Imprimir    A-    A    A+

Pauta da Semana – 11 a 15 de setembro de 2017

Pauta da Semana

A Pauta da Semana sintetiza a previsão dos trabalhos nos Plenários e Comissões da Câmara dos Deputados e Senado Federal no período de 11 a 15 de setembro de 2017, observando que os eventos podem ser cancelados, acrescentados ou alterados.

Diretor: José Francisco Jesus Pantoja Pereira
Gerente de Relações Institucionais: Sheila Tussi da Cunha Barbosa
Analista de Relações Institucionais: Fernanda Silva, Janaína Silva e Samuel Pereira
 Assistente Administrativa: Quênia Adriana Camargo

 

A Pauta da Semana detalha a previsão dos trabalhos nos Plenários e Comissões da Câmara dos Deputados e Senado Federal no período de 11 a 15 de setembro de 2017, observando que os eventos podem ser cancelados ou alterados.

REFORMA POLÍTICA: semana passada foi aprovado o texto base da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 282, de 2016. Essa semana a PEC que tem como relatora a deputada Shéridan (PSDB-RR), pretende alterar as regras sobre as coligações partidárias nas eleições proporcionais, cria a claúsula de desempenho para acesso a recursos do Fundo Partidário e ao horário gratuito de rádio e TV. Serão analisados os destaques para votação em separado e a votação deverá ocorrer somente após a votação da PEC 77, de 2003, que alterar o sistema de eleição para deputados e vereadores. A proposta ainda almeja criar o fundo público para financiamento das eleições.Vale lembrar que a decisão sobre o sistema eleitoral influência diretamente as regras sobre as coligações.

Câmara dos Deputados

Plenário


Sessões deliberativas do Plenário estão programadas para 3ª e 4ª feiras às 13h55 e na 5ºfeira a reunião está agendada para às 9 horas.
Consta na pauta da sessão do dia 12 (terça-feira) como item único a continuação da votação da PEC 77, de 2003, para pôr fim à reeleição majoritária, determinar a simultaneidade das eleições e a duração de cinco anos dos mandatos para os cargos eletivos, nos níveis federal, estadual e municipal, nos Poderes Executivo e Legislativo.

Já na 2º sessão extraordinária, ainda na terça-feira haverá a continuidade da votação em primeiro turno, da Proposta de Emenda à Constituição nº 282-C, de 2016, que altera a Constituição Federal para vedar as coligações nas eleições proporcionais, disciplinar a autonomia dos partidos políticos e estabelecer normas sobre fidelidade partidária e funcionamento parlamentar dos partidos políticos; e estabelece normas de transição.

Para a reunião deliberativa da 5º feira (14) há os seguintes requerimentos aguardando leitura e votação, e projetos de lei que somente serão apreciados se deliberada a Medida Provisória 783, de 2017, que institui o Programa Especial de Regularização Tributária junto à Secretaria da Receita Federal do Brasil e à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, e sobrestá a pauta de votação por encontra-se com o prazo de tramitação esgotado.

Requerimento nº 5.715/16, dos Líderes, que requer para apreciação do Projeto de Lei nº 5.452, de 2016, do Senado Federal, que acrescenta os arts. 218-C e 225-A ao Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal), para tipificar o crime de divulgação de cena de estupro e prever causa de aumento de pena para o crime de estupro cometido por duas ou mais pessoas.

Requerimento nº 6.768/17, dos Líderes, que requer urgência para apreciação do Projeto de Lei nº 843, de 2007, do deputado. Daniel Almeida (PCdoB-BA), que altera o art.453 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, a fim de permitir a ausência ao serviço para realização de exame preventivo de câncer do colo de útero, de câncer da mama ou de câncer da próstata.

Matérias que aguardam deliberação após superado o sobrestamento:

O projeto de lei 4742-A, de 2001, de autoria do deputado Marcos de Jesus (fora do exercício-PE) que passará por discussão em turno único.A proposição objetiva introduzir art. 146-A no Código Penal Brasileiro – Decreto-Lei n° 2.848, de 7 de dezembro de 1940, dispondo sobre o crime de assédio moral no trabalho; tendo parecer da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, pela constitucionalidade, juridicidade, técnica legislativa e, no mérito, pela aprovação deste e do nº 4.960/01, apensado, com substitutivo do relator o deputado Aldir Cabral( fora de exercício-RJ).

Projeto de lei 843 -G, de 2007,de autoria do deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), votação em turno único, das Emendas do Senado ao Projeto de Lei nº 843-D, de 2007, altera o art. 473 da CLT, a fim de permitir a ausência ao serviço para realização de exame preventivo de Câncer; tendo parecer: da Comissão de Seguridade Social e Família,pela aprovação (Relator: Dep. Eleuses Paiva); da Comissão de Trabalho, de Administração e de Serviço Público, pela aprovação da emenda nº 2 e pela incompetência da Comissão para analisar a emenda nº 1 (Relator: Dep. André Figueiredo); e da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa do relator o deputado Luiz de Deus (fora do exercício-BA).

Outras propostas poderão ser votadas mediante acordo de líderes.

Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania
3ª feira às 14h30 min


Validade de certidões
Item 35 – Projeto de Lei 712, de 2011, do deputado Jorge Côrte Real (PTB-PE), que aumenta para 180 dias o prazo de validade das certidões que menciona, emitidas pela Caixa Econômica Federal, pelo Instituto Nacional de Seguro Social – INSS, pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e pela Secretaria da Receita Federal.
Relatório: apresentado pelo deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa deste e do PL 1239/11, apensado, na forma do Substitutivo da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público e da Subemenda da Comissão de Finanças e Tributação, com subemenda.

Tolerância para comparecimento em audiência na Justiça do Trabalho

Item 37 – Projeto de Lei 2795, de 2011, do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), que altera a redação do caput do art. 844 da Consolidação das Leis do Trabalho para estabelecer o prazo de quinze minutos de tolerância para o comparecimento das partes à audiência de instrução e julgamento na Justiça do Trabalho.
Relatório: apresentado pela deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ), pela constitucionalidade, juridicidade, técnica legislativa e, no mérito, pela aprovação.

Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria ,Comércio e Serviços
4ª feira às 9h30 min


Proibição de diferenciação de preços em razão do gênero
Item 1 – Requerimento 124, de 2017, do deputado Adail Carneiro (PP-CE) que “requer a realização de audiência pública, no âmbito da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, para debater a proibição de diferenciação de preços, em razão do gênero do consumidor, em casas noturnas e estabelecimentos similares”.

Comissão de Finanças e Tributação
4ª feira às 10h


Item 4-Projeto de Lei 5304, de 2016, de autoria do deputado Ronaldo Martins (PRB-CE) que “altera a Lei nº. 8.036, de 11 de maio de 1990, que dispõe sobre o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), para permitir o saque do saldo quando a mulher trabalhadora estiver em situação de violência doméstica, na forma que indica”.
Relatório: apresentado pelo deputado LUCIANO DUCCI (PSB-PR),parecer pela não implicação da matéria em aumento ou diminuição da receita ou da despesa públicas, não cabendo pronunciamento quanto à adequação financeira e orçamentária do Projeto e do Substitutivo da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher; e, no mérito, pela aprovação do Projeto, na forma do Substitutivo da CMULHER.

Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público
4ª feira às 10h


Perícia Judicial
Item 3 – Projeto de Lei 2681, de 2011, do senador Pedro Simon(sem mandato/RS) que “altera o § 2º do art. 195 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), para dispor sobre a perícia judicial em caso de arguição de insalubridade ou periculosidade”.Apensado ao PL 4648, de 2009.
Relatório: apresentado pelo deputado Benjamin Maranhão (SD-PB), pela aprovação com substitutivo e pela rejeição do PL 4648, de 2009.

Coibir a troca de favores entre testemunhas
Item 8 – Projeto de Lei 8250, de 2014, do deputado Laercio Oliveira (SD-SE) que “acrescenta dispositivo à Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, a fim de coibir a troca de favores entre testemunhas que sejam parte em outro processo com causa de pedir e parte idênticas”.

Relatório: apresentado pelo deputado Jorge Côrte Real (PTB-PE), pela aprovação com emenda.

Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher
4ª feira às 11h


Crimes de estupro
Item 2 – Requerimento 65, de 2017 da deputada Rosangela Gomes (PRB-RJ), que “requer a realização de Audiência Pública, conjunta com a Comissão de Educação, para discutir o Projeto de Lei nº 1.842, de 2015, que dispõe sobre os crimes de estupro e de estupro de vulnerável, e tipifica os delitos de atentado violento ao pudor e de atentado violento ao pudor de vulnerável, alterando a Lei nº 8.072, de 25 de julho de 1990”.

Maus tratos ou abuso sexual
Item 3-Requerimento 66, de 2017, da deputada Rosangela Gomes (PRB-RJ), que “requer a realização de Audiência Pública, conjunta com a Comissão de Educação, para discutir o Projeto de Lei nº 4.749, de 2016, que tipifica a conduta do parente da vítima, consanguíneo ou por afinidade, do médico, da autoridade religiosa, do professor ou do responsável por estabelecimento de atenção à saúde e de ensino que deixa de comunicar à autoridade competente os casos de que tenha conhecimento, envolvendo suspeita ou confirmação de maus-tratos ou de abuso sexual contra criança ou adolescente, além de exacerbar a punição desses delitos caso praticados no âmbito de instituição de saúde, religiosa, educacional, de assistência social ou recreativa, públicas ou privadas”.

Violência doméstica contra a mulher
Item 5-Requerimento 68, de 2017, da deputada Erika Kokay(PT-DF) e outros que “requer, nos termos regimentais, a realização de audiência pública, no âmbito desta Comissão, para debater recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), sobre a aplicação das práticas da Justiça Restaurativa em casos que envolvam violência doméstica contra a mulher”.

Detecção e tratamento para cânceres do colo do útero e de mama
Item 6-Projeto de Lei 730, de 2011,da deputada Gorete Pereira (PR-CE) – que “altera a lei nº 11.664, de 29 de abril de 2008, que “dispõe sobre a efetivação de ações de saúde que assegurem a prevenção, a detecção, o tratamento e o seguimento dos cânceres do colo uterino e de mama, no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS””.
Relatório: apresentado pela deputada ELCIONE BARBALHO (PMDB-PA)pela aprovação

 

Senado Federal

Plenário


Sessões Deliberativas do plenário previstas 3ª e 4ª feira, a partir das 14h.
Por enquanto, não constam outros itens de interesse na pauta, mas outras propostas poderão ser incluídas na pauta mediante acordo de líderes.

Comissão de Assuntos Econômicos
3ª feira, às 10h


Reserva de vagas para jovens em situação de trabalho infantil
Item 11 – Projeto de Lei do Senado 241, de 2014, da senadora Ana Rita (fora de exercício-ES) Acrescenta § 1º-B ao art. 429 da CLT para determinar que cinquenta por cento das vagas obrigatórias para fins de Aprendizagem sejam preenchidas por jovens em situação de trabalho infantil ou em risco de envolvimento com as piores formas de trabalho infantil ou que estejam cumprindo medidas sócio-educativas
Relatório: apresentado pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF), favorável ao projeto nos termos do substitutivo apresentado.

Reserva de vagas para trabalhadores com mais de 45 anos
Item 13 – Projeto de Lei do Senado 404, de 2015, do senador Paulo Paim (PT-RS), que estabelece que as empresas com 100 ou mais empregados ficam obrigadas a oferecer, no mínimo, 15% das vagas de seus quadros de pessoal a trabalhadores com idade igual ou superior a 45 anos.
Relatório: apresentado pelo senador José Medeiros (PSD-MT), contrário ao projeto.

Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania 
4ª feira às 10h


Injúria por gênero
Item 15 – Projeto de Lei do Senado 291, de 2015, de autoria da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), que altera o Código Penal, a fim de penalizar a injúria praticada por razões de gênero.
Relatório: apresentado pela senadora Rose de Freitas (PMDB-ES), pela aprovação do projeto com emenda que apresenta.

 

Brasília-DF, 11 de setembro de 2017.