1° de Outubro – Dia do Vendedor

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28/09/2012

Edson Ribeiro Pinto

Presidente da Fenavenpro

Muita gente diz que profissionais de vendas têm vida boa! Conta a lenda que, quando Deus liberou o conhecimento sobre como trabalhar em vendas para os homens, determinou que aquele saber ficaria restrito a um grupo muito selecionado de sábios, pois vender seria uma arte! Mas, neste pequeno grupo, onde todos se achavam semideuses, alguém traiu as determinações divinas… Aí aconteceu o pior! O profissional de vendas acabou virando, por força do trabalho, o ser que não tem dia nem hora para descanso. E isso desde o tempo de antanho, do almocreve…

A profissão de vendedor é tão importante e presente na vida das pessoas que acaba não sendo valorizada como deveria ser. Mas, o que seria da sociedade, da economia, sem os vendedores? Todas as pessoas, pelo menos uma vez na vida, se tornam vendedoras. O simples fato de concorrer a uma vaga de trabalho é vender a “mão de obra” que está sendo contratada. Mas, para quem realmente leva a profissão como forma de sustento, é bom saber que existe uma regulamentação. A Lei é a número 3.207, de 18 de julho de 1957 (20 anos depois da primeira comemoração do Dia do Vendedor).

O Dia do Vendedor tem uma história curiosa e diferente. O vendedor pertence a uma das mais antigas profissões da humanidade. Segundo a Federação Nacional dos Empregados Vendedores e Viajantes do Comércio, a Fenavenpro, muita gente, inclusive os profissionais da área de vendas, não sabe que a data passou a ser comemorada após um congresso realizado na Argentina. O 1º Congresso Pan-americano de Viajantes, Agentes e Representantes do Comércio ocorreu entre os dias 25 de setembro e 2 de outubro de 1937, e contou com a participação de representantes do Brasil, Argentina, Chile, México e Uruguai. Durante o evento, ficou decidido que a partir de então, todo dia 1° de outubro seria comemorado o Dia do Vendedor (no âmbito pan-americano).

Por isso, amigo e colega vendedor: seja persistente; tenha orgulho da sua profissão; conheça muito bem os produtos e serviços que está oferecendo; crie um banco de dados para conhecer seu público alvo e manter contato com ele; demonstre sempre confiança e disposição; identifique as necessidades do cliente; seja simpático e atencioso; conheça seus concorrentes; facilite a compra e,  principalmente, esteja satisfeito com seu trabalho, pois um profissional motivado é a base para uma carreira de sucesso.

Parabéns pelo seu e pelo NOSSO DIA!