Participantes aprovam novo formato do Torneio Estadual de Futsal da FEAAC

Imprimir    A-    A    A+

24/09/2012

Realizado há quatro anos pela Secretaria Social e de Formação Sindical da Federação dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio do Estado de São Paulo (FEAAC), o Torneio Estadual de Futsal FEAAC tornou-se uma tradição da entidade, sendo o evento mais aguardado pelos trabalhadores. Para a 4ª edição, a FEAAC realizou algumas alterações no formato do torneio, o que atraiu mais de 60 equipes de todas as regiões do Estado durante as fases regionais realizadas pelos SEAACs e a aprovação de todos os participantes. A final do torneio ocorreu no último final de semana, dias 15 e 16 setembro, tendo como vitoriosa a equipe do SEAAC de Americana e Região, tornando o time tricampeão do Torneio Estadual de Futsal FEAAC.

Nos três anos anteriores, os Sindicatos de Empregados de Agentes Autônomos do Comércio (SEAACs) filiados escolhiam os atletas entre os trabalhadores de sua base territorial para representar o Sindicato no torneio realizado em Peruíbe, cidade sede da Colônia de Férias da FEAAC. O campeonato ocorria entre as oitos equipes montada pelo sindicato, somando apenas cerca de 120 atletas e 16 membros de comissão técnica.

“A mudança partiu de um conjunto formado pelos diretores da FEAAC e dos SEAACs”, contou o diretor Social e de Formação Sindical da Federação, Rodrigo Pereira Melo. “O torneio precisava de uma oxigenada e, além disso, precisávamos integrar ainda mais o trabalhador. Uma integração que não fosse somente entre eles (trabalhadores), mas também com o Sindicato e com a Federação para que eles possam conhecer e participar ainda mais do trabalho realizado por nossas entidades sindicais.”

A nova fórmula adotada neste ano movimentou oito regiões do Estado de São Paulo, já que o Torneio foi dividido em Fases Regionais e Estadual. No regional, os SEAACs promoveram o torneio com as equipes formadas por trabalhadores da categoria EAA de sua respectiva região. A equipe campeã do torneio regional foi classificada para representar sua região e disputar o título de campeão do Torneio Estadual.

Ao todo, participaram os oito SEAACs filiados, somando 67 equipes e 128 jogos regionais. Ou seja, participaram mais de mil trabalhadores, entre atletas e comissão técnica. Para as fases classificatórias, a FEAAC promoveu um sorteio e realizou oito jogos de ida e volta. Os classificados foram os SEAACs de Americana, Araçatuba, Santo André e Sorocaba, que disputaram a final no último final de semana, dias 15 e 16, na cidade de Americana. Somando a última fase foram ao todo 142 jogos. O SEAAC de Americana conquistou mais um título e tornou-se o tricampeão do Torneio Estadual de Futsal FEAAC. Os outros dois títulos foram conquistados nos anos de 2010 e 2011.

BALANÇO – Com as novas regras, foi possível ver em quadra o equilíbrio entre as equipes. “Esta é a segunda vez que participo, então pude analisar os dois formatos e confesso que prefiro o novo modo de classificação. Isso porque todas as equipes têm condições de disputar o título”, disse o técnico da equipe de Santo André, Ditter Augusto.

Outro atleta conhecedor do Torneio, Rubens Lopes da Silva, que desde 2010 participa do torneio jogando pelo SEAAC de Americana, disse que o campeonato está mais disputado. “Ficou mais difícil. Agora temos de trabalhar no erro do adversário porque são novas equipes disputando o torneio”, disse Rubinho. “Além disso, estávamos acostumados a jogar na quadra do ginásio em Peruíbe, que era pequena. Agora, os jogos ocorrem em cidades diferentes, com quadras diferentes. Então, cada jogo é uma nova surpresa.”

Para os novos participantes, o torneio é a oportunidade de conhecer não somente novos companheiros, mas também o trabalho realizado pelos SEAACs e pela FEAAC. “É gratificante participar deste evento. Para o pessoal de Sorocaba, o torneio nos proporcionou uma maior interação entre os trabalhadores de nossa Região. A organização está de parabéns e já aguardamos, ansiosos, o próximo torneio para participarmos mais uma vez desta experiência única”, comemorou o técnico do time do SEAAC de Sorocaba, Evandro Luis Nascimento.

A diretoria dos SEAACs e da FEAAC também aprovaram as novas regras do campeonato esportivo da Federação. “Com as fases regionais foi possível movimentar a região de Araçatuba e aumentar o número de interessados pelo trabalho do SEAAC”, comentou o diretor presidente do SEAAC de Araçatuba, Damião Brito.

“Além de esporte, saúde e lazer, o Torneio de Futsal atrai outros importantes aspectos para os trabalhadores e para o movimento sindical como o interesse maior de pessoas pelo trabalho efetuado pelo SEAAC dentro da nossa base territorial”, destacou o presidente do SEAAC de Sorocaba e diretor da Secretaria de Saúde e Previdência Social da FEAAC, Artur José Aparecido Bordin.

“É uma forma de confraternizar e integrar trabalhadores e diretores das entidades. Destra forma, trabalhadores conhecem melhor o trabalho realizado pelo SEAAC e pela FEAAC, que é um trabalho sério, realizado em prol do lazer, da saúde e de melhores condições de trabalho”, complementou o diretor presidente do SEAAC de Araraquara e Região, Italo Rampani. E o aumento deste interesse pelo trabalho dos SEAACs também foi percebido na base regional do Sindicato de Marília. “Conseguimos atrair novos escritórios e tivemos uma participação maior dos trabalhadores”, comentou a presidente Rosângela Aparecida Rodrigues.

“As mudanças do torneio foram positivas em três aspectos: proporcionou a participação de mais atletas, envolvendo um número maior de trabalhadores; a possibilidade da participação de equipes mais equilibradas e treinadas, tendo um melhor aproveitamento na fase do Estadual e elevando a qualidade do Torneio, e permitiu aos jovens uma forma diferente (pelo esporte) de absorver o discurso do sindicalismo, aumentando o número de ativistas e reforçando o trabalho dos sindicatos”, detalhou o presidente do SEAAC de Santo e diretor de Negociações da FEAAC, Vagney Borges de Castro.

Para a presidenta do SEAAC de Americana e anfitriã da final do Torneio Estadual, Helena Ribeiro da Silva, o evento esportivo permite que o trabalho executado pelos SEAACs e pela FEAAC seja reconhecido. “Além de proporcionar aos trabalhadores um entretenimento e melhorar o entrosamento entre os Sindicatos, dando força ao trabalho em prol da categoria EAA. E é isso o que o sindicato busca, melhores condições de trabalho e qualidade de vida para os nossos trabalhadores.”

Carol Binato – Assessora de Imprensa FEAAC