Imprimir    A-    A    A+

Diretor: José Francisco Jesus Pantoja Pereira
Gerente de Relações Institucionais: Sheila Tussi da Cunha Barbosa
Analistas de Relações Institucionais: Fernanda Silva, Janaína Silva, Letícia Tegoni Goedert e Samuel Pereira
Assistente Administrativa: Quênia Adriana Camargo

Em audiência Pública na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado sobre a Reforma Trabalhista,  Márcio Pochmann,  professor da Universidade Estadual de Campinas e Presidente da Fundação Perseu Abramo, iniciou sua fala trançando um cenário internacional sobre mercado comercial e nível de emprego. Afirmou que o monitoramento das reformas realizadas em mais de 112 países, 50% foram de regras mais protetivas aos trabalhadores, e 50% de flexibilização das regra trabalhistas e que em nenhuma reforma trabalhista criou-se mais vagas de emprego, pois entende ele que o que gera emprego e aumento da demanda do mercado comercial e não do custo da mão de obra.

Defende que a reforma trabalhista em análise enfraquece os direitos trabalhistas por meio de novas modalidades de contratos precarizantes, flexibilização de jornadas de trabalho mediante mero acordo individual.

Amplia expressamente ilimitadamente a terceirização nas empresa, precarizando os direitos dos trabalhadores e inclusive com diminuição da arrecadação de impostos.

Esfacela o movimento sindical com a extinção da contribuição sindical compulsória transformando-a em facultativa.

Cria barreiras para o acesso a justiça e dificulta a execução dos débitos trabalhistas.

Finaliza afirmando que a proposta em análise vai provocar a diminuição da força de negociação pois diante da ameaça do desemprego os trabalhadores serão compelidos a aceitar qualquer imposição do empregador.