Imprimir    A-    A    A+

Pauta da Semana – 28 de agosto a 1º de setembro de 2017

Pauta da Semana

A Pauta da Semana sintetiza a previsão dos trabalhos nos Plenários e Comissões da Câmara dos Deputados e Senado Federal no período de 28 de agosto a 1º de setembro de 2017, observando que os eventos podem ser cancelados, acrescentados ou alterados.

Diretor: José Francisco Jesus Pantoja Pereira
Gerente de Relações Institucionais: Sheila Tussi da Cunha Barbosa
Analista de Relações Institucionais: Fernanda Silva, Janaína Silva,
Letícia Goedert e Samuel Pereira
Assistente Administrativa: Quênia Adriana Camargo

 

A Pauta da Semana detalha a previsão dos trabalhos nos Plenários e Comissões da Câmara dos Deputados e Senado Federal no período de 28 de agosto a 1º de setembro de 2017, observando que os eventos podem ser cancelados ou alterados.

REFORMA POLÍTICA: a Proposta de Emenda à Constituição 77, de 2003, é um dos focos dessa semana, os parlamentares pretendem se reunir nessa terça-feira com o intuito de iniciar votação da proposta, embora existam divergências acerca dos principais pontos alterados. Entre esses pontos estão a adoção do chamado “distritão”; o financiamento público de campanhas eleitorais, por meio de um fundo de cerca de R$ 3,5 bilhões; a extinção da política brasileira as figuras de vice-presidente da República, vice-governador e vice-prefeito, alteração nas datas de posse dos representantes; e a definição de que os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), do Tribunal de Contas da União (TCU) e de tribunais superiores serão nomeados para mandatos de dez anos, enquanto juízes dos tribunais eleitorais terão mandato de quatro anos.

Existem na Câmara dos Deputados mais duas comissões especiais que também analisam mudanças nas regras eleitorais. A proposta muda vários pontos das leis eleitorais e os parlamentares tem pressa para aprovar a PEC, já que, se aprovada até outubro, as mudanças serão válidas para as eleições do próximo ano.

MP SOBRE O BNDES EM FOCO: a Medida Provisória 777, de 2016, que cria a TLP (Taxa de Longo Prazo) nos empréstimos do BNDES, também é um dos principais focos dos deputados essa semana. Na semana passada à matéria gerou discussões na Comissão Mista, o que acabou atrasando o cronograma do governo para a aprovação da matéria ao encerrar a reunião depois que o senador José Serra (PSDB-SP) questionou a ausência de análise do impacto da TLP no relatório do deputado Betinho Gomes (PSDB-PE). A MP vence no próximo dia 7 e o presidente do Senado já cobrou que a proposta chegue ao Senado com prazo para que a Casa possa discuti-la.

REFORMA DA PREVIDÊNCIA ADORMECIDA: em contraste com a grande mobilização que tem sido feita em prol da Reforma Política, a Reforma da Previdência segue adormecida e a cada dia perde mais força na Câmara dos Deputados, onde precisa ser aprovada em dois turnos de votação com, no mínimo, 3/5 dos votos, ou seja 308 votos favoráveis.

Câmara dos Deputados

Plenário


Sessões Deliberativas do Plenário estão programadas para 3ª feira às 13h; 4ª feira às 14h e 5ª feira às 9h.

Na terça-feira, o plenário da Câmara dos Deputados deve votar a Medida Provisória 777/17, que institui a Taxa de Longo Prazo – TLP, dispõe sobre a remuneração dos recursos do Fundo de Participação PIS-Pasep, do Fundo de Amparo ao Trabalhador e do Fundo da Marinha Mercante, e a PEC 77,de 2003, que trata da Reforma Política

Entre os itens de interesse na pauta do dia 30 constam:

Urgência para projeto sobre ausência no serviço para exames preventivos de câncer
Item XV – Requerimento nº 6768, de 2017, dos Srs. Líderes, que requer, nos termos do art. 155 do Regimento Interno da Câmara dos Deputados, urgência para apreciação do Projeto de Lei nº 843, de 2007, do Sr. Daniel Almeida, que altera o art.453 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, a fim de permitir a ausência ao serviço para realização de exame preventivo de câncer do colo de útero, de câncer da mama ou de câncer da próstata.

Assédio Moral no Trabalho
Item 4 – Projeto de Lei 4742-A, de 2001, do deputado Marcos de Jesus (PFL-SP), que introduz art. 146- A no Código Penal Brasileiro, dispondo sobre o crime de assédio moral no trabalho.

Relatório: parecer da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, pela constitucionalidade, juridicidade, técnica legislativa e, no mérito, pela aprovação deste e do de nº 4.960/01, apensado, com substitutivo.

Abono de ausência no serviço para exames preventivos de câncer
Item 27 – Projeto de Lei 843-G, de 2007, do deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), que altera o art. 473 da Consolidação das leis do trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, a fim de permitir a ausência ao serviço para realização de exame preventivo de câncer.
Relatório: parecer da Comissão de Seguridade Social e Família, pela aprovação; da Comissão de Trabalho, de Administração e de Serviço Público, pela aprovação da emenda nº 2 e pela incompetência da Comissão para analisar a emenda nº 1; e da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa.

Outras propostas poderão ser votadas mediante acordo de líderes.

Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania
3ª feira às 14h30, 4ª feira às 10h e 5ª feira às 9h


Contagem de prazos processuais

Item 4 – Projeto de Lei 2176, de 201, do deputado Paulo Teixeira (PT-SP), que altera o caput do art. 775 da Consolidação das Leis do Trabalho para estabelecer que na contagem dos prazos processuais serão computados apenas os dias úteis.
Relatório: apresentado pelo deputado Patrus Ananias (PT-MG), pela pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa e, no mérito, pela aprovação deste, do PL 4540/2016, do PL 4750/2016, do PL 5039/2016 e do PL 6823/2017, apensados, e da Emenda nº 1/2015 apresentada na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, na forma do Substitutivo da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público.

Contagem de prazos processuais
Item 12 – Proposta de Emenda à Constituição 181, de 2012, do deputado Irajá Abreu (PSD-TO), que estabelece regime de cobrança unificada dos tributos sobre a renda, o consumo e a folha de pagamentos, e dá outras providências.
Relatório: apresentado pelo deputado Rogério Rosso (PSD-DF) pela admissibilidade.

Validade de certidões
Item 34 – Projeto de Lei 712, de 2011, do deputado Jorge Côrte Real (PTB-PE), que aumenta para 180 dias o prazo de validade das certidões que menciona, emitidas pela Caixa Econômica Federal, pelo Instituto Nacional de Seguro Social – INSS, pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e pela Secretaria da Receita Federal.
Relatório: apresentado pelo deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa deste e do PL 1239/11, apensado, na forma do Substitutivo da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público e da Subemenda da Comissão de Finanças e Tributação, com subemenda.

Tolerância para comparecimento em audiência na Justiça do Trabalho
Item 35 – Projeto de Lei 2795, de 2011, do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), que altera a redação do caput do art. 844 da Consolidação das Leis do Trabalho para estabelecer o prazo de quinze minutos de tolerância para o comparecimento das partes à audiência de instrução e julgamento na Justiça do Trabalho.
Relatório: apresentado pela deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ), pela constitucionalidade, juridicidade, técnica legislativa e, no mérito, pela aprovação.

Comissão de Finanças e Tributação
4ª feira às 10h


Informação sobre os valores recolhidos pelo Sistema “S”
Item 1- Requerimento 343, de 2017, do deputado Júlio Cesar (PSD-PI), para que seja solicitado ao Ministro de Estado da Fazenda que informe a relação de todos os valores recolhidos pelas entidades SESI/SENAI/SESC/SENAC/SEBRAE/SENAR, a título de contribuição previdenciária patronal em 2017, de janeiro a julho, mês a mês, por Estado da Federação e por entidade, considerando todos os Estados da federação”.

Saque do FGTS para mulheres em situação e violência doméstica
Item 4 – Projeto de Lei 5304, de 2016, do deputado Ronaldo Martins (PRB-CE), que altera a Lei nº. 8.036, de 11 de maio de 1990, que dispõe sobre o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), para permitir o saque do saldo quando a mulher trabalhadora estiver em situação de violência doméstica.
Relatório: apresentado pelo deputado Luciano Ducci (PSB-PR), pela não implicação da matéria em aumento ou diminuição da receita ou da despesa públicas, não cabendo pronunciamento quanto à adequação financeira e orçamentária do Projeto e do Substitutivo da Comissão da Mulher; e, no mérito, pela aprovação do Projeto, na forma do Substitutivo da CMULHER.

Contribuição previdenciária sobre aviso prévio indenizado
Item 11 – Projeto de Lei 5574, de 2009, do deputado Afonsa Hamm (PP-RS), que acrescenta alínea “y” ao § 9º do art. 28 da Lei nº 8.212, de 24 de julho de 1991, para deixar expresso que não incide contribuição previdenciária sobre o aviso prévio indenizado.
Relatório: apresentado pelo deputado Edmilson Rodrigues (PSOL-PA), pela incompatibilidade e inadequação financeira e orçamentária.

Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público
4ª feira às 9h


Coação moral no trabalho
Item 2 – Projeto de Lei 6757, de 2010, do ex-senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), que altera dispositivos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, para dispor sobre coação moral
Relatório:Apresentado pelo deputado Assis Melo (PCdoB-RS), pela aprovação deste, dos Projetos de Lei nºs 2.369/03, 2.593/03, 4.593/09, 6.625/09, 3.760/12, 7.146/10, 6.764/13, 3.429/15 e 4.150/15, apensados, das Emendas nºs 1/07 e 2/07, apresentadas na CTASP ao PL 2.369/03, e das Emendas nºs 1/10, 2/10 e 3/10, apresentadas na CTASP ao PL nº 6.757/10, com substitutivo.

Condenação por má fé
Item 07 – Projeto de Lei 5101, de 2013, do deputado Laécio Oliveira (SD-SE), que dispõe sobre a condenação em honorários na justiça do trabalho e condenação por má fé
Relatório: apresentado pela deputada Gorete Pereira (PR-CE), pela aprovação com substitutivo.

Responsabilidade econômica no grupo econômico
Item 11 – Projeto de Lei 1246, de 2015, do deputado Mauro Lopes (PMDB-MG), que altera o artigo 2º da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, para dispor sobre a responsabilidade solidária de integrante de grupo econômico.
Relatório: apresentado pelo deputado Benjamin Maranhão (SD-PB), pela aprovação.

Atualização monetária dos débitos judiciais
Item 16 – Projeto de Lei 1981, de 2015, do deputado Silvio Costa (PTdoB-PE), que dispõe sobre juros de mora e atualização monetária dos débitos judiciais”. (Apensado: PL 7634/2017)
Relatório: apresentado pelo deputado Lucas Vergilio (SD-GO), pela aprovação com substitutivo..

Redução do valor do depósito recursal
Item 22 – Projeto de Lei 5351, de 2016, do deputado Marinaldo Rosendo (PSB-PE), que acrescenta parágrafo ao art. 899 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT a fim de reduzir o valor do depósito recursal para microempresa e empresa de pequeno porte.

Relatório: apresentado pela deputada Gorete Pereira (PR-CE), pela aprovação com substitutivo.

Comissão de Fiscalização Financeira e Controle
4ª feira às 11h


Audiência Pública para debater o montante do déficit da Previdência Social, dívidas de teor previdenciário, assim como prestar esclarecimentos sobre atos da Subsecretaria de Regimes Próprios de Previdência, incluindo a edição de portarias e alteração de resoluções que compreendem a regulação de investimentos das reservas técnicas dos regimes próprios de Previdência Social da União, Estados e Municípios. Entre os convidados estão:

• Marcelo Caetano – Secretário de Previdência;

• Cristiano Neuenschwander Lins de Morais – Procurador-Geral Adjunto de Gestão da Dívida Ativa da União e do FGTS da PGFN;

• Narlon Gutierre Nogueira – Subsecretário Regimes Próprios de Previdência.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Senado Federal

Plenário    


Sessões Deliberativas do plenário previstas 3ª, 4ª e 5ª feira, a partir das 14h.

Por enquanto, não constam itens de interesse na pauta, mas outras propostas poderão ser votadas mediante acordo de líderes.

Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa
2ª feira, às 9h.


Audiência Pública para debater “As reformas previdenciária e trabalhista”, com foco na reforma trabalhista e seu impacto na vida do trabalhador. Entre os convidados:

• João Carlos Teixeira, Procurador do Trabalho e Coordenador Nacional de Promoção da Liberdade Sindical – CONALIS – Ministério Público do Trabalho;
• Guilherme Kopfer, Advogado da Divisão Sindical da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC;
• Clóvis Scherer, Coordenador Adjunto do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio Econômicos – DIEESE;
• Waldemiro Livingston de Souza, Presidente da Associação dos Prestadores de Serviços do Senado Federal – APRESEFE;
• Noemia Aparecida Garcia Porto, Vice-Presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho – ANAMATRA;
• Carlos Alberto Altino, Representante da Força Sindical.

Subcomissão Temporária do Estatuto do Trabalho
3ª feira, às 9h.


Audiência Pública para debater as “Experiências Internacionais de Codificação do Trabalho”.
Entre os convidados:

• Luciana Paula Conforti, Juíza do Trabalho da 6ª Região – Diretora de Cidadania e Direitos Humanos da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho – ANAMATRA;
• Cássio Luis Casagrande, Procurador do Trabalho no Estado do Rio de Janeiro;
• Sérgio Voltolini, Presidente da Confederação Iberoamericana de Inspetores do Trabalho
• Marilane Oliveira Teixeira, Pesquisadora do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho – CESIT/UNICAMP;
• Marco Antônio Martins Rocha, Economista e Professor do Instituto de Economia da UNICAMP.

Comissão de Assuntos Econômicos
3ª feira, às 10h


Reserva de vagas para trabalhadores com mais de 45 anos
Item 7 – Projeto de Lei do Senado 404, de 2015, do senador Paulo Paim (PT-RS), que estabelece que as empresas com 100 ou mais empregados ficam obrigadas a oferecer, no mínimo, 15% das vagas de seus quadros de pessoal a trabalhadores com idade igual ou superior a 45 anos.
Relatório: apresentado pelo senador José Medeiros (PSD-MT), contrário ao projeto.

Comissão de Educação, Cultura e Esporte
3ª feira, às 11h30


Antecipação de feriados
Item 8 – Projeto de Lei do Senado 389, de 2016, do senador Dário Berger (PMDB-SC), que dispõe sobre a antecipação da comemoração de feriados.
Relatório: apresentado pelo senador Hélio José (PMDB-DF), pela aprovação do Projeto.

CPI da Previdência
3ª feira, às 14h05


Audiência Pública com os convidados:

• deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP);
• deputado Arthur Maia (PPS-BA);
• deputado Afonso Florence (PT-BA).

Comissão de Assuntos Sociais 
4ª feira, às 9h


Desconto do atestado de comparecimento

Item 04 – Projeto de Lei do Senado 92, de 2017, da senadora Rose de Freitas (PMDB-ES), que acrescenta parágrafo único ao art. 473 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, para vedar o desconto do atestado de comparecimento.
Relatório: apresentado pelo senador Paulo Paim (PT-RS), pela aprovação do projeto.

Comissão de Transparência,Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor
4ª feira às 9h


Contratos de intercâmbio de estudo ou trabalho
Item 8 – Projeto de Lei do Senado 544, de 2011, de autoria da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que dispõe sobre o dever de informar nos contratos de intercâmbio de estudo ou trabalho.
Relatório: apresentado pelo senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), pela aprovação do projeto com uma subemenda que apresenta.

Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania 
4ª feira às 10h


Injúria por gênero
Item 12 – Projeto de Lei do Senado 291, de 2015, de autoria da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), que altera o Código Penal, a fim de penalizar a injúria praticada por razões de gênero.
Relatório: apresentado pela senadora Rose de Freitas (PMDB-ES), pela aprovação do projeto com emenda que apresenta.

 

 

 

 

Congresso Nacional

Plenário


Sessão Deliberativa do Plenário programada para 3ª feira às 11h, para deliberação dos vetos destacados na sessão conjunta do Congresso Nacional realizada em 13 de julho de 2017, dos vetos nºs 15 a 21, de 2017 e dos Projetos de Lei do Congresso nºs 11 e 12, de 2017, que tratam de abertura de créditos orçamentários.

Brasília-DF, 28 de agosto de 2017.