Ceará dará ênfase à interiorização da Frente Parlamentar em Defesa dos Comerciários

Imprimir    A-    A    A+

23/10/2013

No último dia 25 de outubro a Assembleia Legislativa de Fortaleza sediou o lançamento da coordenação estadual da Frente Parlamentar em Defesa dos Comerciários. O auditório lotado contou com a presença de parlamentares do Estado e de sindicalistas de vários municípios cearenses, como: Quixadá, Caucaia, Baturité, Fortaleza, Sobral, Crixadá, Juazeiro do Norte, dentre outros.

O evento foi articulado pelo deputado federal e também secretário-geral da Frente Parlamentar em âmbito nacional, Eudes Xavier (PT CE) que enalteceu a iniciativa do deputado Roberto Santiago, propositor e presidente nacional da frente, e também da CNTC, como organismo que está dando suporte estratégico e operacional ao desenvolvimento do movimento. “A frente começa a sair de Brasília para as capitais, e é nosso interesse no Estado do Ceará levar a iniciativa o quanto antes aos principais polos comerciais, onde a categoria comerciária está em um momento de organização extremamente importante”, ressalta o deputado.

“Eu, como único deputado federal comerciário, com muita honra, tenho a alegria de receber esta delegação aqui no meu Estado e, com o apoio do deputado estadual Antônio Carlos, pretendo trabalhar muito para levar soluções aos colegas comerciários de toda nossa região”, completa Eudes Xavier.

O Ceará é o terceiro Estado a lançar a Frente Parlamentar, após São Paulo e Rio Grande do Sul. Para o presidente da CNTC, Levi Fernandes Pinto, a frente é mais um sonho realizado neste ano de conquistas que iniciou com a regulamentação da categoria em março. “É mais um passo firme para amplificar a voz das entidades representativas e dos trabalhadores no comércio e serviços do país dentro do Congresso, das Assembleias Legislativas e das Câmaras Municipais, mas nós precisamos (confederação, federações e sindicatos) realizar um trabalho orquestrado de mobilização dos deputados estaduais e vereadores para que a frente ganhe força e seja efetiva”, alerta Levi.

O deputado Antônio Carlos (PT) disse em sua fala que “a Frente Parlamentar dará força para que os comerciários do Ceará possam vencer grandes desafios, pois existem milhares de trabalhadores sem carteira assinada, cumprindo jornadas excessivas ou trabalhando de domingo a domingo, o que prejudica principalmente as mulheres trabalhadoras”, destaca.

Numa demonstração de união e foco nos interesses maiores dos comerciários, a mesa de honra do evento, presidia pelo deputado Antônio Carlos, foi composta por vários representantes do movimento sindical, dentre eles três deputados federais Chico Lopes (PCdoB) e José Airton (PT), a representante da CUT, que no ato também representou todas as mulheres do movimento sindical e as comerciárias do Ceará, Maria José Soares (Mazé); Elizeu Rodrigues, presidente da Fetrace (Federação dos Trabalhadores Empregados e Empregadas no Comércio e Serviços do Estado do Ceará); Eduardo Pereira dos Santos, Assessor e representante do deputado Roberto Santiago; e Francisco Ibiapina, Superintendente Regional do Trabalho e Emprego do Estado do Ceará.

Eduardo Pereira ressaltou que “o principal objetivo da frente é mostrar ao trabalhador comerciário que hoje sua representação, legitimamente executada pelos sindicatos, pelas federações e pela CNTC, passou a ter voz dentro do poder e não mais da porta para fora”, como tem enfatizado o presidente da frente, Roberto Santiago. Ele aproveitou a ocasião para convidar todos os presentes para a sessão solene em homenagem ao Dia do Comerciário, que se realizará na Câmara dos Deputados no próximo dia 30, às 11h.