Feaac empossa diretoria em clima de união

Imprimir    A-    A    A+

09/11/2012

Feaac renova compromisso com a categoria de Empregados de Agentes Autônomos

Lourival Figueiredo Melo: no discurso, renovação de compromisso com a categoria

Ocorreu na noite de sábado, dia 10, a cerimônia de posse da diretoria da Federação dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio do Estado de São Paulo (Feaac) para o quadriênio 2012-2016. Dirigentes de diversos sindicatos estiveram presentes no evento parabenizando os diplomados e a Feaac pelos 33 anos de história em prol dos trabalhadores da categoria dos Empregados de Agentes Autônomos (EAA).

O pleito, realizado em junho, reconduziu Lourival Figueiredo Melo à presidência da entidade por mais quatro anos. Além de Melo, Vagney Borges de Castro, diretor da Secretaria de Negociações, e Artur José Aparecido Bordin, diretor de Saúde e Previdência Social, foram reeleitos para continuar o trabalho em suas respectivas pastas. A dirigente Helena Ribeiro da Silva assume a Secretaria Geral da Feaac e passa a sua antiga pasta, a Secretaria de Assuntos da Mulher, Criança e do Adolescente, para a diretora Elizabete Prataviera. Já a Secretaria de Administração e Finanças ficará sob o comando de Ítalo José Rampani e a diretoria Social e de Formação Sindical estará a cargo de Valdemar Damião de Brito.

Levi Fernandes Pinto: destaque a importância dos Agentes Autônomos no Comércio

A cerimônia de posse foi aberta pelo presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), Levi Fernandes Pinto, que aproveitou o momento para desejar sucesso aos empossados. “Os companheiros de agentes autônomos do comércio desempenham um papel estratégico na economia brasileira, por isso é uma satisfação estar aqui quando a diretoria eleita renova seu compromisso com a categoria ao receber um novo mandato e a confiança dos profissionais que a integram. Desejo muito sucesso a todos os empossados”, disse o presidente da CNTC.

O comandante da Confederação também aproveitou para agradecer e parabenizar o presidente reeleito da Feaac, Lourival Figueiredo Melo, pelo trabalho exercido como 1º Secretário da CNTC. “Há oito meses assumimos a diretoria da Confederação com uma proposta de reforma política e estrutural da entidade máxima dos comerciários deste País. Mesmo nós, que militamos há anos no sindicalismo brasileiro, não tínhamos a noção dos desafios que nos aguardavam. Vimos que era preciso uma mudança radical na política, na estratégia e na administração da CNTC e a ordem estava aqui na Feaac, em Lourival Figueiredo Melo. Devemos ao companheiro Lourival a mudança e a modernização da CNTC.”

NOVA FASE –O presidente reeleito Lourival disse em discurso que a cerimônia de posse para o quadriênio 2012-2016 era uma prestação de contas dos dirigentes sindicais.

Lourival Figueiredo Melo

“Fechamos um ciclo de transformação e conquistas. Hoje somos uma entidade atuante e com participação política efetiva, que tem compromisso com os interesses e as causas dos trabalhadores”, destacou Melo. “Nos chamaram de loucos, baderneiros, tentando nos desmoralizar na luta. Mas um grupo de dirigentes sérios e comprometidos com a causa, não teve medo, saiu às ruas, foi de cidade em cidade para organizar a categoria e mostrar que o trabalho do dirigente sindical é defender com muita garra o direito dos nossos trabalhadores”, desabafou o presidente.

Melo fez ainda um balanço das conquistas da Feaac no ano de 2012. “Fecharemos este ano com a entrega de novas sedes para os Sindicatos de Americana, Araçatuba, Araraquara e Marília. Sedes completas com todos os equipamentos necessários para que o sindicato possa atender com qualidade o trabalhador. É a devolução do dinheiro a estes trabalhadores, devolução da sofrida contribuição sindical e assistencial que estamos hoje batalhando para ser reconhecida.”

Para o dirigente, a Federação inicia uma nova fase de responsabilidade e conquistas. “Nosso compromisso hoje ultrapassa a nossa categoria e passa a ser um compromisso a nível nacional como todos os nossos sindicatos e federações filiados à CNTC. Estamos conscientes de que encerramos uma fase com todos os compromissos acertados em novembro de 1994 realizados um a um. Hoje a nossa Feaac assume novos compromissos, com mais garra, mais determinação e conscientes de nossa grande responsabilidade, porque nós somos Feaac.”

HOMENAGENS – A emoção marcou a cerimônia de posse da Feaac. A primeira homenageada da noite foi a diretora do Seaac de Santos e Região, Carmen Ianni, ex-diretora de Administração e Finanças da Feaac. “Esta companheira, que substituiu um companheiro que não está mais entre nós, Ireneo Debessa, um baluarte dentro desta federação, assumiu a nossa Secretaria com muita elegância e respeito. Receba esta justa homenagem porque hoje você entrega quatro casas aos nossos sindicatos no fim de seu mandato”, elogiou o presidente Lourival Figueiredo Melo ao entregar a dirigente uma placa de homenagem pelos anos dedicados ao movimento sindical.

“Quero agradecer esta homenagem que é de tamanha importância porque eu sei o quanto é importante para o trabalhador que está lá na base, sofrendo com os patrões. Porque sei da importância de cada sindicato, federação e da nossa confederação, grande é a importância do nosso companheiro Lourival estar lá representando os empregados de agentes autônomos do comércio. Luta da qual eu participo há 21 anos da minha vida. Agradeço pela confiança obtida e o que eu puder fazer pelos trabalhadores, eu farei”, agradeceu Carmen.

O presidente Lourival Figueiredo Melo também recebeu uma placa de homenagem pelos anos à frente da presidência da Feaac. “Só estamos aqui hoje porque um homem chamado

Rodrigo Pereira Melo, diretor do Seaac de Santos, entrega placa de homenagem

Lourival, determinado, corajoso e destemido, esteve a serviço da classe trabalhadora por estes 30 anos. Seu exemplo de comprometimento faz com que todos que estejam a sua volta se tornem engajados para esta construção de ideias igualitárias para um bem comum. E com isso vamos construindo mais benefícios aos nossos representados. Obrigado Lourival”, disse a dirigente Helena Ribeiro da Silva, Secretária Geral da Feaac e presidenta do Seaac de Americana e Região, homenageando o presidente da Feaac que recebeu a placa das mãos do diretor do Seaac de Santos e Região, Rodrigo Pereira Melo, ex-diretor da Secretaria Social e de Formação Sindical.

CONVIDADOS – Quem também compôs a mesa ao lado de Levi Fernandes foi Neuza Barbosa de Lima, Secretária Nacional de Qualificação Profissional da Força Sindical e vice-presidente da Regional da União Internacional dos Trabalhadores da Alimentação e membro do Comitê Executivo Administrativo Mundial. “Eu me sinto honrada de estar na solenidade de posse desta federação que representa uma categoria composta, majoritariamente, por mulheres. Categoria que eu reconheço, respeito e admiro por ter à frente de seus sindicatos e da sua Federação lideranças repleta de determinação, firmeza e garra, conduzindo esta categoria ao sucesso e ocupando um importante espaço dentro do cenário sindical”, destacou Neuza, parabenizando os empossados e os trabalhadores da categoria.

Representando o presidente do Sindicato das Empresas de Cobrança e Recuperação de Crédito do Estado de São Paulo (SECOBESP), Nicolas Medina Alonso, Eduardo Gaeta prestou homenagem ao presidente da Feaac, Lourival Figueiredo Melo. “Entrego esta placa, que é uma homenagem do SECOBESP, sindicato patronal, em reconhecimento pela figura do Lourival, um homem de reconhecimento inestimável e visão holística, e que sempre nos apoiou, e pela colaboração da Feaac ao setor de recuperação de crédito”, homenageou Gaeta.

Diretores da CNTC prestigiam a cerimônia da posse

Também estiveram presente na cerimônia Francisco Roberto Sargento da Silva, representando a Força Sindical São Paulo e o deputado federal, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, presidente da Força Sindical; Maria Bernadete Lira Lieuthier, presidente da Federação Nacional das Secretárias e Secretários, e diretora de Assuntos Internacionais da CNTC; Edson Ribeiro Pinto, presidente da Federação Nacional dos Empregados Vendedores e Viajantes do Comércio, Propagandistas, Propagandistas-Vendedores e Vendedores de Produtos Farmacêuticos e diretor Administrativo do Centro de Eventos e Treinamento da CNTC; Ageu Cavalcante Lemos, presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Minérios e Derivados de Petróleo no Estado de Goiás e diretor de Assuntos Trabalhistas e Judiciários da CNTC; Laercio Camilo Coelho, diretor 1º Secretário da Federação dos Empregados no Comércio e Congêneres do Estado de Minas Gerais; Leonaldo Silva, ex-Ministro Classista do Tribunal Superior do Trabalho; José Airton de Oliveira, presidente do Sindicato da Alimentação de Sorocaba, e Manuel da Cruz Alcaide, presidente do Sindicato das Empresas Locadoras de Máquinas e Equipamentos para Terraplanagem do Estado de São Paulo.

Fonte: Carol Binato – Assessora de Imprensa/FEAAC

E-mail: imprensa@feaac.org.br

www.feaac.org.br