Federação cria Departamento de Saúde e Segurança do Trabalhador

Imprimir    A-    A    A+

24/01/2013

DSC_0003

A criação do Departamento de Saúde e Segurança do Trabalhador Comerciário e o lançamento do Selo de Reconhecimento Social da Fecomerciários são as mais recentes iniciativas que serão oficializadas no 1º Seminário de Saúde e Segurança do Trabalho, no dia 28 de fevereiro de 2013, a partir das 9h, no Centro de Lazer da Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo em Praia Grande. A previsão é que o seminário reúna 300 pessoas.

O lançamento do novo departamento da Fecomerciários e do Selo foram os principais temas da reunião da Comissão responsável pela organização do seminário, que aconteceu na segunda-feira (21/1), na sede da Federação, quando foram traçados os últimos detalhes do evento. A Comissão é composta pelos coordenadores das oito Regionais.

Segundo o presidente Luiz Carlos Motta, as novas iniciativas aprimoram as ações da Federação nas áreas sociais e de saúde e segurança dos comerciários. “O Departamento de Saúde e Segurança do Trabalhador será uma área específica e valorizada pela Federação, reforçando medidas de proteção à integridade física que a entidade e seus Sindicatos Filiados já prestam aos trabalhadores do comércio. Já o Selo de Reconhecimento Social é uma forma de a Federação reconhecer as atuações dos Filiados em defesa dos direitos dos trabalhadores, nas comunidades de suas bases, dentro do contexto de responsabilidade social”.

Objetivos do Departamento de Saúde

O Departamento de Saúde e Segurança do Trabalhador Comerciário tem os seguintes objetivos: inserir os dirigentes sindicais nos cenários organizacionais de discussões sobre saúde e segurança do trabalhador, através da participação em Conselhos municipais, estaduais e federais de saúde, se aproximando ainda mais da categoria em suas bases; influir no desenvolvimento de políticas públicas focadas na saúde do trabalhador; desenvolver ações de empoderamento da representação dos trabalhadores para o enfrentamento de situações que demandam proteção à saúde física e mental; inserir nas pautas de negociação coletiva itens relacionados ao tema; orientar os Sindicatos sobre as questões de saúde que implicam diretamente na empregabilidade do trabalhador; e defender os trabalhadores acometidos de doenças adquiridas em função das atividades profissionais e/ou decorrência de acidentes de trabalho, que muitas vezes ficam desassistidos e à mercê da própria sorte.

Objetivos do Selo

Já o Selo de Reconhecimento Social da Federação visa o reconhecimento da atividade sindical dos 68 Sindicatos Filiados junto às comunidades de suas bases territoriais; levar a categoria comerciária a sentir orgulho em saber que seu Sindicato promove ações em que ela defende; criar uma rede sindical para socializar os conhecimentos do setor; promover boas práticas de responsabilidade social, de cidadania e ética, contribuindo para o bem comum.

Assessoria de Imprensa da Fecomerciários