Imprimir    A-    A    A+

Realizada audiência pública nesta terça-feira (dia 14/5) na Comissão Externa destinada a acompanhar os casos de violência doméstica contra a Mulher e o Feminicídio no país da Câmara dos Deputados, para debater sobre experiências bem sucedidas de acolhimento de mulheres em situação de violência, e das várias falas destacamos as seguintes:

Rute Alonso da Silva, coordenadora do Centro de Defesa e de Convivência da Mulher Helena Vitória de São Paulo, destacou a importância do centro como uma referência em prol da  vida das mulheres. Frisou que dentre os atendimentos que são oferecidos as mulheres tem-se o direito de emprego com carteira assinada; oficinas; atendimento individual  ou espaço coletivo; orientações direcionadas aos direitos a saúde. Apontou a questão das políticas pública robustas como a política de moradia, transporte e saúde. Alertou sobre feminicídios (morte evitáveis), chamando a atenção para a  proteção da mulher e dos filhos e a punição do agressor. Finalizou sua fala com o incentivo  em  privilegiar e investir na proteção da mulher e serviço de atendimento exclusivo para as mulheres.

Leny Claudino de Souza, representante do Fórum de Mulheres Negras da Baixada no Rio de Janeiro levantou a bandeira do movimento negro. Alertou para a questão em que a mulher sofre violência brutal; direta e psicológica e vive processo de apreensão. Apontou a necessidade das medidas protetiva a todas as mulheres que sofrem opressão pelos homens machistas. Ressaltou a importância do movimento negro unificado (MNU),  e das ações que o governo tem tido com o povo negro.

Marília Kayano Morais, coordenadora do Programa Promotoras Legais Populares de São Paulo, destacou a importância de cursos populares em direito para as mulheres, em política pública, sociedade e estado. Declarou que as mulheres são preparadas para buscar caminhos com acessos as leis e a justiça. Salientou que as promotoras legais populares oferecem informações para as mulheres, deixando claro a necessidade de cobrar do estado as respostas.

 

Relações Institucionais da CNTC

É permitida a reprodução deste conteúdo, desde que citada a fonte.