Ministra Eleonora Menicucci abre encontro na CNTC

Imprimir    A-    A    A+

16/04/2013
DSC_5719

Representantes de Federações de todo o Brasil participaram do encontro

Integrantes da Coordenadoria Nacional da Mulher da CNTC se reuniram nesta quarta-feira (17/4) no Centro de Eventos e Treinamento (CET), na sede da Confederação, em Brasília, para avaliação do 1° Encontro para Formulação da Agenda Positiva dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio, aberto ontem pela Ministra-Chefe da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres da Presidência da República, Eleonora Menicucci.

Estavam presentes representantes das Federações de todo o Brasil. O Diretor-Secretário da CNTC, Lourival Figueiredo de Melo, a Coordenadora Nacional da Coordenadoria da Mulher da CNTC, Elisabete Madrona, e a suplente da Coordenadoria da Mulher, Silvana Maria Silva, ocuparam abancada conduzindo o debate. As sindicalistas reivindicaram uma participação mais ativa dentro dos Sindicatos e Federações e propuseram melhorias na comunicação interna, levantando pontos a serem priorizados, como os direitos da saúde da mulher, entre outros temas. O Presidente da CNTC, Levi Fernandes Pinto, e o Diretor de Assuntos Legislativos, José Francisco Pantoja, contribuíram com suas respectivas participações oferecendo apoio à Coordenadoria da Mulher.

1º Encontro discute formulação da Agenda Positiva dos Trabalhadores no Comércio

Ministra Eleonora Menicucci

Eleonora Menicucci e Levi Fernandes Pinto

O Encontro foi aberto nesta terça-feira (16/4) pela Ministra Eleonora Menicucci. O projeto tem o objetivo de subsidiar os dirigentes sindicais com informações sobre os programas e ações do Governo Federal e sobre as políticas públicas voltadas ao interesse dos trabalhadores.

“As desigualdades e ações para construir a igualdade no mundo do Trabalho” – esse foi tema tratado pela Ministra Eleonora Menicucci, durante o Encontro. “A luta social pela igualdade tem sido marcada pelo protagonismo e pela ousadia das mulheres” – disse a Ministra, que relatou os desafios da Pasta e ressaltou as políticas desenvolvidas pelo Governo Federal e os diversos programas em execução que podem ser desenvolvidos em parceria com setores sindicais e a sociedade civil.

Segundo Eleonora Menicucci, que é professora titular licenciada de Saúde Coletiva no Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal de São Paulo, onde é Pró-Reitora de Extensão, as “mulheres inverteram e romperam a ordem de submissão e hoje reivindicam e conquistam espaços para acessar seus direitos”. A ministra falou também sobre a dificuldade das mulheres para ocupar seu espaço no mercado de trabalho, porque, além das responsabilidades do trabalho formal, elas têm ainda atribuições de dona de casa, de mães e, também, de chefes de família.

Para o presidente da CNTC, Levi Fernandes Pinto, a realização do 1º. Encontro para Formulação da Agenda Positiva dos Trabalhadores no Comércio e Serviços abre um novo espaço de reflexão e informação sobre políticas públicas para os comerciários brasileiros. Os seminários serão realizados ao longo de todo o ano de 2013. Participaram também da abertura a Coordenadora Nacional da Coordenadoria da Mulher da CNTC, Elizabete Madrona, e Silvana Maria da Silva, da CNTC.

Deputada Janete Pietá

A Deputada Federal Janete Pietá (PT-SP), coordenadora da bancada feminina na Câmara dos Deputados e com longa militância no movimento feminista, destacou, durante o Encontro, a importância das mulheres no mercado de trabalho.

Agenda Positiva

Luiz Muller, Luciana Alves, representantes do MDS, no Encontro

Na segunda parte da abertura oficial do 1o. Encontro, que reuniu lideranças femininas do movimento sindical de todo o Brasil, a Coordenadora Geral de Relações Federativas da Secretaria Extraordinária para Superação da Extrema Pobreza do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Luciana Alves Oliveira, representando a Ministra Tereza Campello, traçou um panorama geral do Bolsa Família e de seu impacto na redução da pobreza no Brasil. Em seguida, Luiz Muller, Diretor de Relações Institucionais do MDS, fez um relato sobre o Pronatec e a importância da qualificação profissional.

O Encontro foi encerrado pelo Diretor-Secretário da CNTC, Lourival Figueiredo Melo.

Participaram do Encontro da Agenda Positiva, realizado no Centro de Eventos e Treinamento, em Brasília, os Diretores da CNTC Luiz Carlos Motta, Edson Ribeiro Pinto, Ronildo Torres Almeida, José Francisco Pantoja Pereira, Luís Mácio Fatel e Edison Garcia.

 

 

 

Clique aqui e veja mais fotos do evento Agenda Positiva