PALAVRA DO PRESIDENTE

Imprimir    A-    A    A+

05/12/2022

GOLS SOCIAIS!
Por Luiz Carlos Motta*

Tenho acompanhado os jogos da seleção brasileira de futebol e constatado que muitos dos grandes ídolos de hoje iniciaram suas carreiras jogando nas quadras ou campinhos de bairros periféricos, nas comunidades onde nasceram. É ali que surgem verdadeiros craques esportivos. Daí, com determinação, seguem em busca da primeira oportunidade para mostrarem seus talentos e, quem sabe, se profissionalizar, iniciando uma carreira e, principalmente, uma transformação social para si próprios e para a sua família. Consciente desta realidade, a Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo (Fecomerciários) vem apoiando, há vários anos, iniciativas em prol dos de atletas e das modalidades esportivas que praticam como futebol, handebol, basquete, corrida de pedestres, karatê e natação.

Futsal
Um evento que se consolidou no Estado, e possui data fixa no calendário esportivo da Federação, é a Copa Estadual de Futsal, da qual fazem parte times formados exclusivamente por comerciários que trabalham na base sindical comerciária paulista. São jogos disputados em fraterno clima de confraternização. A cada ano, um craque do futebol brasileiro é homenageado. Eles comparecem na quadra para saudar os jogadores. Pela Copa de Futsal já passaram César Maluco, Ademir da Guia, Rivelino e Cafú, entre outros.

Ídolos
As chamadas escolinhas de futebol, mantidas por alguns Sindicatos Filiados à Federação, também revelam craques. As aulas são dadas por conceituados profissionais, geralmente nas quadras dos clubes de campo das entidades. Estes espaços se apresentam como ambientes apropriados para abrigarem esse tipo de iniciativa, que acabam gerando grandes e competitivos eventos esportivos. Outras entidades também podem fazer parte desses projetos, mediante parcerias.

Educação e esporte
Acredito no binômio educação- esporte como uma saída para a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das famílias brasileiras como um todo. Mas é preciso investir de forma continuada, sem parar, com projetos permanentes e não apenas pelo desejo de quem ocupa posições de direção das entidades. Cada vez que visito uma dessas escolinhas, recebo comentários positivos dos atletas, dos seus pais, amigos e familiares. Eles são estudantes que, quando não estão na escola, participam dos treinamentos. Todos reconhecem que esse é o caminho para não deixar os jovens nas ruas, à mercê de más companhias, e oferecer novas oportunidades para todos.

Investimentos
Levei esses projetos para o Congresso Nacional, com grande aceitação por parte dos meus pares deputados federais.
Consegui a liberação de materiais esportivos para atender as demandas de escolinhas de dezenas de municípios paulistas. Só nos últimos três anos foram destinados R$ 7,5 milhões para investimento em esportes. São recursos federais e estaduais para melhoria da infraestrutura na área esportiva e lazer para garantir mais qualidade de vida à população. Até agora foram beneficiados 35 municípios paulistas. Dá gosto visitar as quadras esportivas nestas cidades beneficiadas e, também, participar dos projetos desenvolvidos pelos Sindicatos e ver que, ali, estão se formando os craques que vamos ver brilhando nas próximas Olimpíadas e Copas do Mundo!

*Luiz Carlos Motta é presidente da CNTC, da Fecomerciários, e Deputado Federal (PL/SP)