Líderes comerciários participam da abertura da Conferência da UNI Américas no Uruguai

Imprimir    A-    A    A+

06/12/2012

Motta UniAmericas com líderes

Com a presença do presidente do Uruguai, José Mujica, e do ministro do Trabalho, Eduardo Brenda, foi aberta na quarta (5/11) a 3ª Conferência Regional da UNI Américas, que reúne em Montevidéu mais de 400 delegados, observadores e convidados representando os trabalhadores dos setores de serviços de 20 países do continente, inclusive líderes comerciários brasileiros.

O evento, que será encerrado nesta sexta-feira, tem como tema “Rompendo Barreiras” e como lemas, “Batendo tambores por crescimento sindical, negociação coletiva e desenvolvimento sustentável”.

“É uma grande alegria para o governo uruguaio receber trabalhadores de toda a América. Estamos num país em que avançamos na garantia dos direitos trabalhistas e onde 100% dos trabalhadores têm convenção coletiva. Ter um movimento sindical forte é fundamental para que avancemos na ampliação da inclusão social da população”, declarou o ministro Eduardo Brenda, ao dar as boas-vindas aos participantes da conferência,”.

O presidente da UNI Mundial, Joe de Bruyn, disse: “A UNI vibra nas Américas e está rompendo barreiras em vários setores de atividades. Conseguimos avanços importantes em sindicalização, organização e conquistas para os trabalhadores. Redes sindicais e sindicatos fortes estão se constituindo nas multinacionais das Américas”. Ele anunciou que está para ser assinado o primeiro acordo coletivo na Colômbia, país com tradição de perseguição ao movimento sindical.

Bruyn também citou entre os avanços a campanha em vários países contra o Walmart, a maior empresa de varejo e a mais rentável do mundo, conhecida por sua política antissindical nos Estados Unidos e em todos os países onde opera, inclusive no Brasil.

Motta e a Força

Durante o evento, o presidente da Fecomerciários, Luiz Carlos Motta, delegado na conferência, fez um relato detalhado da importância do reconhecimento da profissão de comerciário, na presença de representantes da Américas, incluindo Canadá, México e Estados Unidos.

Além do presidente Motta, que representa o Secretariado Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da Força Sindical (SENTRACOMSERV) – do qual é coordenador-geral – junto com o delegado e secretário Nilton Neco, participam como convidados os líderes sindicais comerciários Márcia Caldas Fernandes (Rio Preto), Oscar Gonçalves (Ribeirão Preto), Rosemeire Lara dos Santos (Registro), Ademir Lauriberto Ferreira (São Carlos). Arnaldo Azevedo Biloti (Santos) é observador e João Peres Fuentes (Bragança Paulista) e Jefferson Tiago da Silva, secretário da Juventude da Força, representam a central na Conferência da Juventude da UNI Américas, que acontece nos dias 7 e 8, também em Montevidéu.

Fonte: Fecomerciários, com informações das Centrais Sindicais.