Seaac de Americana comemora 21 anos de fundação inaugurando sede própria da entidade

Imprimir    A-    A    A+

28/11/2012

Um sonho realizado. Foi este o sentimento exposto pelos trabalhadores e dirigentes do Seaac de Americana ao inaugurar a sede própria do sindicato na noite da última sexta-feira, dia 23. Após 20 anos e com a ajuda da Feaac, a entidade conquista a possibilidade de atender os trabalhadores em um local próprio com a estrutura e o conforto necessário. A nova sede está localizada na rua Bolívia, nº 186, Vila Frezzarin, em Americana.

Fundado em 19 de novembro de 1991, a comemoração de sexta-feira foi em dose dupla. Além de celebrar os 21 anos de existência, associados, dirigentes e autoridades da cidade de Americana e Região comemoram a abertura da sede própria do sindicato representativo da categoria dos Empregados de Agentes Autônomos (EAA).

Helena Ribeiro da Silva

“A aquisição de nossa sede própria chega junto com a maioridade e, finalmente, o futuro se faz presente. O sonho de sede própria, acalentado durante duas décadas, se realiza a partir de 26 de novembro de 2012. Estaremos aqui instalados e atendendo em nosso endereço novo e, como sempre, de braços abertos para receber os trabalhadores e as trabalhadoras que nos procuram para prestar o serviço”, disse em discurso a presidenta do Seaac de Americana e Região, Helena Ribeiro da Silva.

A sede possui cerca de 300 m² de área construída, composta por recepção, sala de reunião, auditório, copa, sala para arquivo e salas da diretoria. Estrutura conquistada com apoio da Federação dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio do Estado de São Paulo (Feaac).

“Tudo isso só foi conquistado graças aos trabalhadores, à equipe do Seaac e à Feaac. Obrigada a todos aqueles que estão comigo nesta luta há 21 anos. Sem estas pessoas, o Seaac de Americana e Região não existiria. E hoje, nossa gratidão vai para a Feaac que atendeu o nosso pedido. Prometo que tantos os funcionários quanto os diretores irão cuidar deste presente com muito carinho. Sem a Feaac e sua equipe, os Seaacs não andam dada à necessidade que os Seaacs têm de estar caminhando junto com a Federação”, agradeceu a dirigente sindical.

Para o presidente da Feaac, Lourival Figueiredo Melo, a entrega da sede própria ao Seaac de Americana e Região é a prestação de contas da utilização da contribuição sindical. “Esta casa foi conquistada graças à contribuição dos trabalhadores. Este imóvel é um retorno do dinheiro que vem dos trabalhadores, da contribuição sindical e assistencial”, justificou o presidente da Feaac.

Helena Ribeiro da Silva e Lourival Figueiredo Melo

Melo destacou que a entrega da sede própria ao Seaac deve-se ao trabalho em equipe realizado pela Feaac e pelos Seaacs. “Esta e as outras sedes que serão entregues nos próximos dias para os Seaacs de Araraquara, Marília e Araçatuba integram um projeto que temos desde 1993, quando assumimos o comando da Feaac. Um sonho projetado e realizado por um conjunto de pessoas com as mesmas ideias e isso é fazer sindicato. Sindicato é solidariedade e coletividade”.

O dirigente sindical ressaltou ainda a importância da valorização do trabalhador dentro das entidades sindicais. “Estamos há 18 anos na administração da Feaac e construímos tudo isso o que vocês estão vendo, porque nós levamos aos companheiros uma proposta. Mostramos aos companheiros que o dinheiro do trabalhador é sofrido e sagrado, e temos de ter responsabilidade ao lutar pelo trabalhador. Não podemos apenas sonhar, temos que sonhar com projeto, cumprir e saber que quem manda no sindicato, na federação e na confederação são os trabalhadores. Nós estamos diretores, nós passamos e a entidade fica, e o que ficará na nossa vida é aquilo que fizemos para o próximo e não o que fizemos para nós mesmos.”

APROVAÇÃO – Associada ao Seaac de Americana e Região há cerca de quatro anos, Marcia Adriana Soares aprovou as novas instalações do sindicato. “A sede ficou muito bonita e aconchegante. É uma grande conquista para o sindicato e, principalmente, para nós trabalhadores. Somos merecedores deste presente”, orgulhou-se a associada, que disse ser de suma importância a participação ativa dos trabalhadores nas ações dos sindicatos.

“Antes, eu não tinha conhecimento de todos os meus direitos trabalhistas. Hoje, estou sempre informada sobre os acordos coletivos, as negociações e outros assuntos relacionados ao trabalho. Sem esquecer de que sempre que preciso de ajuda, a equipe do Seaac de Americana e Região está disposta a me apoiar. Isso é fundamental para o trabalhador.

PRESENÇA – Além do presidente da Feaac e 1º secretário da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), Lourival Figueiredo Melo, também prestigiaram o evento: Celso Zoppi, vereador de Americana; Terezinha Campaner, do Sindicato Nacional dos Aposentados; Artur José Aparecido Bordin, diretor da Secretaria de Saúde e Previdência da Feaac e diretor presidente do Seaac de Sorocaba e Região; Elizabete Prataviera, diretora da Secretaria de Assuntos da Mulher, Criança e do Adolescente da Feaac e diretora presidente do Seaac de Campinas e Região; Sérgio e Carlos, representantes da Logística Sumaré Ltda.; Rosária Maria Brandão da Costa, responsável pela Agência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) de Americana; Claudiney Albino Xavier, delegado do 1º Distrito Policial de Americana; Claudio Bertollo.