Imprimir    A-    A    A+

Pauta da Semana – 26 de fevereiro a 02 de março de 2018

Pauta da Semana

Diretor: José Francisco Jesus Pantoja Pereira
Equipe de Relações Institucionais: Fernanda Silva, Janaína Silva, Quênia Camargo, Samuel Pereira e Sheila Barbosa

 

A Pauta da Semana detalha a previsão dos trabalhos nos Plenários e Comissões da Câmara dos Deputados e Senado Federal no período de 26 de fevereiro a 02 de março de 2018, observando que os eventos podem ser cancelados, alterados ou incluídos extrapauta.

SEMANA NO CONGRESSO : a pauta política está voltada para a área de segurança pública nacional e com isso o fim de semana foi de reuniões entre o presidente Temer e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil), Moreira Franco (Secretaria-Geral), Torquato Jardim (Justiça), Raul Jungmann (Defesa), Sergio Etchegoyen (Gabinete de Segurança Institucional) e Gustavo Rocha (interino dos Direitos Humanos), além do deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), um dos vice-líderes do governo na Câmara. Dessa reunião ficou firmada a criação do Ministério da Segurança Pública – via Medida Provisória e assumrá a pasta o ministro Raul Jungmann. Já os trabalhos nas comissões permanentes na Câmara dos Deputados dependem das indicações de líderes para compor as Comissões Temáticas com eleições dos presidentes e vices, para então ocorrerem as deliberações, contudo essas indicações encontram uma barreira com a “janela partidária” que é o prazo que os parlamentates têm para trocar de partido, prazo que se inicia em 07 de março e dura 30 dias. Nesse momento acontecem as disputas pelos partidos em conseguir mais deputados para então aumentar suas bancadas e assim conseguir mais vagas nas Comissões Temáticas, um atrativo para essa troca é o fundo de financiamento de campanha estimado em R$ 1,7 bilhão, mais R$ 888 milhões do Fundo Partidário poderão ser distribuídos aos candidatos. Uma grande preocupação é a falta de previsão para a instalação da Comissão Mista para a apreciação da Medida Provisória 808 de 2017, que trata de alterações a Lei da Reforma Trabalhista.

Câmara dos Deputados

Plenário


A pauta de deliberações encontra-se obstruídas pela Medida Provisória 801, de 2017, que trata darepactuação e a renegociação de operações de crédito, a concessão de garantia pela União.
Se a pauta for desobstruída poderão ser deliberados os projetos de lei com tramitação em urgência, dos quais destacam-se:
Projeto de Lei 5587 de 2016, que regulamenta serviços de transporte com aplicativos (Uber, 99 e outros), com alterações promovidas pelo Senado que retira a competência do município de autorizar a atividade, mantendo apenas a competência para fiscalizar o serviço, e a desobrigação de que o condutor seja proprietário do veículo e do uso de placas vermelhas nos carros.
Projeto de Lei 9160 de 2017, que altera os arts. 155 e 157 do Código Penal, para dispor sobre os crimes de furto qualificado e de roubo quando envolvam explosivos e do crime de roubo praticado com emprego de arma de fogo ou do qual resulte lesão corporal grave

As Comissões temáticas ainda aguardam a destinação de presidentes e membros para então serem instaladas e assim deliberar as matérias.

 

 

Senado Federal

Plenário    


Sessões Deliberativas do plenário previstas para 3ª, 4ª e 5ª feira a partir das 14h, dos quais destacam-se:
Projeto de Lei do Senado (PLS) 25, de 2014, que cria o Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) e dá outras providências.
Projeto de Lei do Senado (PLS) 15, de 2018, que dispõe sobre os dias e os horários de funcionamento dos serviços notariais e de registro e para autorizar os tabeliães de notas a realizar diligências e atos externamente à sede da serventia e demais projetos que tratam de acordo de cooperação entre países.

Comissão de Assuntos Econômicos
3ª feira às 10h


Contribuições Sociais
Item 11– Projeto de Lei do Senado 07/2019, de autoria do senador Flexa Ribeiro ( PSDB-PA), sobre os depósitos bancários das entidades beneficiárias das contribuições sociais de interesse de categorias profissionais ou econômicas.
Relatório: apresentado pelo senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO),pela rejeição

Comissão de Educação
3ª feira às 11h30min


Limite anual de dedução do Imposto de Renda
Item 14– Projeto de Lei do Senado 303, de 2017, de autoria do senador Lasier Martins (PSD-RS), que altera a Lei 9250, de 1995, para extinguir o limite anual individual de deduções de despesas com instrução do contribuinte e de seus dependentes e alimentandos, para efeitos da apuração da base de cálculo do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física.
Relatório: apresentado pelo senador José Medeiros (PODE-MT), pela aprovação

Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra Mulher
3ª feira às 15h


Violência doméstica e familiar contra a mulher
Item 03– Requer a realização de audiência pública para conhecer os resultados da pesquisa “violência doméstica e familiar contra a mulher” e discutir a violência sob a perspectiva estrutural.

Proteção às mulheres em situação de violência doméstica
Item 15– Requer a realização de audiência pública para deliberar sobre mecanismos de assistência e proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

Comissão de Assuntos Sociais
4ª feira às 09h


Violência doméstica e familiar contra a mulher
Item 08- Projeto de Lei 92, de 2017, de autoria da senadora Rose de Freitas (PMDB-ES), que acrescenta parágrafo único ao art. 473 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, para vedar o desconto do atestado de comparecimento.
Relatório: apresentado pelo senador Paulo Paim (PT-RS), pela aprovação.

Saque do FGTS para pensão alimentícia
Item 08- Projeto de Lei 8036,de 1990, de autoria do senador Lasier Martins (PSD-RS) para permitir o uso do FGTS para pagamento de pensão alimentícia pelo trabalhador que não possuir outro recurso líquido disponível.
Relatório: apresentado pelo senador Jorge Viana (PT-AC), pela aprovação

Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor
4ª feira às 09h30min


Contratos de intercâmbio de estudo
Item 01- Projeto de Lei 544, de 2011, de autoria da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que dispõe sobre o dever de informar nos contratos de intercâmbio de estudo ou trabalho
Relatório: apresentado pelo senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), pela aprovação

Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania
4ª feira às 10H


Guarda Provisória
Item 21- Projeto de Lei 8069, de 1990, de autoria do senador Aécio Neves (PSDB-MG),  que alltera a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que “dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências”, para definir prazo da guarda provisória no procedimento de adoção.
Relatório: apresentado pela senadora Simone Tebet (PMDB-MS), pela aprovação

Brasília-DF, 26 de fevereiro de 2018.