Imprimir    A-    A    A+

Pauta da Semana – 5 a 9 de fevereiro de 2018

Pauta da Semana

A Pauta da Semana sintetiza a previsão dos trabalhos nos Plenários e Comissões da Câmara dos Deputados e Senado Federal no período de 5 a 9 de fevereiro de 2018, observando que os eventos podem ser cancelados, acrescentados ou alterados.

Diretor: José Francisco Jesus Pantoja Pereira
Equipe de Relações Institucionais: Fernanda Silva, Janaína Silva, Quênia Camargo, Samuel Pereira e Sheila Barbosa

SEMANA NO CONGRESSO : Com a volta do recesso parlamentar o Congresso inicia nova sessão legislativa e os parlamentares atuam nos bastidores com o objetivo de indicar o presidente e os membros nas Comissões permanentes na Câmara dos Deputados. Somente após essas indicações que dependem de acordos políticos e após aberta a legislatura a Casa volta a deliberar, vale destacar que nos últimos anos “as coisas” no Congresso só voltam a acontecer após o carnaval. No Senado Federal as comissões permanentes são eleitas para dois anos, e assim, neste ano continuam com os mesmos presidentes, contudo as pautas dessas comissões estão com projetos sem relevância para o interesse dos trabalhadores no comércio e serviços.

Câmara dos Deputados

Plenário


Nesta segunda-feira (05) será aberto o Ano Legislativo com sessão do Congresso Nacional (reunião dos parlamentares da Câmara e Senado) e acontecerá sessão solene no Plenário da Câmara dos Deputados às 17 horas. Por causa da nova legislatura a Câmara dos Deputados está trabalhando com a indicação das lideranças para a nova composição da Casa .

A Pauta do Plenário da casa encontra-se sobrestada com Medida Provisória (MPV) 800, de 2017, que “estabelece as diretrizes para a reprogramação de investimentos em concessões rodoviárias federais e dá outras providências”. E pela MPV 801,de 2017, que “dispõe sobre a contratação, o aditamento, a repactuação e a renegociação de operações de crédito, a concessão de garantia pela União e a contratação com a União realizadas com fundamento na Lei Complementar nº 156, de 28 de dezembro de 2016, e na Lei Complementar nº 159, de 19 de maio de 2017, e sobre a realização de termos aditivos a contratos de refinanciamento celebrados com a União com fundamento na Lei Complementar nº 148, de 25 de novembro de 2014”.

Frente Parlamentar em Defesa da Previdência Social

3ª feira às 14h


Ato contra a Reforma da Previdência e em Defesa da Democracia, que ocorrerá no Plenário 2 da Ala das Comissões na Câmara dos Deputados.

Senado Federal

Plenário 


Sessões Deliberativas do plenário previstas para 3ª, 4ª e 5ª feira a partir das 14h.

Constam na Ordem do Dia o Projeto de Lei do Senado 477, de 2017, que altera o art. 205 da Lei nº 5. 172, de 1966, para simplificar as exigências relativas à verificação de regularidade do contribuinte.

A Proposta de Emenda à Constituição 118, de 2011, que acrescenta o inciso XII ao art. 167 da Constituição da República, para vedar o contingenciamento dos recursos orçamentários destinados a fundos de apoio a projetos nas áreas de segurança pública e de prevenção à violência, entre outras proposições.

Comissão de Direitos Humanos

3ª feira às 09h


Audiência Pública com o objetivo de debater “ O relatório da CPI da Previdência”. De iniciativa do senador Paulo Paim (PT-RS) a audiência contará com a participação dos seguintes convidados:

Guilherme Guimarães Feliciano- Presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho – ANAMATRA

Floriano Martins de Sá Neto- Presidente da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil – ANFIP

Achilles Linhares de Campos Frias- Presidente do Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional – SINPROFAZ

Diego Cherulli- Diretor de Assuntos Parlamentares do IBDP e Vice-presidente da Comissão de Seguridade Social da OAB-DF

Paulo Penteado -Assessor Especial da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público – CONAMP

Antônio José de Carvalho Araujo -Juiz Federal e Vice-Presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil – AJUFE

Daro Marcos Piffer -Diretor do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central – SINAL

Celso Malhani de Souza -Diretor de Aposentados e Pensionistas da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital – FENAFISCO

Frei David Santos OFM

Diretor Executivo da EDUCAFRO -José Devanir de Oliveira

Diretor de Assuntos Parlamentares do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil- SINDIFISCO NACIONAL

Representante da Sociedade Brasileira de Previdência Social – SBPC

Representante da Polícia Federal

Representante da UNAFISCO Associação Nacional

Representante da Associação Latino-Americana de Juízes do Trabalho – ALJT

Representante da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil – CSPB

Comissão de Educação

3ª feira às 11h30min


Extinguir limite de dedução ( Imposto de Renda)

Item 16– Projeto de Lei do Senado 303, de 2017, que altera a Lei nº 9.250, de 26 de dezembro de 1995, para extinguir o limite anual individual de deduções de despesas com instrução do contribuinte e de seus dependentes e alimentandos, para efeitos da apuração da base de cálculo do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física. De iniciativa do senador Lasier Martins (PSD-RS).

Relatório: apresentado pelo senador José Medeiros (PODE-MT), pela aprovação

Comissão de Direitos Humanos

4ª feira às 11h


Aleitamento materno

Item 06– Projeto de Lei do Senado 8069, de 1990, que altera a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), para determinar a obrigatoriedade de oferecimento de serviço de orientação sobre aleitamento materno.Autoria da senadora Lúcia Vânia (PSB-GO)

Relatório: apresentado pelo senador José Medeiros (PODE-MT), pela aprovação

Aborto Voluntário

Item 13– Sugestão 15, de 2014, que regular a interrupção voluntária da gravidez, dentro das doze primeiras semanas de gestação, pelo sistema único de saúde.

Relatório: apresentado pelo senador Magno Malta(PR-ES), pelo arquivamento da Sugestão

Audiência sobre “A Situação dos Aposentados e Pensionistas”.

Item 16–Requerimento de autoria do senador Paulo Paim que requer realização de audiência pública para debater sobre “A Situação dos Aposentados e Pensionistas”.

Brasília-DF, 05 de fevereiro de 2018.