Imprimir    A-    A    A+

Pauta da Semana

A Pauta da Semana sintetiza a previsão dos trabalhos nos Plenários e Comissões da Câmara dos Deputados e Senado Federal no período de 27 de junho a 1º de julho de 2016, observando que os eventos podem ser cancelados, acrescentados ou alterados.

Diretor: José Francisco Jesus Pantoja Pereira
Gerente de Relações Institucionais: Sheila Tussi da Cunha Barbosa
Analistas de Relações Institucionais: Letícia Tegoni Goedert, Renan Bonilha Klein e Victor Zaiden
Assistente Administrativa: Quênia Adriana Camargo

 

  • Impeachment: termina nessa semana a fase de oitiva das testemunhas de defesa da presidente afastada Dilma Rousseff. Também deverá ser divulgado o resultado da perícia encomendada pela defesa de Dilma, que serviria como contraprova aos laudos do TCU. Com a mudança no calendário do processo de Impeachment, é previsto que a fase de pronuncia seja concluída em 9/8 e o julgamento final ocorra no dia 24 do mesmo mês;

 

  • Eduardo Cunha: O presidente da CCJC, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR) deverá indicar o relator do recurso apresentado pelo deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) contra a decisão do Conselho de Ética que encaminhou pela perda de seu mandato. A CCJC sequer realizará reunião deliberativa nesta semana. O prazo de cinco dias úteis para que o relator elabore um parecer começa a contar a partir desta segunda.

Câmara dos Deputados

Plenário


A Pauta encontra-se trancada por duas Medidas Provisórias e cinco projetos em regime de urgência constitucional:

  • MP 716/2016, abre crédito extraordinário, em favor dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Defesa e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome;
  • MP 718/2016, que dispõe sobre medidas tributárias referentes à realização, no Brasil, dos Jogos Olímpicos de 2016 e dos Jogos Paraolímpicos de 2016;
  • PL 5586/2016, que Tipifica o crime de enriquecimento ilícito quando o funcionário público possuir bens ou valores, incompatíveis com sua renda, ou quando deles faça uso de tal modo que permita atribuir-lhe a propriedade;
  • PL 2902/2011, que estabelece normas para medida cautelar de indisponibilidade de bens, direitos e valores de proveniência ilícita, e procedimentos de destruição de drogas, destinação e perdimento de bens apreendidos;
  • PL 5196/2011, que estabelece medidas corretivas em caso de infração às normas de defesa do consumidor;
  • PL 855/2015, que estabelece sanções a atividades ilícitas relacionadas à prestação de contas de partido político e de campanha eleitoral;
  • PL 5276/2016, que dispõe sobre o tratamento de dados pessoais para a garantia do livre desenvolvimento da personalidade e da dignidade da pessoa natural.

Desobstruída a pauta, poderão ser votados os seguintes projetos de interesse, mediante acordo de líderes:

Seguro-desemprego
Item 10 – Projeto de Lei 2750-A, de 2015, de autoria do deputado André Figueiredo (PDT-CE), aplicando o disposto nas Leis 7998/90 e 13134/2015 aos trabalhadores desempregados que, no período da vigência da MP 665/2015, compreendido entre 28 de fevereiro e 16 de junho de 2015, atendiam às condições, exigências e requisitos previstos naquela lei, para fins de obtenção, majoração ou ampliação do número de parcelas do benefício do seguro desemprego, assegurando-se os direitos adquiridos.

Situação: aprovada a urgência para sua deliberação em Plenário e encontram-se os pareceres pendentes das Comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Penhora “on lne” nas execuções trabalhistas
Item 15 – Projeto de Lei 5140-B, de 2005, de autoria do então deputado Marcelo Barbieri (PMDB-SP), que tem por objetivo promover a execução de modo menos gravoso para o devedor, autorizando o bloqueio das contas e penhora em dinheiro somente na execução definitiva. Considera, ainda, impenhoráveis as contas destinadas ao pagamento dos salários dos empregados e o bem de família. Trata da desconsideração da personalidade jurídica mediante abuso de direito, desvio de finalidade, confusão patrimonial, excesso de poder, dentre outros.

Situação: aprovado parecer pela aprovação na CDEIC; pela rejeição na CTASP; e pela aprovação no mérito e constitucionalidade na CCJC.

Assédio moral no trabalho
Item 19 – Projeto de Lei 4742, de 2001, de autoria do ex-deputado Marcos de Jesus, que altera o Código Penal (Decreto 2.848 de 1940) para incluir como assédio moral no trabalho a desqualificação por meio de palavras, gestos ou atitudes, a autoestima, a segurança ou a imagem do servidor público ou empregado em razão de vínculo hierárquico funcional ou laboral.

Situação: possui parecer da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, pela constitucionalidade, juridicidade, técnica legislativa e, no mérito, pela aprovação da matéria e do PL 4.960/2001, apensado, com substitutivo.

Novo Rito de tramitação de Medida Provisória
Item 42 – Proposta de Emenda a Constituição 70-C, de 2011, de autoria então senador José Sarney (PMDB-AP), propondo alterar o rito de tramitação de Medidas Provisórias nas duas Casas do Congresso Nacional.

Relatório: aprovado pela Comissão Especial parecer do deputado Walter Alves (PMDB/RN), na forma de texto substitutivo, propondo que as medidas provisórias vigorarão pelo prazo máximo de 120 dias a partir da data de sua publicação. Contudo, perderão eficácia, desde sua edição, caso não sejam apreciadas pelas duas Casas no prazo de 100 dias.

A tramitação da MPV no Congresso Nacional deve observar os prazos sucessivos de:

  1. a) 70 dias, na Câmara dos Deputados, sob pena de encaminhamento imediato ao Senado Federal;
  2. b) 30 trinta dias, no Senado Federal;
  3. c) Na hipótese de alterações no Senado, a Câmara terá mais 20 dias.

Os prazos são ininterruptos, suspendendo-se apenas durante os períodos de recesso do Congresso Nacional.

Caso a medida provisória não seja apreciada pela Câmara dos Deputados no prazo de 70 dias ela será encaminhada ao Senado, que se tornará Casa iniciadora.

Aprovada no Senado a MPV será encaminhada à Câmara que terá prazo de 20 dias para aprecia-la. Se emendada será novamente devolvida ao Senado Federal para este se manifestar exclusivamente sobre a alteração, hipótese em que a vigência da medida provisória será prorrogada por dez dias.

Violência contra a mulher
Na 4ª feira, às 9h, será realizada Comissão Geral no Plenário da Câmara para debater a violência contra mulheres e meninas, a cultura do estupro, bem como o enfrentamento à impunidade, e políticas públicas de prevenção, proteção e atendimento a vítimas no Brasil.

Comissão de Finanças e Tributação
Terça-feira, às 10h


Aposentadoria por invalidez
Item 5 – Projeto de Lei 7797, de 2010, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), que altera a Lei 8.213/1991, que dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social, para incluir o lúpus e a epilepsia entre as doenças cujos portadores são dispensados de cumprir prazo de carência para usufruir dos benefícios de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez.
Relatório: apresentado pela deputada Soraya Santos (PMDB-RJ), pela compatibilidade e adequação financeira e orçamentária, com emenda.

Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público – CTASP
Terça-feira, às 11h


A CTASP se reunirá nesta semana apenas para discutir e votar as emendas da Comissão à Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO.

Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher – CMULHER
Terça-feira, às 10h


Representação feminina
Item 1 – Requerimento 18, de 2016, de autoria da deputada Raquel Muniz (PSD-MG) que requer a realização de audiência pública para debater acerca da sub-representação feminina na Câmara dos Deputados e o sistema eleitoral brasileiro.

Violência contra a mulher
Item 3 – Projeto de Lei 5000, de 2016, de autoria da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal (CDH), que institui a Política Nacional de Informações Estatísticas Relacionadas à Violência contra a Mulher (Pnainfo).
Relatório: apresentado pela deputada Laura Carneiro (PMDB-RJ), pela aprovação da matéria.

Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência – CPD
Terça-feira, às 12h


Aposentadoria do segurado deficiente
Item 3 – Projeto de Lei 4282, de 2012, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), que permite que o valor da aposentadoria do segurado que necessitar de assistência permanente de outra pessoa, por razões decorrentes de doença ou deficiência física, seja acrescido de 25%.
Relatório: apresentado pela deputada Carmen Zanotto (PPS-SC), pela aprovação do projeto, com substitutivo.

 

 

 

Senado Federal

Plenário


A pauta encontra-se desobstruída e, até o momento, não há propostas de interesse.

  • MP 713/2016, que dispõe sobre o Imposto de Renda Retido na Fonte sobre a remessa de valores destinados à cobertura de gastos pessoais no exterior, de pessoas físicas residentes no País; e
  • MP 714/2016 que extingue o adicional de Tarifa Aeroportuária de modo que os valores correspondentes possam ser incorporados às tarifas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

 

Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa – CDH
Segunda-feira, às 9h


Audiência pública destinada a discutir a situação do desemprego no Brasil.

Constam entre os convidados:

  • Ruth Coelho Monteiro, Secretária Nacional de Cidadania e Direitos Humanos da Força Sindical;
  • Clemente Ganz Lúcio; Diretor Técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio Econômicos – DIEESE

    Também foram chamados a participar da audiência representantes dos seguintes órgãos e entidades:

  • Ministério do Trabalho
  • Central dos Sindicatos Brasileiros – CSB
  • Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB
  • Central Geral dos Trabalhadores do Brasil – CGTB
  • Central Única dos Trabalhadores – CUT
  • CSP-Conlutas – Central Sindical e Popular
  • Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP
  • União Geral dos Trabalhadores – UGT

Comissão de Assuntos Sociais – CAS
Quarta-feira, às 9h


Movimentação do FGTS
Item 4 – Projeto de Lei do Senado 371, de 2015, de autoria do senador Ciro Nogueira (PP-PI), que permite o uso de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) na aquisição e na instalação de equipamentos destinados à geração própria de energia elétrica em residências.
Relatório: apresentado pelo senador  Elmano Férrer (PTB-PI), pela aprovação da matéria.

Salário maternidade
Item 6 – Projeto de Lei do Senado 142, de 2016, de autoria do senador Telmário Mota (PDT-RR), que altera a Lei de Planos e Benefícios da Previdência social (Lei 8.213/1991) para estabelecer que o pagamento do salário-maternidade, na hipótese de adoção ou obtenção de guarda judicial para fins de adoção de criança, seja realizado diretamente pelo empregador.
Relatório: apresentado pela senadora Regina Sousa (PT-PI), pela aprovação do projeto, com emenda.

Item 7 – Projeto de Lei do Senado 143 de 2016, de autoria do senador Telmário Mota (PDT-RR), que altera a CLT para dispor que o pagamento do salário-maternidade e a concessão da licença-maternidade serão devidos na hipótese de adoção ou obtenção de guarda judicial para fins de adoção de criança ou adolescente.
Relatório: apresentado pela senadora Regina Sousa (PT-PI), pela aprovação do projeto


Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania – CCJ
Quarta-feira, às 9h


Item 1 – Projeto de Lei da Câmara 7, de 2016, de autoria do deputado Sérgio Vidigal (PDT-ES), que dispõe sobre o direito da vítima de violência doméstica de ter atendimento policial e pericial especializado, ininterrupto e prestado, preferencialmente, por servidores do sexo feminino.
Relatório: apresentado pelo senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), favorável ao projeto.

 

Item 35 – Projeto de Lei do Senado 195, de 2014, que altera a Lei Maria da Penha para obrigar a autoridade policial a colher as provas referentes à presença de criança ou adolescente, como testemunha ou vítima, nos casos de violência doméstica e, nesse caso, remeter os autos do inquérito policial ao juiz da infância e da juventude e ao Conselho Tutelar.
Relatório: apresentado pela senadora Fátima Bezerra (PT-RN), favorável ao projeto, com emendas.

 

Item 37 – Projeto de Lei do Senado 290, de 2010, de autoria do senador Magno Malta (PR-ES), que altera a Lei Maria da Penha para estabelecer que os crimes praticados com violência doméstica e familiar contra a mulher sejam processados mediante ação pública incondicionada.
Relatório: apresentado pela senadora Simone Tebet (PMDB-MS), pela aprovação, com emenda.


Brasília, 27 de junho de 2016



Victor Zaiden
Sheila Tussi Cunha Barbosa