Imprimir    A-    A    A+

A abertura dos trabalhos legislativos é marcada por uma sessão solene conjunta dos membros do Senado Federal e Câmara dos Deputados, prevista a se realizar nesta segunda-feira (dia 3/fevereiro), às 15 horas.

Trata de uma cerimônia com as presenças dos parlamentares, dos presidentes da Câmara e Senado Federal, do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do presidente da República, que geralmente é representado pelo ministro da Casa Civil.

Rito da sessão

Nessa oportunidade é lida a mensagem presidencial ao Congresso, após ocorre a fala do presidente do STF, do presidente da Câmara dos Deputados e por último do presidente do Senado Federal que também é presidente do Congresso Nacional.

Importância da Sessão de Abertura do Congresso Nacional

 Poucas pessoas prestam atenção na sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos, mas para quem acompanha a política nacional e os trabalhos no parlamento é de relevante importância acompanhar a leitura da mensagem do poder Executivo e as falas dos presidentes do poder Legislativo e do Judiciário, no sentido de visualizar os discursos numa tentativa de alinhar as ações entre os poderes e de criar uma agenda comum.

 

Relações Institucionais da CNTC

Permitida a reprodução desde que citada a fonte