Desembargador Cláudio Brandão toma posse no TST

Imprimir    A-    A    A+

11/07/2013
brandao

Cláudio Mascarenhas Brandão

Baiano, de Ruy Barbosa, Cláudio Mascarenhas Brandão será mais um desembargador a exercer o cargo de ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Brandão tomou posse oficialmente nesta quinta-feira (11/07) na Presidência do órgão. O evento solene está marcado para o dia 27 de agosto.

Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 5ª região da Bahia, Brandão foi indicado pela Presidente da República Dilma Rousseff e ocupará a vaga reservada a juízes de carreira da magistratura trabalhista, decorrente da aposentadoria do Ministro Horácio Raymundo de Senna Pires.

Antes de ser oficializado como ministro, Brandão passou por uma sabatina – respondeu diversas perguntas relacionadas à área jurídica – no Senado Federal. Ele foi escolhido de uma lista tríplice da qual participaram também os desembargadores Jane Granzoto Torres da Silva, do TRT da 2ª Região de São Paulo, e Lorival Ferreira dos Santos, do TRT da 15ª Região de Campinas-SP.

Histórico

Brandão iniciou o curso de Direito na Universidade Católica do Salvador (UCSal), graduou-se pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), no ano de 1985, e obteve, em 2005, o título de Mestre em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Ingressou na Justiça do Trabalho como auxiliar judiciário, em 1981 e entre 1986 e 1989 atuou como juiz substituto em várias Juntas de Salvador, do interior do Estado e de Sergipe. Tomou posse como desembargador em abril de 2004.