Imprimir    A-    A    A+

A proposta de emenda à Constituição 34, de 2019, que trata da execução obrigatória de emendas parlamentares de bancada (Orçamento Impositivo) foi aprovada nesta quarta-feira (03/04) no plenário do Senado Federal. A PEC voltará para a Câmara dos Deputados, visto que sofreu alteração no texto como a previsão de escalonamento na execução, que será de 0,8% da Receita Corrente Líquida (RCL) em 2020 e 1% a partir do ano seguinte. O objetivo nessa parte é que o governo possa se adaptar.

Outro ponto fundamental conquistado no Senado é a obrigatoriedade de se repetir a emenda no orçamento do ano seguinte, caso ela não tenha sido executada por completo, como acontece com as emendas de investimentos de grande porte e tornam-se obras inacabadas.

O tom dos discursos em plenário sobre o Orçamento Impositivo é o de acabar com o “toma lá, dá cá” e também de possibilitar igualdade entre estados.

Vale destacar a rápida aprovação dessa PEC,  que na semana passada foi aprovada na Câmara, seguiu para comissão no Senado e no mesmo dia para o plenário.

 

Relações Institucionais da CNTC

Permitida a reprodução desde que citada a fonte.