Imprimir    A-    A    A+

Foi apresentado nesta data (23/05), no auditório do Ministério do Trabalho, ações de políticas públicas de emprego do 1º semestre de 2018:

  • SINE fácil empregador, aplicativo semelhante ao do trabalhador para facilitar e agilizar a contratação de mão de obra por parte do empregador. A intenção do Ministério do Trabalho é de aproximar as empresas ao SINE;
  • Escola do Trabalhador, projeto efetuado com a parceria da Universidade de Brasília (UnB), tem o objetivo de levar qualificação profissional aos trabalhadores por meio de cursos feitos pela internet.  Segundo dados da UnB foram 221.284 usuários cadastrados, 21 cursos ativos, 396.983 matrículas e 42.946 certificados emitidos. Esse projeto ainda auxilia o Ministério na aplicação de políticas públicas.
  • Antifraude: o secretário executivo do Ministério do Trabalho, Leonardo Arantes, explicou sobre as ações antifraude que vem ocorrendo ao longo do ano e que o governo deixou de perder cerca de um bilhão de reais, bem como o bloqueio de mais de 62 mil requerimentos de seguro Desemprego em todo o país.
  • Programa Nacional do Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO): financiamentos para quem quer empreender, ampliar seu negócio ou melhorar sua renda e empregabilidade.

O ministro do trabalho, Helton Yomura, ressaltou a importância do uso da tecnologia para facilitar a vida do trabalhador ao acesso ao emprego e com produtos compostos de dinamismos e aperfeiçoados a cada dia, aproximando o Ministério do trabalhador. Demonstrou sua satisfação com o projeto Escola do Trabalhador, bem como o microcrédito ao empreendedor para gerar renda e emprego. Salientou o aumento de vagas de emprego, segundo dados do CAGED.

Relações Institucionais da CNTC

Permitida a divulgação desta nota mediante divulgação da fonte