil até 2016 e da erradicação de todas as formas de trabalho infantil.  E também acolheram o relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a meta de avançar na luta contra o trabalho infantil.

O ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, enalteceu a Declaração de Brasília. “Essa declaração é o fruto de um longo trabalho de elaboração feito em várias etapas, algumas delas realizadas em Genebra, além dos diversos entendimentos firmados ao longo desses três dias”, afirmou Figueiredo.

O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, também participou da solenidade e parabenizou o Ministério do Trabalho e Emprego pelas ações de fiscalização que ajudaram a reduzir a incidência de trabalho infantil, “o trabalho precoce foi uma experiência pela qual passei, compreendo que pobreza e desigualdade são as principais causas do trabalho infantil”, avaliou.