Imprimir    A-    A    A+

Foi debatido na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, em 30/05/2019, a relevância do sistema “S” e os novos desafios para 2019, de iniciativa do dep. Glaustin Fokus (PSC-GO), que destacamos os seguintes palestrantes:

Juarez de Paula, analista do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), ressaltou a importância do SEBRAE na orientação da micro e pequenas empresas e do empresário individual.

Afirmou que o problema do Brasil está no seu déficit na economia, no alto índice de desemprego que assola o país e as altas taxas de impostos.

Segundo Juarez  o país precisa de mais empresas e de mais empregos.

Rafael Lucchesi, diretor de educação e tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), diretor superintendente do Serviço Social da Indústria (SESI) e diretor geral do Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), relatou que o (ESI age na educação, principal ponto para a economia crescer, na prevenção de acidentes de trabalho nas empresas através de cursos de capacitação profissional, pois o Brasil é o primeiro país em acidentes do trabalho. Afirmou que o país persegue as indústrias.

Ressaltou que o SESI/SENAI é a maior rede de tecnologia do país, com estruturas de produção com 501 escolas espalhadas pelo território nacional, maior estrutura educacional do país, fator decisivo para incorporar novas tecnologias.

O mais importante é fortalecer o sistema educacional profissional para que o Brasil possa crescer.

Vander Francisco Costa, presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e dos Conselhos do Serviço Social do Transporte (SEST) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), explanou sobe o SEST/SENAT em prol dos trabalhadores no transporte em vários modais como aéreos, aquaviários e rodoviários.

Ressaltou que cortar recursos do sistema “S” é cortar o crescimento do Brasil, é desqualificar o trabalhador do transporte.

Afirmou que o atendimento é 100% gratuito.

O que se precisa é reforçar a fiscalização e fortalecer a gestão eficiente e transparente.

Francisco Valdeci de Souza Cavalcante, Vice-Presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e representante do Serviço Social do Comércio (SESC), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e Fecomércio-GO, iniciou recordando a carta da paz social de 1949, data da criação do SESC/SENAC.

Apresentou os objetivos do SESC/SENAC, as questões sociais que prestam as instituições com 203 escolas pelo país e com caminhões da mulher, do escritório, odontológico e bibliotecas.

Afirmou que 90% dos serviços oferecidos são gratuitos ou com um custo muito baixo para o trabalhador no comércio, com 67% dos cursos gratuitos oferecidos pelo SENAC.

Relações Institucionais da CNTC

É permitido a reprodução desde que citada a fonte.