Imprimir    A-    A    A+

Realizada nesta terça-feira (13/11) na Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal audiência pública com a temática ” A situação das mulheres na atual conjuntura na ótica dos Direitos Humanos” com destaques para as falas das seguintes participantes:

  • Eugênia Nogueira do Rego Monteiro Vila, subsecretária de Segurança Pública do Estado do Piauí, destacou a implementação de ações no estado do Piauí que visam a reduzir ou resguardar as mulheres com a criação da 1ª Central de Gênero 24 horas do Brasil, que registram ameaças, injúrias, lesão corporal, entre outros.
  • Eleonora Menicucci, ex-secretária de Políticas para as Mulheres no governo da presidente Dilma, chamou a atenção para a perda de proteção que os trabalhadores sofreram e questiona a impossibilidade de negociação do empregado com o patrão, tendo em vista que os sindicatos perderam sua força e representatividade, em virtude da reforma trabalhista. Como exemplo cita o trabalho doméstico e a dificuldade de negociação. Destaca que dentro da sociedade as mulheres representam 52% no cenário de opressão e penalização, em virtude de suas escolhas políticas e vestimentas. Ressalta a necessidade de se realizar um pacto com os movimentos sociais para que se possa romper o cenário do medo. Aponta que o caminho é criar e defender a pauta das mulheres.

 

Relações Institucionais da CNTC

É permitida a reprodução deste conteúdo, desde que citada a fonte.